Home broker: como usar essa plataforma de investimentos? Veja exemplos!

O home broker é uma plataforma de investimentos que pode ser usada de casa para operar na bolsa de valores. Veja diversos exemplos.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes
home broker demonstrativo

Home broker: como usar essa plataforma de investimentos? Veja exemplos!

Uma sala enorme, tumulto, muita gente gritando e falando ao telefone. É nisso que você pensa quando se fala em bolsa de valores? Pois saiba que essa cena deixou de existir há um bom tempo! Hoje, graças à tecnologia, todas as operações são feitas virtualmente.

Assim, a bolsa se transformou em uma excelente opção para investir, aumentar seu patrimônio no longo prazo e alcançar a tranquilidade financeira.

Continua após a publicidade

Felizmente, a popularização da internet tornou o processo de investir em ações bem mais fácil e acessível a todos. O que antes só era possível por intermédio de um operador, hoje pode ser realizado no conforto de casa ou de qualquer lugar, com o seu computador ou até mesmo pelo smartphone.

Sabe como? Utilizando o home broker. Mas o que esse termo significa? Continue lendo para entender isso e mais:

  • o que é home broker;
  • quais as vantagens de utilizá-lo;
  • o passo a passo para investir na bolsa;
  • como utilizar o home broker;
  • exemplos de vários bancos e corretoras;
  • e qual é o melhor home broker.

Home broker: o que é e como funciona?

O home broker é uma plataforma online que conecta investidores que querem comprar e vender ativos de renda variável. Seu significado, isto é, a tradução literal para o português, é “corretor de casa”. Ou seja, o home broker levou a função do antigo corretor de ações para dentro da sua casa.

Continua após a publicidade

Assim, por meio da corretora de valores podemos acessar a bolsa de valores com autonomia. Com essa tecnologia, é possível:

  • comprar e vender ações, ETFs, BDRs, fundos imobiliários e derivativos;
  • controlar sua carteira de ativos e o saldo financeiro;
  • visualizar gráficos e cotações;
  • acompanhar as ordens de compra e venda enviadas para a bolsa.

Um grande diferencial dessa interface, inclusive, é a possibilidade de visualizar todas as cotações em tempo real. Desse modo, o investidor pode acompanhar todas as oscilações diárias de um ativo para, então, tomar suas decisões de compra e venda.

Vantagens do home broker

O acesso à bolsa de valores em casa não é a única coisa boa dessa tecnologia. Podemos destacar, também, vantagens como:

  • agilidade: o home broker eliminou a necessidade de entrar em contato com a corretora para fazer um pedido de ordem, possibilitando que você possa aproveitar as melhores oportunidades de negócio;
  • mobilidade: você só precisa de acesso à internet, assim, você pode operar em casa, durante viagens, ou em qualquer outro lugar que queira;
  • economia: os custos são reduzidos para operar via home broker. Como as operações são feitas pelo próprio investidor, a taxa de corretagem é menor do que as taxas para transações feitas através da Mesa de Operações;
  • monitoramento: pela plataforma você pode acompanhar bem de perto suas operações, para saber se as suas ordens já foram executadas, por exemplo. Além disso, você também tem acesso a dados administrativos, como seu saldo financeiro, e pode checar sua carteira de ações sempre que quiser.

Como operar na bolsa via home broker?

Acessar essa plataforma é muito simples. Confira, abaixo, 3 passos para começar.

1. Escolha uma boa corretora de valores

Em primeiro lugar, para operar na Bolsa de Valores, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores (ou banco digital com corretora). Isso porque todo home broker está atrelado a uma corretora, mesmo que não seja a plataforma exclusiva da instituição em questão.

Continua após a publicidade

Então, se você deseja realizar suas próprias operações, escolha uma empresa de confiança, analisando diversos critérios que vão muito além do preço, como:

  • a corretora é confiável?
  • a interface é agradável?
  • como é o atendimento ao público?
  • existe alguma taxa para investir pelo home broker?

Vale mencionar que o uso do home broker é grátis, o que você paga são taxas da B3 e da corretora quando faz uma compra ou venda, ou seja, quando você gera uma ordem e ela é executada.

Aliás, algumas corretoras não cobram taxas de corretagem e custódia, podendo ser uma ótima alternativa para quem opera pouco. Isso é especialmente interessante para os iniciantes, pois a tendência é que comecem com pouco dinheiro, fazendo com que não valha a pena ter esses custos.

Para saber mais sobre corretoras de valores para iniciantes e pequenos investidores, confira este artigo completo.

2. Abra a sua conta e ative a plataforma

Uma vez escolhida a sua corretora, para começar a operar, você deve abrir a sua conta e ativar o seu home broker.

Continua após a publicidade

Via de regra, você vai precisar fazer o teste do perfil de investidor antes de ter acesso à plataforma, sendo que a maioria das corretoras só permite esse tipo de operação para investidores com perfil moderado ou arrojado. Depois disso, já pode começar a operar. Suas ordens de compra e venda serão enviadas para a sua corretora e transmitidas para a B3, que é a bolsa do Brasil, antiga BM&F Bovespa.

3. Conheça o mercado de ações

Para começar a utilizar o home broker, não basta saber fazer o operacional. É preciso, também, estudar o mercado de ações e a própria plataforma.

Seu sucesso, aliás, virá por meio da união de muita prática e conhecimento. Por isso, é importante aprender como investir em ações, pois existem muitos conceitos e técnicas nesse meio. A partir do momento que você os domina, pode utilizá-los para te auxiliar a encontrar as melhores oportunidades e realizar lucros.

Aqui vão algumas ideias para aprender efetivamente:

  • busque artigos sobre termos e processos que você não conhece (aqui no iDinheiro tem vários!);
  • siga profissionais do mercado nas redes sociais, como especialistas e analistas de investimentos;
  • procure tutoriais e vídeos informativos e educativos sobre os ativos que deseja operar;
  • acompanhe notícias de empresas das quais você está interessado em adquirir ações;
  • acesse sites de notícias mundiais e procure entender como elas podem afetar o mercado de ações.

É claro que você não vai saber tudo em uma semana ou um mês, mas esse é um bom modo de se familiarizar com o mercado e começar a entender suas dinâmicas. Com o tempo, as coisas ficam muito mais fáceis!

Continua após a publicidade

Como usar o home broker

Para mostrar a interface e as partes que compõem a plataforma, vamos utilizar o home broker do Banco Inter. Escolhemos esse, pois é o formato padrão e muitas corretoras disponibilizam o mesmo, a não ser que seja uma plataforma personalizada.

Abaixo, você vê uma captura de tela da plataforma:

captura de tela do home broker do banco inter

Numeramos as partes mais importantes para fácil entendimento:

  1. aqui você vê as informações dos papeis adicionados, como cotação máxima e mínima e a variação positiva ou negativa do dia;
  2. essa janela mostra alguns destaques de papeis, como maiores altas e baixas do dia;
  3. nessa parte, ficam as ordens lançadas e seu status, como “aberta” ou “executada”, por exemplo;
  4. esse é o livro ou book de ofertas, onde você vê a cotação do ativo em tempo real;
  5. essa pequena janela mostra qual seu limite financeiro para operar no home broker.

Além disso, destacamos também a boleta de ordem, onde você coloca todas as informações do ativo que pretende comprar ou vender. Você consegue acessar essa janela clicando nos botões verde e amarelo acima da lista de ativos.

captura de tela mostrando uma boleta de compra

Na boleta, você escolhe o ativo, o preço que quer pagar pela compra ou receber pela venda e a quantidade de papeis que quer negociar. Observe, também, que essa ordem é válida apenas para o dia, mas existem outras opções, como a ordem agendada, caso você não queira realizar a operação hoje.

Essa é só uma visão geral, mas, como você vê, são muitos detalhes! Então, antes de fazer seus investimentos, procure se familiarizar com a plataforma da sua corretora para entender onde fica cada parte, pois pode variar um pouco.

Continua após a publicidade

Caso precise de ajuda, não hesite em contatar o atendimento ao cliente e pedir orientações.

Exemplos de home broker

Dependendo da corretora ou banco que você resolver usar para investir, a plataforma pode variar um pouco ou muito. Algumas instituições personalizam seus home brokers, mas isso pode tanto ajudar quanto atrapalhar.

Veja, a seguir, capturas de tela de várias plataformas.

Home broker Banco do Brasilcaptura de tela homebroker do banco do brasil
Home broker Nu investcaptura de tela homebroker da easynvest
Home Broker Itaúcaptura de tela homebroker do itaú
Home broker Modalmaiscaptura de tela homebroker do banco modalmais
Home broker CM Capitalcaptura de tela home broker da cm capital
Home broker Óramacaptura de tela homebroker da órama
Home broker Ricocaptura de tela home broker da rico
Home broker Intercaptura de tela homebroker do banco inter
Home broker XPcaptura de tela homebroker da xp
Home broker Banrisulcaptura de tela homebroker do banrisul
Home broker Terra Investimentoscaptura de tela homebroker da terra investimentos

Qual o melhor home broker?

Como você viu, os layouts dos home brokers são bem diversos, alguns escuros, outros mais claros; uns com muitas informações e outros com menos. Mas, no fim das contas, todos têm mais ou menos as mesmas funções, mesmo que apresentadas de maneira diferente.

Por isso, o melhor home broker é aquele ao qual você se adapta bem. Além disso, a maioria oferece opções de personalização, ou seja, você tem liberdade para escolher o que aparece na sua tela.

Mesmo assim, há algumas coisas que você pode avaliar para decidir se vai usar a plataforma ou experimentar outra:

  • a plataforma tem boa usabilidade?
  • existem gráficos e outras ferramentas de análise?
  • ocorreu algum travamento enquanto você usava?
  • o atendimento é satisfatório?
  • o aplicativo oferece as mesmas funções?

Continua após a publicidade

Então, vale a pena fazer testes por um tempo e, se não estiver satisfeito, abrir uma nova conta. Afinal, você pode até mesmo transferir a custódia dos seus ativos para outro banco ou corretora sem custo nenhum.

Conclusão

Antigamente, era realmente complicado investir na bolsa aqui no Brasil. Talvez por isso apenas uma pequeníssima parcela da população brasileira investe nela, enquanto que, nos Estados Unidos, mais de 65% da população investe em ações.

Mas essa realidade vem mudando nos últimos anos. Hoje, já são mais de 3 milhões de brasileiros na B3. Um desses motivos, com certeza, é a facilidade que a tecnologia nos trouxe. Afinal, você viu como é fácil utilizar o home broker?

A ferramenta é excelente para quem quer acompanhar os investimentos de perto, tornando o ato de investir algo bastante autônomo e descomplicado.

Outro detalhe para quem quer começar a fazer uso da ferramenta é lembrar-se que ela é acessada apenas via internet, e depende da rede para funcionar. Portanto, é imprescindível cuidar da proteção dos seus dados de acesso e também da escolha da conexão de internet que você utilizará.

Por fim, um último conselho é que você controle suas finanças adequadamente para ter mais dinheiro disponível, visando realizar seus sonhos. Nesse sentido, se você ainda não utiliza um gerenciador financeiro no seu celular ou uma planilha, essa pode ser uma ótima alternativa! Usar alguma dessas ferramentas vai te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros muito mais rápido do que você pode imaginar.

E aí, o que achou desse artigo ? A sua opinião é muito importante para nós! Então, deixe seu comentário e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.