Empreendedorismo

Ideias inovadoras no exterior: abra o seu negócio a partir de tendências mundiais!

Victor Leitão
Victor Leitão
Imagem de um jovem empreendedor estudando as melhores ideias no exterior

Elencamos alguns empreendimentos e ideias inovadoras que funcionaram muito bem a partir de cases do exterior e que podem servir de inspiração para você.

Artigo originalmente publicado em blog.mobills.com.br. Conteúdos e comentários foram integralmente mantidos.

Ideias inovadoras no exterior: abra o seu negócio a partir de tendências mundiais!

 

Desenvolver uma ideia para criar o próprio negócio com serviços que realmente funcionem e que obtenham destaque no competitivo mercado brasileiro não é fácil.

Dessa maneira, não adianta criar apenas mais uma empresa que seja funcional, o empreendedor que quer se destacar nos negócios precisa ter criatividade e desenvolver algo que seja inovador e que facilite a vida das pessoas.

Continua após a publicidade

Com esse pensamento é que muitos empresários procuram inspirações em projetos que deram certo no exterior, no intuito de trazer comodidade aos brasileiros.

Sabendo disso, hoje vamos mostrar uma série de ideias inovadoras vindas de fora, além de compartilhar também cases de sucesso muito interessantes.

Continua após a publicidade

A importância de uma boa ideia

Inovar, nem sempre, significa inventar algo realmente novo.

Muitas vezes, fazer de um jeito diferente algo que já existe pode ser tão revolucionário quanto criar algo novo.

Diversos empreendedores criam empresas a partir da experiência que tiveram no exterior e da carência de serviços ou produtos no Brasil.

Esse é um dos maiores segredos para uma startup ter sucesso no país, segundo a Associação Brasileira de Startups.

“Grandes ideias surgem de uma área ainda não explorada pelo mercado”, afirma Gustavo Caetano, presidente da associação e dono da Sambatech, startup de soluções para vídeos online. Não faltam exemplos bem sucedidos disso no Brasil.

Continua após a publicidade

Elencamos algumas ideias inovadoras que funcionaram muito bem a partir de cases do exterior e que podem servir de inspiração para você. Confira!

Ótimos exemplos de ideias inovadoras

Neste post, você verá uma série de ideias a partir de tendências de lojas ou do mercado como um todo em países do exterior. 

Quem sabe, a partir delas, poderá se inspirar e começar algo novo por aqui?

Ideias inovadoras para salão de beleza

No exterior, percebemos que uma boa ideia na hora de investir em um salão de beleza de sucesso é apostar na segmentação. 

Ao invés de se “especializar em tudo” e muitas vezes não conseguir oferecer o melhor serviço, já que é preciso aprender um pouquinho de várias áreas diferentes, você pode encontrar o seu nicho de atuação e investir pesado nele.

Continua após a publicidade

No Brasil, inclusive, temos um grande exemplo na área de cosméticos, que é a rede Beleza Natural.

A fundadora, chamada carinhosamente de Zica, percebeu que não conseguia encontrar cosméticos de qualidade para o seu cabelo, que é crespo.

Hoje em dia, a rede é extremamente bem sucedida e conta com muitos frutos positivos colhidos pela empreendedora.

Nos Estados Unidos, é muito comum encontrar redes de salão focadas para tipos de cabelo específicos, e os serviços são conhecidos por serem excelentes, já que os funcionários estão especializados em um nicho específico. 

Continua após a publicidade

Ideias inovadoras de lanchonete

Quando pensamos em ideias inovadoras de lanchonete, a principal palavra que vem na cabeça é o conceito.

Além de oferecer um cardápio gostoso, algo cada vez mais desejado é o investimento na experiência do cliente.

Uma das melhores formas de investir na prática é ao trabalhar com lanchonetes temáticas. Já temos isso no Brasil, é claro, mas podemos nos inspirar a partir de ótimas ideias vindas do exterior.

Sabendo disso, pegue a Disney como exemplo. Dentro do parque de diversões, você encontra uma série de lanchonetes, restaurantes e locais para comer.

Continua após a publicidade

Além da decoração, dos nomes divertidos dos pratos e da música, o pessoal investe pesado na caracterização até mesmo dos pequenos detalhes.

Com isso, o cliente se sente em um universo completamente diferente e encontra sensações que vão além ao ato de comer um lanche.

Farmácia

Acreditamos que a essência das ideias inovadoras de farmácias está nas categorias de produtos oferecidas no estabelecimento.

Lá fora, é muito comum ir até a farmácia não somente para comprar um remédio, mas para lotar o carrinho de cosméticos baratos, bugigangas de beleza e outras espécies de “suvenires”.

Continua após a publicidade

Também já podemos perceber essa prática de forma mais tímida em alguns lugares do Brasil, mas este é um mercado com grandes oportunidades de gerar um aumento no público e expandir a receita. 

Padaria

Quando pensamos em ideias inovadoras para padaria, a palavra que vem em mente é a atmosfera.

Pense nas padarias de Paris. Elas têm todo um charme que não poderia ser diferente em um local tão mágico como é a principal cidade da França, e carrega muita história.

Aqui no Brasil, enxergamos esses estabelecimentos de forma diferente. E, em muitos deles, o investimento em uma boa atmosfera é esquecido.

Continua após a publicidade

O resultado, então, são padarias quentes, lotadas, apertadas e que não fazem o cliente sentir vontade de permanecer por mais do que alguns minutos.

Dessa forma, inovar nesse tipo de negócio requer investimento em uma ambientação gostosa, com possibilidade de sentar para comer ali mesmo, focando também em cardápios mais requintados.

Assim, é possível aumentar a possibilidade de público, conquistando aquelas pessoas que querem se encontrar com familiares e amigos, ou até mesmo passar um tempo estudando/curtindo a própria companhia.

Ideias inovadoras para pizzaria

Como não pensar nas grandes pizzarias que existem ao redor de todo o mundo?

Uma tendência do exterior, mas que ainda não chegou com tanto peso no Brasil, é a possibilidade de criar pizzas com maior liberdade. O famoso “faça você mesmo”!

Continua após a publicidade

Seria uma espécie de Subway, só que com a montagem de pizzas.

Dessa forma, abrangemos um público que não é tão fã do cardápio tradicional, gostaria de inovar ou conta com restrições alimentares.

Uma outra ideia inovadora de pizzaria é para quem trabalha com o delivery.

Você pode ofertar pizzas semi prontas, enviando os ingredientes de maneira separada e com as instruções finais de preparo.

Assim, o cliente que está em uma noite especial terá aquele gostinho de ter contribuído com o prato, sem o trabalho de começar a fazer absolutamente do zero.

Ideias para aplicativos inovadores

Agora que já falamos sobre os principais negócios “tradicionais” que podem ganhar um toque de inovação vindo de fora, é hora de citar os aplicativos!

Continua após a publicidade

Com a presença diária dos smartphones na nossa vida, desenvolver apps se transformou em um negócio extremamente rentável e muitas vezes mais barato para começar.

Uma ótima ideia para quem quer empreender, mas não tem tanta condição financeira.

Sabendo disso, veja alguns apps famosos lá fora que podem gerar inspiração!

Vuforia Chalk

Este aplicativo é muito interessante para os amantes de inteligência virtual, e até mesmo para quem não ainda está muito familiarizado com a coisa.

A ideia do aplicativo é muito simples e útil. Se você está com algum problema no trabalho ou em casa, como a dificuldade em montar peças específicas ou com objetos estragados, abre a sua câmera e compartilha com outra pessoa.

Essa pessoa anota em tempo real o que vê e pode apontar uma série de formas visuais para que o problema seja resolvido, sem a necessidade de ter que explicar por telefone ou mensagem de texto.

Continua após a publicidade

Você terá a resolução do problema ali mesmo, na palma da sua mão!

Jumbo

Em uma época em que nossa privacidade na internet nunca esteve tão em pauta, é importante contar com recursos capazes de protegê-la.

Pensando nisso, o app Jumbo entrega a possibilidade de analisar todos os aplicativos que você tem no seu celular e oferecer um passo a passo para proteger sua privacidade ao máximo.

Isso é feito a partir de bloqueadores de anúncios, limpeza das “pegadas” deixadas nesses aplicativos, entre outros recursos simples, mas muito importantes.

Procreate

Com a presença de tablets e smartphones praticamente obrigatória na vida das pessoas, uma classe importante de usuários foi contemplada com esse app: os artistas.

Continua após a publicidade

No Procreate, o artista tem uma plataforma completa e muito intuitiva para fazer desenhos e artes em geral.

Seja para passar o tempo ou como ferramenta de trabalho, ela vem ajudando uma série de pessoas que desejavam usar os gadgets para criar, mas ainda não tinham uma opção boa o sufiicente.

Forest

A produtividade nunca esteve tanto em evidência. Sabendo disso, o Forest tem como objetivo principal influenciar o usuário a deixar seu celular longe da mesa para poder se concentrar em tarefas importantes.

O interessante é que enquanto você está fora, uma árvore é plantada e crescem várias flores nela. Quanto mais tempo longe, mais ela floresce e fica bonita.

Continua após a publicidade

A partir do momento em que você pega o celular e sai do app, a árvore morre. 

Essa ideia é muito interessante porque é uma forma criativa de estimular a motivação para não se distrair no celular, e os usuários podem, inclusive, plantar árvores de verdade!

Grandes histórias de “ideias importadas”

Antes de falar sobre as melhores ideias inovadoras para empreender e ganhar dinheiro, que tal conhecer grandes histórias de pessoas que importaram modelos de negócio do exterior e tiveram sucesso?

Conversamos com dois empreendedores, e você confere os principais pontos do bate papo agora mesmo.

Continua após a publicidade

Blindagem arquitetônica

Segurança é o que todas as pessoas buscam. Por isso, a blindagem, que antes era feita apenas nos carros, vem se tornando um serviço muito procurado na construção ou reforma de casas, prédios e empresas.

A blindagem arquitetônica pode ser aplicada em um cômodo inteiro ou em portas e janelas, substituindo as grades de ferro.

Mas mesmo com algumas empresas dessa especialidade no Brasil, como a VAULT conseguiu se destacar nesse mercado?

O fundador Cristiano Vargas percebeu que havia uma grande demanda, mas que poucas empresas prestavam esse serviço no Brasil.

Continua após a publicidade

E foi em uma feira de segurança nos Estados Unidos, da qual participou, que ele viu que o nível de produto no mercado americano era extremamente mais avançado do que o brasileiro.

Logo, Vargas passou a importar estes produtos em sociedade com um amigo de San Diego. “Trouxemos esses equipamentos e produtos inicialmente porque faltavam produtos similares no mercado nacional”, explicou ele.

Cristiano ressaltou que existem algumas dificuldades em trazer um produto para o país, como custos elevados, burocracia e documentação. Para ele, “muitas ideias boas deixam de virar um bom negócio em função da falta de capital”, salientou.

Mesmo com os obstáculos encontrados no início, o investimento de Vargas foi bem sucedido:

“Nenhuma empresa do ramo concorre conosco desde nossa fundação (1995), o que nos deixa com uma vantagem competitiva em função de nossa experiência. Reunimos os projetos blindagem arquitetônica e sistemas eletrônicos integrados”, afirmou.

Continua após a publicidade

Comparação de seguros online

Após passar dois anos nos Estados Unidos, o empresário Eldes Mattiuzo estava de volta ao Brasil e tinha que fazer novamente a cotação do seguro de seu carro.

Acostumado com a agilidade dos sistemas americanos, Mattiuzzo enfrentou diversas barreiras no Brasil: “O sistema era lento e havia a necessidade de fazer a cotação com diversas seguradoras ao mesmo tempo”.

A partir dessa experiência, ele decidiu realizar o sonho de empreender: lançou a startup Bidu (em junho de 2012), que faz a comparação de seguros online, segundo ele, em menos de um minuto.

“Acreditei que minha empresa fosse dar certo porque grandes negócios surgem para resolver e facilitar a vida das pessoas”, explica Mattiuzzo.

Contudo, criar um sistema integrado com as seguradoras não foi tarefa fácil, pondera o empreendedor.

Para custear o desenvolvimento das funcionalidades do portal, foi necessário receber investimentos de duas empresas: MBS Seguros e Monashees Capital — o montante investido não foi divulgado.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *