Economizar, Estilo de Vida, Finanças Pessoais, Governo

ID Jovem: descubra como viajar de ônibus ou avião de forma gratuita usando o serviço

Fabíola Thibes
Fabíola Thibes

O ID Jovem é um documento de identidade que consegue vários benefícios, como pagamento de meia-entrada e viagens de graça ou com desconto. Veja se você tem direito a ele.

ID Jovem: descubra como viajar de ônibus ou avião de forma gratuita usando o serviço.

 

O ID Jovem é um documento de identidade usado por pessoas de 15 a 29 anos para garantir diversos benefícios, como meia-entrada em shows, eventos, clubes e mais. Implementado pelo Decreto 8.537/2.015, essa é mais uma oportunidade para aproveitar a cultura da sua cidade.

Continua após a publicidade

Para ter uma ideia da importância desse documento, basta ver seus dados. Entre janeiro e outubro de 2019, mais de 809,8 mil foram emitidos. Além disso, as identidades aptas a usarem os benefícios cresceram 18,5% no período, chegando a 544,6 mil.

A questão é que nem todo mundo pode usar esse recurso a seu favor. Como saber se você pode ser um beneficiário? É só ler este artigo e conferir as informações. Acompanhe!

Continua após a publicidade

ID Jovem: para que serve?

O ID Jovem é um documento de identidade específico para jovens de baixa renda. É válido dos 15 aos 29 anos e objetiva de garantir o acesso aos eventos artístico-culturais e esportivos.

O programa é gerenciado pela Secretaria Nacional da Juventude, que está atrelado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A partir da emissão da carteirinha, sua validade é de 180 dias. No entanto, é possível pedir um novo documento depois desse prazo.

Benefícios

Com o ID Jovem, os beneficiários podem acessar peças de teatro, shows e filmes pagando apenas 50% do ingresso. Essa condição também serve para eventos esportivos.

Além disso, é possível viajar de graça. Já que há vagas gratuitas no transporte coletivo interestadual e, quando for impossível consegui-las, é oferecido um desconto no preço da passagem.

Continua após a publicidade

ID Jovem cadastro

Para ter acesso ao ID Jovem, é preciso cumprir alguns requisitos. O cadastro pode ser feito pelo computador ou pelo celular depois de ter o Número de Identificação Social (NIS), que é obtido no CRAS.

Pelo computador, basta acessar o site do ID Jovem e clicar em “Emitir ID Jovem”, localizado no canto superior direito da tela. Então, coloque o número do NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Clique em Gerar ID Jovem e o documento será emitido. Então, imprima o arquivo gerado.

Outra opção é fazer o processo pelo celular. Assim, é só baixar o aplicativo e colocar os mesmos dados. Ainda assim, é preciso cumprir os requisitos. Veja quais são eles.

Documentos necessários

Caso você queira obter o benefício, deve ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa. Desse modo, é preciso apresentar alguns documentos, como:

Continua após a publicidade

  • RG;
  • CPF;
  • certidão de nascimento;
  • comprovante de residência;
  • carteira de trabalho.

Os documentos devem ser de todos os pertencentes da casa. Com eles, é possível iniciar o seu cadastro. Em seguida, será emitido um NIS, que será usado para formalizar o registro no ID Jovem.

Quem pode tirar a ID Jovem

Para conseguir o documento de identidade para jovens, é preciso:

  • ter entre 15 e 29 anos;
  • estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal;
  • estar com o registro atualizado no CadÚnico há 24 meses ou mais;
  • ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • saber o seu NIS. Ele pode ser consultado no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão ou na carteira de trabalho.

Como renovar?

A renovação da ID Jovem acontece a cada 180 dias. Para isso, basta acessar o site oficial ou o aplicativo do programa e clicar em “Emitir um novo cartão”. Será necessário preencher novamente seus dados e depois imprimir o documento.

Aplicativo

O aplicativo ID Jovem 2.0 está disponível na Play Store. Você pode acessá-lo colocando suas informações do cadastro, ou seja, nome completo, NIS, data de nascimento e nome da mãe.

Em seguida, clique em “Acessar” e um QR code aparecerá na tela. No começo de 2020, a Secretaria Nacional da Juventude anunciou várias melhorias para o app.

Continua após a publicidade

O objetivo é deixá-lo como um hub de programas do governo federal, com foco em jovens de baixa renda. Além disso, o sistema fará parte do CadÚnico. Com isso, o prazo para emissão deve ser de, no máximo, 2 dias. Hoje, é de 45 dias.

Principais dúvidas sobre ID Jovem

Como comprar passagem com ID Jovem?

Para conseguir viajar de graça, é preciso entrar em contato com a empresa de transporte interurbano. Serão reservadas duas vagas gratuitas por veículo.

Os requisitos para comprar a passagem é adquiri-la com antecedência mínima de 3 horas em relação à partida. Além disso, é impossível reservar mais de um horário para o mesmo dia e destino.

Por fim, é importante apresentar o ID Jovem para comprovar o direito. Caso você não consiga uma passagem gratuita, o desconto é de 50%. O pagamento pode ser feito de qualquer maneira, conforme as exigências da empresa de transporte.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, a compra da passagem pode ser feita pela internet. No entanto, a opção nem sempre está disponível.

Quais empresas de ônibus aceitam o ID Jovem?

Todas as companhias são obrigadas a aceitarem o documento de identidade dos jovens. Essa é uma determinação do decreto que implementou o benefício.

Caso alguma empresa se negue a oferecer as duas vagas gratuitas e/ou o desconto de 50% na passagem, é preciso apresentar uma justificativa formal e por escrito da recusa. Nesse papel deve constar hora, data, local e motivo.

O beneficiário também pode fazer uma denúncia na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O número é 166 e o e-mail é ouvidoria@antt.gov.br.

Continua após a publicidade

ID Jovem passagem aérea

A identidade dos jovens também permite fazer uma viagem de avião de forma totalmente gratuita. Basta ter o seu cadastro ativo. A compra da passagem aérea deve ser feita da mesma forma.

Você precisa apresentar a sua carteira e um documento oficial com foto. Os critérios para aproveitar o benefício são iguais aos do transporte interestadual.

Conclusão

Como fica claro, o ID Jovem é um programa ideal para quem tem baixa renda e deseja fazer valer seus direitos. Esse é o momento de aproveitar o benefícios culturais, esportivos e de entretenimento.

Com os descontos e as passagens gratuitas, é possível aumentar suas experiências, ter novas oportunidades e até melhorar de vida. Então, que tal aproveitar todas as vantagens do ID Jovem? É só conferir que preenche os requisitos.

Gostou de conhecer esse programa social? Assine a newsletter do iDinheiro e continue se atualizando sobre esses e outros assuntos relevantes para sua vida.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *