Se você tem uma empresa no setor de food-service e ainda não sabe como se cadastrar no iFood, saiba que você está perdendo uma grande chance de expandir o seu negócio. Isso porque o iFood é responsável por conectar clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática.
Para você ter uma ideia da dimensão da plataforma, basta conferir os seus números:
- somente no mês de janeiro de 2023 foram entregues mais de 60 milhões de pedidos;
- o aplicativo iFood soma mais de 1,5 milhões de downloads;
- possui mais de 300 mil restaurantes parceiros;
- e tem mais de 200 entregadores ativos.
Diante de tudo isso, não há dúvidas de que estar presente no iFood é uma estratégia que favorece qualquer empreendimento. Por esse motivo, elaboramos este conteúdo para explicar como se cadastrar no iFood e aumentar a visibilidade da sua marca. Acompanhe a leitura!
Leia também: Saiba quais são os 7 melhores aplicativos de delivery!
Por que é importante saber como se cadastrar no iFood?
Estar presente em uma plataforma de delivery, como o iFood pode elevar os resultados da sua empresa de maneira expressiva.
Isso porque, além do iFood ser uma plataforma de delivery conhecida em todo território nacional e, inclusive no exterior, a companhia investe constantemente em campanhas de marketing digital que incentiva o público alvo a pedir suas refeições e outros produtos pelo delivery.
Ainda, o hábito de pedir refeições no delivery já fazia parte da rotina de muitos brasileiros. No entanto, durante a pandemia, esse costume ganhou ainda mais força. Para você ter uma ideia, o delivery de alimentos cresceu 89% em 2022 e a expectativa é que o setor cresça mais 7,5% em 2023.
Outro dado importante é que o iFood é o aplicativo da categoria de alimentos e de bebidas mais utilizado pelos brasileiros de acordo com a data.ai. Segundo o mesmo levantamento, o tempo que o brasileiro passa usufruindo dos serviços de app com essa finalidade cresceu cerca de 380%, enquanto no mundo o aumento foi de 65%.
Baseado nesses dados, fica evidente que grande parte dos brasileiros usam o iFood. E o que isso influencia na sua empresa? A resposta é bem simples: a sua marca ganha mais visibilidade e alcance.
Então, para pequenos e médios empreendimentos o iFood se torna a ferramenta perfeita de divulgação e fortalecimento da marca. Portanto, se você quer tornar a sua marca conhecida e atrair consumidores de diferentes localidades, vale a pena cadastrar a sua empresa no iFood.
Como se cadastrar no iFood: guia para incluir sua empresa!
O iFood é uma ferramenta prática que permite que qualquer pessoa, até mesmo quem não tem familiaridade com aplicativos, possa facilmente utilizar os recursos disponíveis. Sendo assim, o primeiro passo para começar a divulgar seus produtos na plataforma é cadastrar a empresa. O processo é bem simples e pode ser feito em poucos minutos. Veja só!
1. Requisitos para se cadastrar no iFood
Antes de iniciar o processo de cadastro, é preciso ter em mente que empreendedores que atuam como pessoa física não conseguem vender no iFood. Isso porque um dos critérios da plataforma é que as empresas parceiras tenham CNPJ e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício.
Somente assim, é possível concluir o cadastro e divulgar os produtos na plataforma. Lembrando que quem é MEI e possui o CNAE também pode se tornar uma empresa parceira.
2. Instale o aplicativo do iFood para parceiros no seu celular
O próximo passo consiste em instalar no seu celular o aplicativo do iFood para Parceiros. Por meio dele é possível acompanhar em tempo real cada operação da empresa, independentemente de onde você estiver. Portanto, você pode:
- conferir as avaliações recebidas;
- personalizar o cardápio;
- organizar o feed;
- e definir o horário de funcionamento sempre que quiser.
Além dessas possibilidades, o aplicativo também permite que você aceite, acompanhe, envie ou cancele os pedidos recebidos por meio da função de Gestor de Pedidos. Logo, fica evidente que o app é uma ferramenta bastante útil e obrigatória para quem quer vender no iFood.
3. Realize seu cadastro no aplicativo
Após instalar o aplicativo no seu celular, é hora de dar início ao cadastro. Como mencionamos, o processo é bem simples e requer apenas informações sobre:
- Endereço da loja;
- CNPJ;
- Razão Social;
- Nome da loja;
- Telefone comercial;
- Especialidade;
- Nome e contato pessoal do gestor da empresa e entre outros dados.
4. Preencha sua documentação
Como mencionamos, o processo de cadastro é muito simples. Basicamente, é solicitado informações sobre a empresa e dados pessoais como, nome e telefone de contato. Inserir todos os dados solicitados é essencial para dar sequência ao cadastro e seguir para a próxima etapa.
5. Escolha um dos planos para parceiro iFood
Após inserir as informações solicitadas, é hora de escolher um dos planos disponíveis para você organizar sua logística de entrega. Nessa etapa, você precisa decidir se a entrega dos pedidos será feita por um entregador próprio ou por um entregador parceiro do iFood.
6. Cadastre sua conta bancária
A penúltima etapa consiste em informar os dados da sua conta bancária. Essa etapa é importante, pois será por meio dela que você receberá os pagamentos. Portanto, para garantir a segurança de suas transações, o iFood estabelece os seguintes critérios:
- conta bancária de pessoa física é válida apenas para o empreendedor que atua como MEI. Nesse caso, o CPF da conta deve está vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood;
- conta bancária pessoa jurídica: o CNPJ da conta bancária deve ser o mesmo cadastrado no iFood.
7. Leia e assine o contrato com o iFood
Por fim, é necessário que você leia o contrato para saber quais são suas responsabilidades e deveres como empresa parceira. Além disso, o documento também serve para reforçar as funções da plataforma destacando seu papel na conexão de usuários, empresas parceiras e entregadores.
Confira também: Veja quais são as taxas, preços e vantagens da maquininha iFood!
Como montar sua loja e como vender no iFood?
Cadastro feito! É hora de montar a sua loja. Nessa etapa, é muito importante dar atenção a cada detalhe, já que a loja virtual terá a mesma função de uma vitrine virtual. Nesse contexto, uma loja bem montada e, sobretudo, organizada tem maior chance de atrair o interesse do consumidor e incentivá-lo a comprar seus produtos.
Por esse motivo, veja como montar sua loja e como vender no iFood.
1. Elabore um perfil atrativo para sua loja!
Não importa se o seu empreendimento é novo no mercado, para chamar a atenção do cliente e conquistar a sua confiança é necessário demonstrar autoridade naquilo que faz. E como fazer isso no iFood? Simples, por meio de um perfil atrativo e bem organizado.
Para garantir que a sua loja mantenha a personalidade e originalidade, o iFood permite incluir o logotipo da marca e uma foto de capa. Ambos ficarão visíveis para os clientes, então escolha bem a imagem. Ok?
Além disso, é possível descrever de maneira objetiva os valores e diferenciais da sua empresa. Ainda nessa etapa, é necessário que você defina o valor mínimo do pedido que o cliente precisa fazer para concluir a compra.
2. Monte o cardápio do seu negócio no iFood
A montagem do cardápio é bem simples, mas requer um pouco de paciência. Isso porque é necessário inserir a imagem e descrever as características de cada prato, bem como seus ingredientes.
Sendo assim, para montar um cardápio estratégico e convidativo é necessário focar na organização das categorias, na descrição do produto, nos complementos oferecidos, na disponibilidade dos pratos e nas imagens apresentadas.
3. Organize a logística das entregas
Outra etapa muito importante que impacta na sua relação com o cliente é a organização da logística de entrega. Tenha em mente que pedidos entregues em menor tempo mantém o cliente satisfeito e ainda conquista a sua fidelidade. Desse modo, no momento de estruturar a logística de entrega da sua loja você pode optar pela:
Entrega própria
Ao escolher entregar por conta própria, os pedidos feitos pelo iFood serão responsabilidade da sua empresa. Nesse caso, é necessário dispor de entregadores para cumprir com essa função.
Entrega fácil
Já na modalidade de entrega fácil, você solicita os serviços dos entregadores disponíveis na própria plataforma do iFood. E o melhor é que você pode utilizar esse serviço para finalizar pedidos feitos em outros canais de venda.
Quanto custa vender no iFood: veja os planos!
Ao entender as vantagens de estar presente no iFood, logo vem à mente o seguinte questionamento: mas é de graça? Apesar de não ser totalmente gratuito, o preço cobrado pelo iFood é bastante acessível e você ainda pode escolher entre duas opções de planos. Veja só!
Plano Básico
No Plano Básico, sua empresa tem acesso ao gestor de pedidos e demais funcionalidades da loja virtual, incluindo estratégias de marketing. Além disso, a empresa fica responsável por realizar as entregas dos pedidos. Quanto aos valores, no Plano Básico o empreendedor tem os seguintes custos:
- 12% de comissão para pedidos feitos no delivery;
- 3,2% para pedidos pagos via iFood;
- R$ 100 de mensalidade.
Lembrando que o primeiro mês é gratuito e o valor da mensalidade só é cobrado em caso de faturamento acima de R$ 1.800 por mês.
Plano Entrega
Já no Plano Entrega, você tem acesso a todas as condições do plano Básico e ainda pode solicitar os serviços dos entregadores parceiros para finalizar seus pedidos. Além disso, é possível oferecer atendimento diretamente pela plataforma e acompanhar em tempo real cada entrega. E você ainda pode contar com o seguro contra fraudes.
Sendo assim, os custos do Plano Entrega são os seguintes:
- 23% de comissão para pedidos feitos no delivery;
- 3,2% para pedidos pagos via iFood;
- R$ 130 de mensalidade.
Lembrando que o primeiro mês é gratuito e o valor da mensalidade só é cobrado em caso de faturamento acima de R$ 1.800 por mês.
Leia e saiba mais: Conta digital gratuita do iFood para restaurantes é lançada
Como se cadastrar no iFood: conclusão
Viu como é bem fácil cadastrar sua empresa no iFood? Com base nas informações apresentadas neste conteúdo, fica evidente que estar presente na maior plataforma de vendas por delivery do país é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.
Contudo, mais importante do que apenas expor seus produtos é necessário saber fazer bom uso das estratégias e recursos disponíveis para conseguir alcançar o seu objetivo. Ao fazer isso de maneira correta, o iFood se torna uma ferramenta poderosa de divulgação e fortalecimento da marca.
Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!
- Saiba como vender na Shopee
- 8 melhores cursos de dropshipping para começar a vender!
- Aprenda como vender no Mercado Livre
- Confira as principais tendências do Mercado Livre
- DropTool: saiba o que é e como fazer dropshipping com ela!
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!
Perguntas Frequentes (FAQ)
- Qual a taxa cobrada pelo iFood?
O iFood oferece dois planos: Plano Básico e Plano Entrega. No primeiro plano, a empresa parceira paga os seguintes valores: 12% de comissão para pedidos feitos no delivery; 3,2% para pedidos pagos via iFood; R$ 100 de mensalidade em caso de faturamento acima de R$ 1800/mês. Já no Plano Entrega, os custos são esses: 23% de comissão para pedidos feitos no delivery; 3,2% para pedidos pagos via iFood; R$ 130 de mensalidade em caso de faturamento acima de R$ 1800/mês.
- É preciso ter CNPJ para vender no iFood?
Sim. Para vender no iFood é preciso ter CNPJ ativo e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício. Quem é MEI também pode vender no iFood.
- O que é necessário para vender no iFood?
Para começar a vender no iFood é necessário ter CNPJ, CNAE e uma conta bancária vinculada ao seu CPF (caso seja MEI) ou CNPJ.