Notícias

INSS suspende perícias agendadas após falta de médicos

Lucas Pavanelli
agência do inss, representando inss suspende perícias

Com retorno do atendimento presencial previsto para a última segunda-feira, 14, o INSS suspende perícias agendadas após falta de médicos. Entenda.

Logo no primeiro dia do retorno do funcionamento presencial nas agências, na última segunda-feira, 14, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspende as perícias agendadas, novamente. De acordo com segurados, diversas unidades estavam sem médicos peritos.  

O retorno do atendimento presencial ocorreu após interrupção de mais de cinco meses no serviço, que estava sendo prestado por meios online. A autarquia havia anunciado que apenas as agências aptas para funcionamento físico de forma segura iriam retornar atendimentos.

Continua após a publicidade:

Porém, de acordo com a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), apenas 12 das mais de 800 agências estão aptas para o retorno ao atendimento presencial.

Segundo a associação, mesmo com  a pandemia, havia agências sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI), dentre outros problemas de segurança sanitária. 

Continua após a publicidade

Com isso, o INSS suspende as perícias agendadas até que o órgão faça novas inspeções.

INSS suspende perícias e atendimento deve voltar até quarta

Depois de agendar o atendimento presencial pela internet e telefone, diversas pessoas se surpreenderam ao encontrar agências fechadas na última segunda-feira, 16. 

Após questionado sobre o problema, em nota o INSS afirmou que o segurando que tinha agendamento para avaliação pericial “deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135”. 

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, pediu desculpas durante uma entrevista à GloboNews.

De acordo com ele, as novas inspeções ocorrem até a próxima quarta-feira, 16, e os atendimentos retornarão assim que a perícia libere as unidades. 

Continua após a publicidade

“Nós avisamos as pessoas que as perícias agendadas para hoje teriam que ser reagendadas, nem todos infelizmente conseguiram a tempo a informação”, disse.

Mesmo assim, o INSS informou que, a partir desta segunda-feira, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

“Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades”, destacou.

Veja como funcionará o agendamento

As agências do INSS começaram a reabrir nesta segunda-feira no país após quase 5 meses fechadas em razão da pandemia de coronavírus. 

No entanto, para evitar a formação de filas e aglomeração nas agências, o INSS determinou que o atendimento presencial só poderá ser realizado, agora, mediante agendamento.

Continua após a publicidade

O segurado pode fazer o agendamento pelo site Meu INSS, pelo aplicativo do órgão (baixe aqui para Android e, aqui, para iOS) ou pelo telefone 135. 

Nesta primeira etapa de reabertura, segundo o INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de: 

  • perícia médica
  • avaliação social
  • cumprimento de exigência justificação administrativa ou judicial
  • reabilitação profissional

Mesmo assim, solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuarão sendo feitos remotamente. 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de ativar as notificações do Push para receber todas as novidades em tempo real, e assinar a newsletter do iDinheiro. 

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *