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INSS prorroga atendimento remoto após adiar novamente abertura das agências

Heloísa Vasconcelos
fachada do inss, representando inss prorroga atendimento remoto

INSS prorroga atendimento remoto até o dia 11 de setembro. Nova previsão de abertura das agências é dia 14.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorroga mais uma vez o atendimento remoto. Abertura das agências estava prevista para esta segunda-feira, 24, mas foi adiada mais uma vez, agora para o dia 14 de setembro. Atendimento remoto segue até o dia 11.

Decisão de adiamento foi publicada hoje em portaria conjunta do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

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Atendimento presencial está parado desde março em razão da pandemia. Segurados e beneficiários têm acesso aos serviços desde estão apenas por meio digital.

INSS prorroga atendimento remoto; entenda

Desde março todo o atendimento do INSS ocorre de forma remota. Órgão público já estabeleceu várias datas para reabertura das agências, mas previsões até o momento foram adiadas.

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Um impasse é a condição específica das agências espalhadas em todo o país, que devem estar adaptadas para prestar o serviço presencial de forma segura, respeitando distanciamento social. Agências que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

Em um primeiro momento, a previsão é que o tempo de funcionamento das unidades da Previdência seja parcial, com seis horas contínuas. O atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos.

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

Como funciona o atendimento remoto no INSS?

Atualmente atendimento remoto do INSS funciona por meio do aplicativo Meu INSS (Android/ IOS), pela internet, na Central 135 e pelo telefone.

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Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências. Serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.

Novos procedimentos

O INSS passou a adotar um serviço chamado Exigência Expressa a fim de agilizar procedimentos. Com ele, beneficiários podem entregar presencialmente documentação para a conclusão da análise de requerimentos que, por algum motivo, não puderam ser concluídos por meio remoto. 

Novidade está em vigor em São Paulo desde julho e, este mês, foi estendida a todo o país.

Os documentos podem ser entregues em urnas que foram colocadas na entrada das agências. O interessado deve depositar nelas cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS. Para isso, é preciso fazer o agendamento pelo Meu INSS ou Central 135.

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Prova de vida

O INSS também iniciou o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. Assim, beneficiários selecionados podem realizar procedimento online, por meio dos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão.

Ao todo, 500 mil segurados participam do teste e não precisarão ir a uma agência para realizar prova de vida. Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o procedimento está suspenso até setembro. Há planos de prova de vida por biometria facial ser implementada para todos os segurados até o fim do ano caso teste seja bem sucedido.

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