Previdência Privada

HSBC Previdência Privada: PGBL e VGBL

Flávio Mariano
Flávio Mariano
HSBC Previdência Privada: PGBL e VGBL

Conheça os planos de previdência privada PGBL e VGBL do HSBC. Veja também como escolher o melhor para as suas necessidades.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O HSBC foi adquirido pelo Banco Bradesco recentemente e as operações migraram para o novo banco. Confira junto a seu gerente as novas condições e alterações em seus contratos de previdência privada do antigo banco. Verifique também o que acontecerá com suas aplicações feitas anteriormente.

Lembre-se de que você pode fazer a portabilidade de seus investimentos se a nova instituição não lhe agradar.

Continua após a publicidade


A procura por planos de previdência é cada vez maior, mas os brasileiros nem sempre conhecem bem o funcionamento desse produto financeiro. Em meio à dúvidas, quem quer aderir à previdência privada não sabe qual instituição escolher ou qual é o plano mais adequado. Por isso, hoje vamos falar sobre os dois planos mais tradicionais de um banco renomado: o HSBC.

Por que apostar na previdência privada?

Antes de entrarmos especificamente nos planos de previdência, vale a pena esclarecer por que esse investimento é tão importante.

O primeiro ponto a ser pensado é: a aposentadoria do INSS é suficiente para que eu possa ter uma vida tranquila depois que deixar de trabalhar? A gente sabe que os benefícios da previdência pública estão bastante estagnados, sendo difícil apostar somente neles para garantir um futuro sem preocupações. Além disso, a previdência privada serve como bom investimento para você realizar seus sonhos daqui a alguns anos.

Em resumo, os planos de previdência são uma aposta na própria qualidade de vida, algo fundamental para qualquer pessoa.

Previdência Privada do HSBC

O HSBC oferece hoje 4 planos principais de previdência privada: o HSBC Previdência PGBL, o HSBC Previdência VGBL, o HSBC Previdência Jovem PGBL e o HSBC Previdência Jovem VGBL. Nesse artigo, vamos falar sobre os dois primeiros planos.

Previdência HSBC
Previdência HSBC

Diferença Entre PGBL e VGBL

A diferença entre os planos PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) está na forma de tributação. Quando a previdência privada surgiu, havia somente a modalidade PGBL. Em 2002, foi criado o VGBL, que oferece condições de tributação um pouco mais vantajosas para quem tem a renda mais baixa.

O PGBL possibilita que o investidor declare os gastos com a previdência privada em seu Imposto de Renda. Por outro lado, os impostos cobrados no resgate da aplicação são maiores porque incidem sobre o valor total aplicado.

Já no VGBL, não há dedução no IR, mas as taxas de resgate incidem somente sobre os rendimentos da aplicação. Assim, os planos PGBL são mais indicados para quem tem renda mais elevada e costuma fazer a declaração completa do IRPF, enquanto os planos de VGBL atendem melhor a profissionais autônomos e pessoas que fazem a declaração simplificada do imposto de renda.

HSBC Previdência PGBL

Com o HSBC Previdência PGBL, o investidor pode abater ate 12% da base de cálculo do IR com o plano. O valor mínimo mensal de aplicação é de R$50, mas o plano é calculado com base nas necessidades de cada cliente. A forma de resgate também é variada: é possível decidir pelo recebimento de uma renda mensal vitalícia ou por tempo determinado, com ou sem direito de recebimento por algum beneficiário após o falecimento do investidor.

Essas condições interferem no valor do plano e no tempo de aplicação.

HSCB Previdência VGBL

Em relação ao funcionamento da aplicação, não existe uma grande diferença entre esse plano e o anterior. Como comentamos, o que de fato distingue o VGBL do PGBL é a redução nas tarifas do resgate e a impossibilidade de dedução no imposto de renda. O plano VGBL também tem valor mínimo de aplicação de R$50 e oferece as mesmas possibilidades de resgate.

Para que você possa conhecer melhor esses planos, sugerimos que você acesse o site do HSBC: https://www.hsbc.com.br/

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    11 resposta em “HSBC Previdência Privada: PGBL e VGBL

    1. Olá meu e Rosania Lima silva, gostaria de saber como faço para ter acesso ao meu extrato?
      Não Estou recebendo e queria saber mais detalhes sobre esse plano.

      1. Maria, o HSBC agora é parte do Bradesco.
        Sugerimos que procure sua agência para saber mais detalhes sobre a migração destes produtos.

      2. Vc pode instalar o aplicativo do banco, verificar seu extrato e imprimir.
        É mais fácil, barato e vc controla quando quiser.
        Ana Clara – PoA – RGS

    2. Olá, Boa noite.
      Preciso do rendimento de 2016 para minha declaração de renda. Não estou conseguindo acessar essa pagina.
      Desde já agradecida!

    3. Boa tarde! Tenho uma conta antiga de PGBL no antigo HSBC. Como procedo para localizar essa conta?

    4. Continua após a publicidade

    5. Tenho os planos de previdência VGBL e PGBL do HSBC . Vou transformar em renda . Na contratação me foi informado que o fato de indicar no preenchimento da proposta o tip0 de Renda pretendida como vitalício que eu poderia com trinta dias antes da concessão de acordo com o Manual Seção II ” Do Período de BenefíciosArt. 55 ” Até trinta dias úteis antes da data de conceção do Benefício, estipulada naProposta de Inscrição e no Certificado de Participante, poderá ele solicitar à HSBC Seguros a alteração do Benefício originalmente contratado por outro previsto no Regulamento. Gostaria da confirmação do procedimento.

    6. Julieta 17/07/2018 gostaria de obter informações sobre o fundo de pensão que recebo e não consigo.O que faço?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *