Ideias de negócios lucrativos: conheça as principais do mercado

Karina Carneiro
Karina Carneiro
Imagem de uma pessoa usando o celular para saber mais sobre ideias de negócios lucrativos
As ideias de negócios lucrativos garantem ao empreendedor um importante passo rumo ao sucesso. Entenda mais neste artigo!

Ideias de negócios lucrativos: conheça as principais do mercado

 

Se você está começando a empreender, certamente deve estar buscando por ideias de negócios lucrativos para iniciar sua jornada.

Por mais que a escolha de um empreendimento não garanta resultados imediatos, conhecer quais são os nichos mais rentáveis pode fazer a diferença no decorrer da sua trajetória.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, o iDinheiro preparou este guia com todas as principais ideias de negócios lucrativos da última década.

Dessa forma, você poderá ter uma visão ampla sobre as alternativas que podem ser escolhidas dentro do universo empresarial.

Continua após a publicidade

Quem sabe conseguirá se inspirar para tirar aquele grande projeto do papel?

Tenha uma ótima leitura!

Alimentação saudável

O setor de alimentação saudável é uma excelente alternativa para iniciar um negócio, principalmente pela alta procura desses produtos. 

De acordo com uma pesquisa da Euromonitor com apoio do Sebrae, somente esse nicho movimenta 35 bilhões de dólares, tornando o Brasil o quarto maior mercado do mundo.

Nesse setor, um empreendedor pode explorar produtos especializados e que são contraculturais da industrialização da comida. 

Ou seja, produtos sem glúten, orgânicos, vegetarianos ou próprios para emagrecimento podem ser boas ideias de negócios lucrativos. 

Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura ganharam bastante espaço e nichos até então muito específicos, como sommelier e literatura, estão se espalhando rapidamente.

Continua após a publicidade

Então, se você tem uma paixão pouco explorada no universo do empreendedorismo, pensar em um clube de assinatura recorrente em troca de vantagens pode ser um bom negócio.

Entretanto, para que você consiga colher resultados de maneira mais rápida, é fundamental já ter uma rede de apoio para acreditar no seu projeto e fazer a aquisição deste tipo de produto. 

Mercado pet

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de produtos para animais de estimação, o mercado pet movimenta mais de R$ 20 bilhões no Brasil.

Justamente por isso, desenvolver um negócio neste ramo pode ser tão interessante, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em investir nos seus animais.

Continua após a publicidade

Um empreendedor interessado pode revender produtos especializados ou até mesmo customizar itens, criando peças únicas para pets em geral.

Economia compartilhada

A economia compartilhada é um conceito que busca empreender de um modo mais horizontal e sustentável.

Pensando nisso, a ideia é ir contra o movimento do consumo desenfreado, o que pode gerar consequências negativas a longo prazo: descarte excessivo de materiais, poluição do meio ambiente e estresse por parte do consumidor podem ser algumas delas.

Nesse tipo de serviço, então, o consumidor não está comprando produtos ou soluções que envolvem a posse e o acúmulo, mas tem acesso ao que necessita, quando precisa e da melhor forma para aquele momento.

Continua após a publicidade

Veja alguns exemplos:

  • Abertura Simples, portal que faz a conexão entre contadores e empreendedores que desejam começar um negócio;
  • DogHero, plataforma que faz a conexão entre donos de pets e cuidadores ou pessoas dispostas a passear ou distrair os bichinhos;
  • Turbi, empresa que trabalha com o aluguel de carros de forma mais descomplicada, evitando a necessidade da compra do bem;
  • Enjoei, plataforma que faz a ponte entre pessoas que desejam se desapegar de alguma roupa, acessório ou outros objetos, e aqueles que estão em busca de fazer a compra de modo mais sustentável.

Então, se você conta com um projeto engavetado, busque pelo aporte necessário ou uma incubadora e invista no compartilhamento de produtos ou ideias.

Cosméticos

Por conta da popularização das redes sociais, cada vez mais pessoas buscam por produtos e serviços cosméticos com a finalidade de se sentirem melhor com o corpo.

Seja um item direcionado aos cuidados da pele, maquiagem ou cabelo.

Independentemente do gênero, as pessoas buscam investir em cuidados pessoais de maneira constante. 

Em geral, esse nicho é extremamente rentável, já que além de trabalhar com produtos de necessidade, você pode disponibilizar desejo e vaidade de uma só vez.

Mercado digital

Entre as ideias de negócios lucrativos, ganhar dinheiro na internet se tornou o sonho de muitas pessoas.

Continua após a publicidade

Isso acontece por conta da infinita possibilidade que esse nicho proporciona.

Ou seja, um empreendimento digital não conta com uma barreira limitante, já que esse formato incentiva e intensifica ideias inéditas e inovadoras.

Um exemplo que podemos usar é o crescimento da popularidade do Uber, que revolucionou o sistema de transporte urbano.

Também podemos mencionar bancos totalmente digitais como o Nubank, que mudou a experiência do brasileiro em relação ao crédito e o acesso a produtos financeiros. 

Entre alguns nichos que podem ser explorados no mercado digital, conheça alguns que podem te ajudar com ideias de negócios lucrativos:

Continua após a publicidade

Marketing de afiliados

As plataformas de afiliação crescem e se popularizam cada vez mais e hoje boa parte dos profissionais especializados em marketing digital fazem parte dessas comunidades.

Contudo, para empreendedores essa é uma oportunidade bem interessante de começar.

Em geral, basta você criar um produto digital, seja um ebook, curso ou solução digital e acrescentar em uma das plataformas de marketing de afiliados que existem hoje.

Inclusive, dependendo do seu objetivo, é possível ganhar R$ 100 em um único dia trabalhando neste segmento.

Fintechs

As fintechs são as junções entre os mercados financeiros e digitais.

Neste caso, as empresas emergentes que trabalham com ideias inovadoras e que tenham relevância na vida do consumidor, acabam ganhando destaque.

Continua após a publicidade

Caso você tenha um propósito bem definido com enfoque no mercado financeiro, tente adaptá-lo ao mercado digital por meio da criação de uma fintech.

Já fizemos um artigo sobre as melhores fintechs brasileiras, confira!

Blog

Uma das ideias de negócios lucrativos que podem ser uma ótima oportunidade para empreendedores iniciantes no mercado digital é o desenvolvimento de blogs ou sites de notícias.

Caso haja alguma paixão em especial, como turismo, tecnologia ou literatura, você consegue desenvolver uma página sobre o tema e compartilhar textos otimizados ao sistema de busca.

Uma vez que a ideia se consolide, o empreendedor consegue monetizá-la de várias maneiras.

Seja com produtos de afiliados, anúncios terceirizados ou até contato direto com empresas do mesmo nicho.

Continua após a publicidade

Bem-estar

O setor de bem-estar também costuma ser uma ideia lucrativa, principalmente para quem deseja ter uma empresa localizada em uma cidade turística.

Por conta da alta demanda sazonal, um negócio voltado a esse público-alvo atrai atenção dos locais.

Desta maneira, é possível garantir clientes em todos os meses, além de turistas em datas comemorativas, como Carnaval, Natal e Ano Novo.

Construção e renovação

A pandemia imposta pela Covid-19 obrigou boa parte da população a passar longos períodos em casa. 

Continua após a publicidade

Como resultado, reformas internas tiveram um boom durante este período, como apontou o jornal Estado de S. Paulo.

Devido a isso, empreendedores podem esperar um aumento significativo da demanda e explorar este importante nicho.

Importação de produtos

Por fim, outra ideia de negócios lucrativos que vale mencionar é o de importação e revenda de produtos.

Nos últimos anos, aplicativos têm facilitado consideravelmente a importação de produtos de outros países, principalmente da China.

Continua após a publicidade

Desse modo, atualmente é possível criar um negócio exclusivo apenas para a compra e revenda de produtos importados, garantindo um lucro considerável dependendo da praça.

Vale a pena investir em ideias de negócios lucrativos?

Caso você deseje começar um negócio do zero, estudar a área de atuação e os potenciais clientes é uma forma de garantir maior segurança durante o desenvolvimento do projeto.

Entretanto, ter em mãos ideias de negócios lucrativos já pode facilitar a sua busca diante de uma área que tenha conhecimento e que possa se tornar rentável no longo prazo.

Porém, para que você consiga empreender de maneira saudável, pense no longo prazo e tenha em mente quais serão suas metas durante o projeto.

Gostou do conteúdo e quer acompanhar mais notícias sobre empreendedorismo? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro para acompanhar tudo em tempo real. 

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.