14 Ideias para ganhar dinheiro com comida

A venda de comidas é uma atividade que pode ser bastante lucrativa, se você usar as estratégias corretas. Saiba quais são as melhores opções:

lucas proenca
Lucas Proença

O mercado de alimentação é um dos mais lucrativos para quem deseja empreender. Existem muitas ideias para ganhar dinheiro com comida, mas é preciso sair do óbvio e inovar.

Afinal de contas, essa ramo é bem amplo e permite a criação de opções novas e interessantes a todo momento. Para se ter ideia, de acordo com dados do IBGE, o empreendedorismo informal de comida cresceu seis vezes mais nos últimos 4 anos.

Continua após a publicidade

Meliuz_Extensao

Diante disso, preparamos esse artigo com algumas das melhores ideias para você começar a empreender e faturar uma renda extra vendendo comida. Confira!

1- Empadas e tortas de frango

Empadas e tortas de frango estão entre as opções mais tradicionais para ganhar dinheiro vendendo comida, e uma das principais vantagens é que elas são muito bem aceitas pelo público em geral.

Continua após a publicidade

Elas podem ser oferecidas tanto em pedações, para lanches rápidos, quanto inteiras no tabuleiro, para encomenda. Tudo depende de qual vai ser a sua estratégia de venda e o seu público-alvo.

2- Pães caseiros

Os produtos artesanais sempre têm um grande apelo do público. Diante disso, você pode criar diversas opções de pães caseiros, veja alguns exemplos:

  • integral;
  • tradicional;
  • recheados (com calabresa, muçarela, presunto ou frango, por exemplo);
  • rústico;
  • roscas (doces e salgadas).

Aqui, vale a pena considerar a possibilidade de incluir opções para as pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar, como o glúten por exemplo, uma vez que esse nicho vem numa crescente nos últimos anos.

3- Marmitas fitness

Cada vez mais pessoas estão adotando um estilo de vida saudável, aliando uma boa alimentação com a prática frequente de atividades físicas.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, vender marmitas fitness é um negócio com grande potencial de lucro, pois com um dia a dia tão corrido, sobra menos tempo para preparar essas refeições e muitas pessoas acabam opotando por comprá-las já prontas.

4- Salgadinhos

Os salgadinhos são outra boa opção para faturar uma renda extra vendendo comida. Aqui, você pode fazer encomendas para festas, eventos ou até mesmo vender diretamente para os consumidores em pequenas porções.

Embora o investimento não seja muito alto, é necessário ter uma certa habilidade para oferecer diversos tipos. Confira algumas sugestões:

  • quibe;
  • coxinha de frango;
  • bolinha de queijo e presunto;
  • joelhinho assado;
  • ovo de codorna empanado;
  • pastelzinho de frango, queijo ou carne moída;
  • empadinha.

5- Bolo de pote

O bolo de pote vem conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros e, por esse motivo, também está entre as melhores ideias para ganhar dinheiro com comida.

Continua após a publicidade

O segredo do bolo de pote, além de uma receita que seja saborosa é a sua apresentação, pois a questão visual causa um impacto maior e certamente irá potencializar suas vendas. Sendo assim, procure caprinchar também nesse detalhe.

6- Brigadeiro

Outra boa opção de doce para vender que tem bastante saída é o brigadeiro. Ele sem dúvida alguma é uma das paixões dos brasileiros e pode ser oferecido desde sua versão tradicional até a gourmet.

Aqui, o maior segredo para ganhar dinheiro está na qualidade dos ingredientes. Portanto, procure trabalhar sempre com matéria-prima de primeira qualidade, pois desta maneira você garantirá o sucesso do seu produto perante o público.

7- Espetinhos de carne

Os espetinhos de carne são garantia de sucesso nas vendas e, por esse motivo, também estão entre as melhores ideias para ganhar dinheiro com comida.

Continua após a publicidade

No entanto, vale ressaltar que para ter uma boa aceitação pelo público, é importante que eles sejam saborosos e tenham um preço acessível.

Aqui, a dica é produzir o seu próprio espetinho, o que garantirá a qualidade da carne e vai aumentar o seu lucro, uma vez que comprando o espetinho pronto, você perderá parte do seu lucro para quem o preparou.

Portanto, use a criatividade, invista na variedade e procure criar um diferencial para largar na frente da concorrência.

8- Sopa de pote

Vender sopa no pote é uma solução prática e lucrativa para ganhar dinheiro com comida, e não exige um investimento inicial alto. 

Continua após a publicidade

Além disso, uma das boas vantagens da sopa no pote, é que ela pode ser vendida o ano inteiro, bastando apenas adaptar o seu cardápio.

9- Papinhas para bebês

Papinhas para bebês é outra opções que está entre as melhores ideias para ganhar dinheiro com comida, afinal, apesar de ser um mercado pouco explorado, ele vem crescendo e tem um potencial de lucro abusrdo.

Esse nicho oferece várias oportunidades de receitas, mas nesse caso, é necessário conhecer bem o funcionamento do negócio, especialmente a parte que se refere a restrições alimentares dos bebês.

10- Trufas

Embora seja um nicho bastante explorada, ainda há espaço no mercado para quem deseja ganhar dinheiro vendendo trufas.

Continua após a publicidade

Para isso, basta escolher um chocolate de qualidade, manter um preço acessível e diversificar os sabores. Você pode oferecer trufas de maracujá, nutella, doce de leitre, entre outras.

11- Cupcakes

Os tradicionais cupcakes há tempos caiu nas graças dos brasileiros. Esse quitute quando bem feito agrada a maioria das pessoas, e consequentemente, vende muito bem.

O problema é que nem todos sabem fazer um cupcake de qualidade, o que também pode ser um ponto positivo para você. Aqui, o segredo, além do sabor, fica por conta da criatividade e apresentação.

Diante disso, seja criativo e busque uma customização de acordo com cada ocasião e público que irá consumir o seu quitute.

Continua após a publicidade

12- Geleias

As geleias caseiras são doces muito saborosos, que caem muito bem em qualquer hora do dia, especialmente no café da manhã.

Elas podem ser preparadas com uma boa variedade de frutas, como por exemplo, laranja, morango, banana, framboesa, entre outros sabores. Aqui é interessante caprichar nas embalagens para ganhar a preferência do público.

13- Feijoada no fim de semana

A feijoada é um ótimo tipo de comida para vender nos finais de semana e faturar uma boa grana com isso, já que muitas pessoas gostam de comer algo diferente nesses dias.

Por esse motivo, a feijoada costuma ser um prato bem procurado e se você souber fazer esse prato com qualidade, certamente não faltarão clientes.

Continua após a publicidade

Para preparar uma boa feijoada você deve comprar ingredientes como carne seca, feijão preto, bacon, costela de porco, linguiça, entre outros ingredientes.

Depois de pronta, você poderá vender a feijoada no pote, incluindo acompanhamentos como arroz, couve, torresmo, farofa e vinagrete.

14- Macarrão na chapa

Fazer macarrão na chapa para vender também é um tipo de negócio que pode ser bem lucrativo. 

É verdade que você vai precisar de uma certa estrutura para iniciar o seu empreendimento, como por exemplo, a chapa, porém o investimento é baixo, considerando o que você pode ganhar.

Você pode fazer tanto o macarrão tradicional e adicionar complementos e molho, como preparar yakisoba, que também é uma opção que tem uma saída muito boa.

Perguntas frequentes sobre ideias para ganhar dinheiro com comida

  1. Qual a melhor comida para vender?

    Não existe uma resposta exata, pois tudo depende de qual será o seu público-alvo. Sendo assim, você pode ter lucro vendendo doces, salgados, sobremesas, entre outros alimentos.

  2. Qual ramo alimentício dá mais dinheiro?

    Todos os ramos alimentícios oferecem um bom potencial de lucro, no entanto, entre os que mais dão dinheiro podemos citar: hamburguerias, pizzarias, alimentação saudável, comida congelada, etc.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.