Hotmart ou Monetizze? Entenda como escolher entre as duas plataformas

Seja Hotmart ou Monetizze, você deve considerar o que cada uma das plataformas de afiliados oferece antes da sua decisão final. Saiba mais!

Victor Leitao
Victor Leitão

Hotmart ou Monetizze? Entenda como escolher entre as duas plataformas

Se você quer trabalhar em casa e ganhar dinheiro usando seu computador ou do celular, em algum momento, irá se deparar com grandes nomes do mercado como Hotmart ou Monetizze. 

Essas plataformas trabalham no segmento de marketing de afiliados e cada uma traz consigo funcionalidades únicas e uma seleção variada de produtos digitais. 

Continua após a publicidade

Aliás, esses detalhes podem fazer toda a diferença na hora da sua escolha de empreender no mercado digital.

Além disso, existem ainda outros detalhes importantes e cruciais que todo profissional deve considerar antes de escolher entre as plataformas de afiliados. 

Continua após a publicidade

Por isso, o iDinheiro criou este material que mostra como escolher entre Hotmart ou Monetizze, seja o seu objetivo empreender online, seja só ganhar dinheiro aos finais de semana.

O que é uma plataforma de afiliados?

Uma plataforma de afiliados é um lugar para disponibilizar seus produtos digitais para venda ou tornar-se um vendedor comissionado para outros infoprodutores.

Esses modelos de negócios surgiram em 2011, ganham cada vez mais espaços e novas adesões de profissionais de marketing. Isso por conta do processo até então, único.

Assim, no Hotmart ou Monetizze, o processo de venda e ganho é bastante simplificado, sendo resumido da seguinte maneira:

Continua após a publicidade

  • o infoprodutor cadastra seu material na plataforma, estipula valores de venda e percentual de comissionamento para quem conseguir vendê-lo;
  • o afiliado, por sua vez, escolhe os infoprodutos que deseja comercializar considerando, principalmente, seu público-alvo e qualidade da proposta do infoprodutor;
  • quando uma venda é realizada, o infoprodutor e o afiliado recebem seus ganhos, um pelo produto vendido e o outro, pela comissão pelo serviço comercial prestado.

Desta forma, tanto o infoprodutor quanto o afiliado encontram uma facilidade para gerar renda na internet, podem conseguir resultados rápidos e outros benefícios.

Quais são os benefícios de trabalhar com a Hotmart ou Monetizze?

O uso de um programa de afiliados pode impactar as finanças de infoprodutores e profissionais de marketing digital positivamente e de maneiras diferentes.

Por isso, o iDinheiro vai mostrar quais são os benefícios de forma separada, para que você consiga ter melhor visualização sobre cada um dos papéis exercidos nesta função.

Benefícios para infoprodutores

Entre os benefícios para produtores de conteúdos, trabalhar com empresas como Hotmart ou Monetizze podem te ajudar a:

Continua após a publicidade

  • ganhar mais visibilidade para seus conteúdos;
  • contar com uma rede de vendedores engajados que segmentam suas vendas, ou seja, atingem públicos específicos e alinhados com os conteúdos desenvolvidos pelos infoprodutores;
  • aumentar o tráfego no site;
  • crescimento de vendas orgânicas;
  • acesso aos mais variados tipos de profissionais;
  • estratégias de divulgação criadas por especialistas.

Entre todas as vantagens, a que mais se destaca é a visibilidade extra garantida ao produto.

Seja Hotmart ou Monetizze, ambas contam com profissionais que divulgam o infoproduto em sites, canais do YouTube e blogs que são alinhados com o nicho do infoprodutor e podem ter centenas de acessos.

Quer um exemplo? Imagine que você crie um e-book sobre receitas veganas para cachorros. Bem específico, certo?

Entretanto, afiliados que têm canais, grupos e redes sociais voltadas para cuidados com pets podem ver potencial de venda e divulgarem o infoproduto.

Continua após a publicidade

Assim, como seus seguidores e fãs também são bem segmentados, ou seja, são pessoas que têm pet, as chances de conversão da venda são muito maiores, certo?

Benefícios para afiliados

Entre os benefícios para profissionais que vão atuar como afiliados, podemos mencionar alguns, como:

  • facilidade para realizar o cadastro nas empresas;
  • ganhos de acordo com a expertise deste universo;
  • flexibilidade de trabalho e de horários;
  • possibilidade de atuação como um intermediador entre consumidor e produtor;
  • intermediação com o afiliado e o infoprodutor;
  • escolha dos infoprodutos que deseja trabalhar. 

Por conta do cenário de crise e com o encerramento de muitos postos de trabalho, a principal vantagem de ser um profissional de marketing de afiliados é a facilidade para participar.

Você não precisa ter formação superior completa, por exemplo! Nem mesmo, atuar na área de marketing. Aliás, dá para atuar na sua área e aumentar sua autoridade nela.

Se você é paisagista e produz ou promove um conteúdo digital pela Hotmart ou Monetizze que fala sobre jardinagem, vai manter seu nome relacionado ao setor, entende?

Continua após a publicidade

De acordo com o estudo Ad Spend, o mercado digital brasileiro recebeu 18 bilhões de reais em  investimento apenas no ano de 2018 e isso significa que esse mercado pode estar ainda mais agitado.

Ou seja, você consegue fazer uma renda extra e ainda fortalecer sua autoridade no assunto.

Contudo, vale ressaltar que não basta apenas se inscrever. 

Você também precisa escolher entre Hotmart ou Monetizze, e entender a diferença sobre cada uma das empresas pode ser determinante para um trabalho de longo prazo.

Como funciona a Hotmart?

A Hotmart conecta infoprodutores a uma extensa rede de afiliados e disponibiliza soluções para tirar cursos e outras ideias do papel.

Continua após a publicidade

A plataforma da empresa vem implementando novas funções que tem atraído bastante produtores, como é o caso da sala de membros e do editor de páginas.

Para infoprodutores

Com a sala de membros, um produtor consegue criar, organizar e distribuir um ambiente online ideal a quem deseja pôr um curso em prática ou ministrar uma aula sobre os mais variados temas.

No caso do editor de páginas, o produtor consegue personalizar uma página e realizar vendas em um ambiente que seja a cara do próprio produto. 

Desta forma, ele não precisa elaborar um ecommerce complexo se desejar realizar uma simples venda.

Continua após a publicidade

Afiliados

No caso dos afiliados, os profissionais têm o direito de buscar por produtos e aderir sempre ao mais vantajoso a eles. 

Além disso, todo o trâmite de pagamento é realizado com segurança pela própria Hotmart.

Como trabalhar com a Monetizze?

Já a Monetizze une produtores e uma rede seleta de afiliados espalhados por todo mundo, todavia, conta com soluções mais limitadas por ser um pouco mais nova.

Na tela inicial de login, o produtor consegue inscrever produtos físicos ou digitais, além de poder aguardar a adesão das centenas de afiliados inscritos na plataforma para ajudarem na venda dos seus produtos.

Integração

A plataforma se destaca nas possibilidades de integração com outros serviços digitais, como o MailChimp, a Aweber e o WordPress.

Continua após a publicidade

Por isso, alguns profissionais mais acostumados com as soluções mencionadas costumam não abrir mão delas, pois acabam facilitando o trabalho e a integralização de serviços no dia a dia do negócio. 

Fora isso tudo, a plataforma também assegura ao infoprodutor o direito de escolha dos produtos e o recebimento das comissões.

Hotmart ou Monetizze: quais são as principais diferenças entre elas?

Em aspectos técnicos, Hotmart ou Monetizze possuem uma boa plataforma que acabam dando margem para o desenvolvimento de um bom trabalho, seja por parte do produtor, seja por parte do afiliado. 

No entanto, existem diferenças cruciais no público das plataformas.

Hotmart

Por ser uma das pioneiras deste mercado, a Hotmart conta com mais cursos e infoprodutos, e acaba sendo uma das principais escolhas do público mais conservador.

Continua após a publicidade

Além disso, com milhares de afiliados acumulados desde a sua criação, a concorrência em qualquer segmento pode ser grande, já que existem produtos de mais de 200 nichos de mercado. 

Entretanto, os que mais se destacam no site da empresa são:

  • finanças;
  • idiomas;
  • desenvolvimento pessoal;
  • saúde;
  • gastronomia.

Monetizze

Enquanto a Monetizze, por ser um pouco mais nova, disponibiliza produtos digitais e físicos, por mais que a situação possa parecer peculiar. 

Aqui, por mais que existam produtos de diferentes áreas, ainda não existe tanta concorrência como na empresa anterior.

Desta forma, a escolha de produtos para se tornar afiliado, ou se você é produtor e está buscando alguém para ajudar na divulgação do produto digital torna- se muito mais simples. 

Continua após a publicidade

Entre os segmentos mais procurados pelos usuários da plataforma, podemos destacar alguns como: 

  • marketing digital;
  • relacionamentos;
  • saúde;
  • bem-estar.

Qual empresa devo escolher, Hotmart ou Monetizze?

Agora que você já conhece as principais características de cada uma das empresas, escolher entre a Hotmart ou Monetizze será algo bastante pessoal. 

Para te ajudar neste processo, leve em consideração o seu público-alvo. No caso, se ele for mais tradicional, a probabilidade de já terem escutado falar da Hotmart será maior.

Assim, se a credibilidade da marca pesar na decisão de aquisição do produto, a primeira opção se torna mais relevante. 

Agora, se você quer ganhar mais campo de mercado e explorar novos horizontes, a Monetizze pode ser uma boa alternativa de trabalho. 

Continua após a publicidade

Todavia, se você quiser marcar presença em diferentes cenários e atingir públicos distintos, cadastrar seus itens digitais em ambas as empresas pode te dar um bom direcionamento de trabalho.

Desta maneira, além de conseguir comparar qual plataforma apresenta melhor resultado, você poderá desenvolver estratégias para alavancar ainda mais o seu objetivo. 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber conteúdos sobre empreendedorismo em tempo real.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.