Notícias

INSS não abrirá agências na próxima segunda-feira, 23 de novembro

Isabella Proença
Isabella Proença
agência do INSS fechada, representando INSS não abrirá agências
Na próxima segunda-feira, 23 de novembro, o INSS não abrirá agências. Confira como, ainda assim, você pode ter acesso aos serviços.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não abrirá agências na próxima segunda-feira, 23, em razão do Dia do Servidor Público.

A princípio, a data, celebrada originalmente no dia 28 de outubro, seria comemorada no dia 30 de outubro. No entanto, houve a alteração para que as agências fossem abertas nessa data.

Continua após a publicidade

O objetivo do INSS ao trazer o ponto facultativo para o próximo dia 23 foi desafogar o atendimento nas agências, que cuidam de processos e pedidos acumulados durante a pandemia.

Como o INSS não abrirá agências, os trabalhadores podem ligar para o número 135 ou acessar o site ou aplicativo Meu INSS (Android|iOS) para obter informações, agendar serviços e solicitar benefícios.

Reabertura das Agências do INSS

Vale relembrar que o atendimento presencial nas agências do INSS retornou no dia 14 de setembro, após ter sido suspenso no dia 24 de março, devido à crise sanitária. Foram quase 6 meses de atendimento exclusivamente online.

No entanto, a retomada no atendimento presencial é parcial, com jornada de 4h diárias, e é preciso realizar agendamento prévio para ter atendimento.

INSS realiza perícias via telemedicina

O INSS começou a realizar perícia por telemedicina a partir na última segunda-feira, 16. Os atendimentos em modelo piloto ocorrerão até o dia 31 de janeiro de 2021.

Dessa forma, os segurados não precisarão ir às agências para realizar o procedimento.

De acordo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o protocolo foi aperfeiçoado para promover mais segurança ao ato pericial dos peritos médicos federais. Eles agora podem realizar perícias médicas por telemedicina no decorrer do período de enfrentamento da pandemia.

O Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut) ficou disponível de forma digital às empresas a partir do dia 9 de novembro.

Clique aqui para conferir a matéria na íntegra.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas publicações diárias diretamente no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *