Como se cadastrar no iFood: guia completo com passo a passo!

Saiba quais são os requisitos e como se cadastrar no iFood. Veja também como montar sua loja no app e quanto custa vender no iFood!

Escrito por Vitor Braga

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Se você tem uma empresa no setor de food-service e ainda não sabe como se cadastrar no iFood, saiba que você está perdendo uma grande chance de expandir o seu negócio. Isso porque o iFood é responsável por conectar clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. 

Para você ter uma ideia da dimensão da plataforma, basta conferir os seus números:

  • somente no mês de janeiro de 2023 foram entregues mais de 60 milhões de pedidos;
  • o aplicativo iFood soma mais de 1,5 milhões de downloads;
  • possui mais de 300 mil restaurantes parceiros;
  • e tem mais de 200 entregadores ativos. 

Diante de tudo isso, não há dúvidas de que estar presente no iFood é uma estratégia que favorece qualquer empreendimento. Por esse motivo, elaboramos este conteúdo para explicar como se cadastrar no iFood e aumentar a visibilidade da sua marca. Acompanhe a leitura!

Leia também: Saiba quais são os 7 melhores aplicativos de delivery!

Ifood para Parceiros

Por que é importante saber como se cadastrar no iFood?

Estar presente em uma plataforma de delivery, como o iFood pode elevar os resultados da sua empresa de maneira expressiva.

Isso porque, além do iFood ser uma plataforma de delivery conhecida em todo território nacional e, inclusive no exterior, a companhia investe constantemente em campanhas de marketing digital que incentiva o público alvo a pedir suas refeições e outros produtos pelo delivery.  

Ainda, o hábito de pedir refeições no delivery já fazia parte da rotina de muitos brasileiros. No entanto, durante a pandemia, esse costume ganhou ainda mais força. Para você ter uma ideia, o delivery de alimentos cresceu 89% em 2022 e a expectativa é que o setor cresça mais 7,5% em 2023. 

Outro dado importante é que o iFood é o aplicativo da categoria de alimentos e de bebidas mais utilizado pelos brasileiros de acordo com a data.ai. Segundo o mesmo levantamento, o tempo que o brasileiro passa usufruindo dos serviços de app com essa finalidade cresceu cerca de 380%, enquanto no mundo o aumento foi de 65%.

Baseado nesses dados, fica evidente que grande parte dos brasileiros usam o iFood. E o que isso influencia na sua empresa? A resposta é bem simples: a sua marca ganha mais visibilidade e alcance. 

Então, para pequenos e médios empreendimentos o iFood se torna a ferramenta perfeita de divulgação e fortalecimento da marca. Portanto, se você quer tornar a sua marca conhecida e atrair consumidores de diferentes localidades, vale a pena cadastrar a sua empresa no iFood.

Como se cadastrar no iFood: guia para incluir sua empresa!

O iFood é uma ferramenta prática que permite que qualquer pessoa, até mesmo quem não tem familiaridade com aplicativos, possa facilmente utilizar os recursos disponíveis. Sendo assim, o primeiro passo para começar a divulgar seus produtos na plataforma é cadastrar a empresa. O processo é bem simples e pode ser feito em poucos minutos. Veja só!

1. Requisitos para se cadastrar no iFood

Antes de iniciar o processo de cadastro, é preciso ter em mente que empreendedores que atuam como pessoa física não conseguem vender no iFood. Isso porque um dos critérios da plataforma é que as empresas parceiras tenham CNPJ e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício. 

Somente assim, é possível concluir o cadastro e divulgar os produtos na plataforma. Lembrando que quem é MEI e possui o CNAE também pode se tornar uma empresa parceira.

2. Instale o aplicativo do iFood para parceiros no seu celular

O próximo passo consiste em instalar no seu celular o aplicativo do iFood para Parceiros. Por meio dele é possível acompanhar em tempo real cada operação da empresa, independentemente de onde você estiver. Portanto, você pode:

  • conferir as avaliações recebidas;
  • personalizar o cardápio;
  • organizar o feed;
  • e definir o horário de funcionamento sempre que quiser. 

Além dessas possibilidades, o aplicativo também permite que você aceite, acompanhe, envie ou cancele os pedidos recebidos por meio da função de Gestor de Pedidos. Logo, fica evidente que o app é uma ferramenta bastante útil e obrigatória para quem quer vender no iFood. 

3. Realize seu cadastro no aplicativo

Após instalar o aplicativo no seu celular, é hora de dar início ao cadastro. Como mencionamos, o processo é bem simples e requer apenas informações sobre:

  • Endereço da loja;
  • CNPJ;
  • Razão Social;
  • Nome da loja;
  • Telefone comercial;
  • Especialidade;
  • Nome e contato pessoal do gestor da empresa e entre outros dados.

4. Preencha sua documentação

Como mencionamos, o processo de cadastro é muito simples. Basicamente, é solicitado informações sobre a empresa e dados pessoais como, nome e telefone de contato. Inserir todos os dados solicitados é essencial para dar sequência ao cadastro e seguir para a próxima etapa.

5. Escolha um dos planos para parceiro iFood

Após inserir as informações solicitadas, é hora de escolher um dos planos disponíveis para você organizar sua logística de entrega. Nessa etapa, você precisa decidir se a entrega dos pedidos será feita por um entregador próprio ou por um entregador parceiro do iFood. 

6. Cadastre sua conta bancária 

A penúltima etapa consiste em informar os dados da sua conta bancária. Essa etapa é importante, pois será por meio dela que você receberá os pagamentos. Portanto, para garantir a segurança de suas transações, o iFood estabelece os seguintes critérios:

  • conta bancária de pessoa física é válida apenas para o empreendedor que atua como MEI. Nesse caso, o CPF da conta deve está vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood;
  • conta bancária pessoa jurídica: o CNPJ da conta bancária deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

7. Leia e assine o contrato com o iFood

Por fim, é necessário que você leia o contrato para saber quais são suas responsabilidades e deveres como empresa parceira. Além disso, o documento também serve para reforçar as funções da plataforma destacando seu papel na conexão de usuários, empresas parceiras e entregadores. 

Confira também: Veja quais são as taxas, preços e vantagens da maquininha iFood!

Ifood para Parceiros

Como montar sua loja e como vender no iFood?

Cadastro feito! É hora de montar a sua loja. Nessa etapa, é muito importante dar atenção a cada detalhe, já que a loja virtual terá a mesma função de uma vitrine virtual. Nesse contexto, uma loja bem montada e, sobretudo, organizada tem maior chance de atrair o interesse do consumidor e incentivá-lo a comprar seus produtos. 

Por esse motivo, veja como montar sua loja e como vender no iFood

1. Elabore um perfil atrativo para sua loja!

Não importa se o seu empreendimento é novo no mercado, para chamar a atenção do cliente e conquistar a sua confiança é necessário demonstrar autoridade naquilo que faz. E como fazer isso no iFood? Simples, por meio de um perfil atrativo e bem organizado. 

Para garantir que a sua loja mantenha a personalidade e originalidade, o iFood permite incluir o logotipo da marca e uma foto de capa. Ambos ficarão visíveis para os clientes, então escolha bem a imagem. Ok?

Além disso, é possível descrever de maneira objetiva os valores e diferenciais da sua empresa. Ainda nessa etapa, é necessário que você defina o valor mínimo do pedido que o cliente precisa fazer para concluir a compra.

2. Monte o cardápio do seu negócio no iFood

A montagem do cardápio é bem simples, mas requer um pouco de paciência. Isso porque é necessário inserir a imagem e descrever as características de cada prato, bem como seus ingredientes.

Sendo assim, para montar um cardápio estratégico e convidativo é necessário focar na organização das categorias, na descrição do produto, nos complementos oferecidos, na disponibilidade dos pratos e nas imagens apresentadas.

3. Organize a logística das entregas

Outra etapa muito importante que impacta na sua relação com o cliente é a organização da logística de entrega. Tenha em mente que pedidos entregues em menor tempo mantém o cliente satisfeito e ainda conquista a sua fidelidade. Desse modo, no momento de estruturar a logística de entrega da sua loja você pode optar pela:

Entrega própria

Ao escolher entregar por conta própria, os pedidos feitos pelo iFood serão responsabilidade da sua empresa. Nesse caso, é necessário dispor de entregadores para cumprir com essa função.

Entrega fácil

Já na modalidade de entrega fácil, você solicita os serviços dos entregadores disponíveis na própria plataforma do iFood. E o melhor é que você pode utilizar esse serviço para finalizar pedidos feitos em outros canais de venda. 

Quanto custa vender no iFood: veja os planos!

Ao entender as vantagens de estar presente no iFood, logo vem à mente o seguinte questionamento: mas é de graça? Apesar de não ser totalmente gratuito, o preço cobrado pelo iFood é bastante acessível e você ainda pode escolher entre duas opções de planos. Veja só!

Plano Básico

No Plano Básico, sua empresa tem acesso ao gestor de pedidos e demais funcionalidades da loja virtual, incluindo estratégias de marketing. Além disso, a empresa fica responsável por realizar as entregas dos pedidos. Quanto aos valores, no Plano Básico o empreendedor tem os seguintes custos:

  • 12% de comissão para pedidos feitos no delivery;
  • 3,2% para pedidos pagos via iFood;
  • R$ 100 de mensalidade. 

Lembrando que o primeiro mês é gratuito e o valor da mensalidade só é cobrado em caso de faturamento acima de R$ 1.800 por mês. 

Plano Entrega

Já no Plano Entrega, você tem acesso a todas as condições do plano Básico e ainda pode solicitar os serviços dos entregadores parceiros para finalizar seus pedidos. Além disso, é possível oferecer atendimento diretamente pela plataforma e acompanhar em tempo real cada entrega. E você ainda pode contar com o seguro contra fraudes. 

Sendo assim, os custos do Plano Entrega são os seguintes:

  • 23% de comissão para pedidos feitos no delivery;
  • 3,2% para pedidos pagos via iFood;
  • R$ 130 de mensalidade. 

Lembrando que o primeiro mês é gratuito e o valor da mensalidade só é cobrado em caso de faturamento acima de R$ 1.800 por mês. 

Leia e saiba mais: Conta digital gratuita do iFood para restaurantes é lançada

Como se cadastrar no iFood: conclusão 

Viu como é bem fácil cadastrar sua empresa no iFood? Com base nas informações apresentadas neste conteúdo, fica evidente que estar presente na maior plataforma de vendas por delivery do país é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.

Contudo, mais importante do que apenas expor seus produtos é necessário saber fazer bom uso das estratégias e recursos disponíveis para conseguir alcançar o seu objetivo. Ao fazer isso de maneira correta, o iFood se torna uma ferramenta poderosa de divulgação e fortalecimento da marca. 

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual a taxa cobrada pelo iFood?

    O iFood oferece dois planos: Plano Básico e Plano Entrega. No primeiro plano, a empresa parceira paga os seguintes valores: 12% de comissão para pedidos feitos no delivery; 3,2% para pedidos pagos via iFood; R$ 100 de mensalidade em caso de faturamento acima de R$ 1800/mês. Já no Plano Entrega, os custos são esses: 23% de comissão para pedidos feitos no delivery; 3,2% para pedidos pagos via iFood; R$ 130 de mensalidade em caso de faturamento acima de R$ 1800/mês.

  2. É preciso ter CNPJ para vender no iFood?

    Sim. Para vender no iFood é preciso ter CNPJ ativo e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) alimentício. Quem é MEI também pode vender no iFood.

  3. O que é necessário para vender no iFood?

    Para começar a vender no iFood é necessário ter CNPJ, CNAE e uma conta bancária vinculada ao seu CPF (caso seja MEI) ou CNPJ.

Referências do artigo
  • Ifood para Parceiros
    1. Folha Vitória. “Delivery de alimentos cresce 89% em 2022 e aumentará 7,5% em 2023 no Brasil”. Link.
    2. iFood News. “Quanto cresce o uso de apps de delivery de comida no mundo?”. Link.
    3. Data.ai. “Home”. Link.
    4. iFood para Parceiros. “Home”. Link.
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