O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) iniciou na última quarta-feira (15) a notificação dos segurados que fizeram algum requerimento ou para os quais há alguma exigência. O processo é feito pelo aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. A mensagem é enviada de forma automática.

Quem não tiver o aplicativo instalado poderá receber uma ligação da Central 135. Essa possibilidade é válida para os segurados que precisam cumprir alguma exigência. Nesse caso, a pendência no requerimento será informada. O envio da documentação poderá ser realizado pelo app.

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A previsão é que aproximadamente 325 mil pessoas recebam o contato. Além disso, 300 mil beneficiários deverão receber um SMS pelo celular com a orientação para enviar os documentos necessários.

O motivo para as notificações é a impossibilidade de finalizar a análise do requerimento devido à falta de alguma informação ou documento. Somente após a retificação será finalizada a avaliação.

O que fazer se você receber a notificação para segurados?

Devido à pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS estão fechadas, pelo menos até início de agosto. Como os trabalhados e solicitações de aposentadoria estavam paralisados, o processo voltou a funcionar, mas com atendimento somente por vias digitais.

Por isso, o beneficiário que receber a notificação deverá entrar no aplicativo Meu INSS ou no site do Instituto para enviar os documentos e acabar com a pendência. Desse modo, a análise do benefício é continuada.

Para fazer a retificação, acesse o aplicativo e selecione o menu “Agendamentos/Solicitações”. Encontre o processo e depois clique na lupa para ver os detalhes. Ali, estará a alternativa “Cumprir exigência”.

No caso de documentos, basta digitalizá-los ou fotografá-los e enviar por meio da opção “Anexar arquivo”. Cada item deverá ter até 5 Mb. Depois de inserir todos eles, basta clicar em “Confirmar”.

Caso queira, você pode esclarecer o motivo da exigência para auxiliar na análise do INSS. Basta escrever no campo “Responda aqui”. Depois de conferir todas as etapas, selecione “Enviar” e veja se os arquivos realmente constam como encaminhados.

Quando as agências devem reabrir?

As agências do INSS estão fechadas devido à pandemia do novo coronavírus. O movimento foi uma determinação do governo federal, por meio de portaria específica. Segundo a última notificação, a reabertura somente acontecerá em 3 de agosto.

Antes, o prazo previsto era 13 de julho. No entanto, no dia 8 de julho, o governo federal emitiu uma nova portaria. Por isso, é possível ocorrer um novo adiamento.

Nesse adimento, o atendimento é feito somente pela Central 135 e pelo aplicativo Meu INSS. Essas opções são continuarão válidas após a volta do serviço. Além disso, haverá mudanças na reabertura.

As agências do INSS deverão funcionar por 6 horas contínuas, com atendimento parcial. Os segurados notificados ou não deverão fazer atendimento prévio pelos canais digitais. O foco serão os serviços sem possibilidade de realização a distância, como avaliação social, perícia médica e reabilitação profissional.

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