Planos para adotar o home office permanente na Petrobras foram anunciados pela empresa na última segunda-feira, 31.
Até então, funcionários estavam em trabalho remoto desde o início da pandemia e permaneceriam até o final de dezembro.
Continua após a publicidade
Nesse sentido, a partir do dia 1º de setembro, funcionários poderão sinalizar sua vontade de aderir ao novo modelo de trabalho ou não. Prazo de comunicação para o RH é de três dias.
Saiba mais sobre as informações, divulgadas pelo portal da Revista Exame.
Opção não é obrigatória
Medida vale para todos os funcionários administrativos. Ao todo, 28.500 pessoas em todo o Brasil poderão permanecer em casa mesmo após a pandemia.
Quem optar pelo home office permanente na Petrobras não precisa manter a decisão de forma permanente, assim como a escolha não é obrigatória.
Nesse sentido, o profissional pode indicar uma menor frequência de idas à empresa ou até mudar de ideia no futuro caso não se adeque ao modelo no longo prazo.
De toda forma, o gerente de executivo de RH, Cláudio Costa, em entrevista para a Exame, acredita que a adesão será alta.
Em pesquisa com mais de 13 mil empregados, cerca de 86% gostou da experiência de teletrabalho, definindo-a como ótima ou boa. 82% dessas pessoas têm interesse em adotar o teletrabalho definitivo no período de até três dias.
O executivo avalia que haverá uma redução de custos para a empresa, mas que o objetivo real foi buscar por uma maior eficiência unida ao “aumento na qualidade de vida, produtividade e engajamento”.
Dados sobre a pesquisa de home office permanente na Petrobras são positivos
Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela Exame, 60% dos funcionários afirmaram que a produtividade aumentou durante o período de quarentena.
Outros 34% perceberam uma manutenção da produtividade. Sobre as vantagens, 92% acreditam que a principal delas é o menor risco de exposição à Covid-19.
Além desse benefício, 91% apontaram a a ausência de deslocamento para o escritório e 64% das pessoas relataram melhor qualidade de vida.
Quer continuar acompanhando as novidades sobre o regime de home office permanente na Petrobras? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real.
Continua após a Publicidade