Aprenda a usar o Home broker Inter e conheça as funções

Veja as funcionalidades do aplicativo e do home broker desktop e saiba se ele é o ideal para você.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Para quem quer comprar ações ou outros ativos de renda variável, entender como acessar e usar o home broker é essencial. Essa é a plataforma que conecta investidores à bolsa de valores brasileira, com o intermédio de uma corretora de investimentos.

Se você quer aprender mais sobre essa tecnologia, leia este artigo. Aqui, vamos te mostrar como utilizar o home broker do Banco Inter, por isso, continue lendo para entender:

Continua após a publicidade

  • como acessar o home broker Inter;
  • como funciona o home broker Inter;
  • como enviar ordens de compra e venda;
  • outras funcionalidades;
  • taxas e custos da plataforma;
  • e mais.

Como acessar o home broker Inter?

Se você já tem sua conta aberta no Inter e nunca investiu, o primeiro passo é fazer seu teste de perfil de investidor. São algumas perguntas sobre sua experiência que vão ajudar o banco a entender seu momento. Ele é obrigatório em todos os bancos e corretoras de valores, conforme direcionamento da CVM.

Após o resultado, que é imediato, acessar o home broker é bastante simples! Na tela principal do aplicativo, clique em “investir”.

Continua após a publicidade

captura da tela inicial do app banco inter

Em seguida, é só clicar no botão que leva para o home broker!

captura de tela da página de investimentos do banco inter

Se você prefere acessar a plataforma pelo computador, também é muito fácil. Entre no site e faça login na sua conta. Você vai precisar ter seu celular por perto para pegar o código iSafe no aplicativo. Essa é uma medida de segurança, portanto, não compartilhe esse número com ninguém.

Na tela principal, clique em “investimentos” e escolha a opção “home broker”.

captura da tela principal da conta do banco inter no desktop

A seguir, basta clicar no botão indicado na tela.

home-broket-inter-desktop-2

Observe que o home broker abre em pop-up, que pode estar bloqueado no seu navegador. Portanto, permita que a página abra para poder acessar a plataforma.

Como funciona o home broker Inter?

A plataforma de investimentos do Banco Inter é totalmente gratuita e permite que você negocie, por conta própria, ativos de renda variável, como:

Não há taxa de corretagem, mas podem haver outros custos, como taxas da B3 que são cobradas de acordo com o volume financeiro das negociações, ou seja, quanto você compra ou vende. Mesmo assim, são custos bastante baratos, o que permite que qualquer um possa operar com pouca grana.

Continua após a publicidade

Como enviar uma ordem de compra ou venda no home broker Inter?

Vamos começar pelo aplicativo. Acesse o home broker como mostramos acima. Depois, siga as instruções:

1. Na tela inicial do home broker Inter, adicione o ativo de seu interesse.tela inicial do home broker inter
2. Para enviar uma ordem de compra ou venda, clique sobre o ativo no painel ou no botão “operar”, abaixo.tela inicial do home broker inter
3. Na boleta de ordem, preencha os dados do ativo, como código, quantidade e preço. Por fim, clique em “comprar” ou “vender”.boleta de ordem do home broker inter
4. Antes de enviar sua ordem, confira os dados da operação na tela e digite sua assinatura digital. Caso vá fazer outras operações no mesmo dia, clique em “manter” para não precisar digitar a assinatura novamente.confirmação de ordem
5. Na aba “ordens”, você vê o status da sua ordem. Arraste para a esquerda para saber se ela está aberta, parcialmente executada ou executada. Você também pode cancelar (no x) ou alterar (no lápis) sua ordem.relação de ordens

Veja, agora, como enviar ordens pela plataforma do computador:

1. Na tela inicial, adicione o ativo do seu interesse.

tela inicial do home broker inter desktop

2. Para enviar uma ordem de compra ou venda, clique nos botões indicados ou sobre um ativo.

tela do home broker inter indicando botões de compra e venda

3. Uma boleta de ordem será aberta. Preencha com o código, a quantidade e o preço do ativo. Insira sua assinatura eletrônica e clique em “comprar” ou “vender”.

boleta de compra

4. Logo abaixo, no acompanhamento, você vê o status da sua ordem e outras informações.

home broker inter mostrando a aba de acompanhamento de ordens

Outras funcionalidades do home broker Inter

Além da ordem comum, que explicamos acima, o home broker Inter também oferece ordens do tipo stop e stop móvel. Cada uma delas funciona de maneira diferente:

  • ordem comum ou limitada: é executada no melhor preço possível para o investidor e é válida apenas para o mesmo dia. Ideal para compras ou vendas imediatas.
  • ordem stop: permite criar uma janela de preços (disparo e limite) onde o investidor quer que a ordem seja executada e pode ser agendada. Ideal para compras ou vendas em preços específicos.
  • ordem stop móvel: parecida com a anterior, mas com a opção adicional de um ajuste de preços, que sobe conforme a cotação do ativo. Ideal para limitar perdas, especialmente no trade.
boletas de ordem stop e stop móvel

Na versão desktop, você também pode acessar abas que não estão disponíveis no aplicativo. Veja as especificações de cada uma:

abas do home broker inter
  1. destaques: veja as maiores altas e maiores baixas do dia na bolsa de valores;
  2. financeiro Bovespa: veja o total disponível para você operar com alavancagem;
  3. livro de ofertas: veja quem está comprando ou vendendo um ativo específico naquele momento.

Por fim, no botão “mais” do aplicativo ou em “minha conta” no desktop, você encontra seus dados pessoais, notas de corretagem e outras informações.

Continua após a publicidade

Home broker Banco Inter: taxas e custos

Como dissemos, o home broker do Banco Inter é grátis, ou seja, você não paga taxa de corretagem para o banco. Porém, a bolsa de valores cobra algumas tarifas que não podem ser zeradas por corretora nenhuma. São elas:

  • taxa de negociação (ou emolumentos): 0,005% sobre o volume negociado;
  • taxa de liquidação: 0,025% sobre o volume negociado.

Existe ainda a taxa de custódia, mas a maioria das corretoras não repassa esse custo ao investidor.

Para saber o quanto foi cobrado, você precisa conferir a sua nota de corretagem, que é gerada no fim de cada dia de pregão. Caso você faça uma venda, pode haver também a discriminação do imposto de renda, que, para ações, há isenção de até 20 mil reais em vendas no mês. Portanto, se você vendeu abaixo desse valor, pode desconsiderar esse custo na nota.

Caso decida operar no mercado futuro, também não há corretagem, mas atente-se para as seguintes taxas:

taxas mercado futuro banco inter
Fonte: Banco Inter

RLP nas corretoras: o que é e quando vale a pena ativar?

Afinal, o home broker do Banco Inter é bom?

Depois de te apresentar todas as características do home broker Inter, talvez você ainda esteja em dúvida se ele é realmente bom. Isso é importante avaliar, já que não basta ter as funções, é preciso que a plataforma também funcione corretamente.

Apesar de ainda estar longe de ser um dos melhores home brokers do mercado, quem opera há algum tempo pode notar a evolução da corretora. Além da gratuidade, o acesso é bastante fácil, o layout é simples e intuitivo. Por isso, a plataforma de investimento do Inter pode ser a melhor escolha para quem está começando, com a vantagem de estar ligada ao banco, o que facilita as transações financeiras.

Continua após a publicidade

Para aqueles que gostam de fazer operações mais curtas, como swing trade ou day trade, esse home broker deixa a desejar pela falta de recursos como gráficos e um livro de ofertas mais detalhado. Nesse caso, o trader pode optar pelo Home Broker Pro, que é uma versão paga e com mais funcionalidades, ou pela plataforma gráfica Tryd.

Se preferir, listamos também as melhores corretoras para day trade.

Menor de idade pode investir pelo home broker?

O Banco Inter oferece uma conta digital também para menores de idade, a Banco Inter Kids. Ela dá acesso à várias funcionalidades, inclusive a investimentos. Porém, não é possível acessar o home broker na conta de um menor de 18 anos.

Nesse caso, os pais podem investir na própria conta em nome dos filhos ou procurar corretoras que permitam que crianças e adolescentes operem ações e outros ativos. Mesmo assim, recomendamos que seja tudo muito bem supervisionado e que o menor entenda as funções e limitações de cada plataforma.

Conclusão

Agora que você já sabe como usar o home broker do Banco Inter, já pode começar a explorar o mercado da renda variável. Como você viu, a plataforma é bastante simples e amigável ao investidor iniciante. Se ela atende às suas necessidades, então pode ser a ideal para você.

Por fim, tão logo comece a operar, nosso conselho é que você não deixe de estudar sobre os ativos, seus riscos e possibilidades. E, caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, não hesite em contatar um atendente da corretora para te auxiliar.

Na bolsa de valores há muitas oportunidades, mas ter conhecimento sobre o que fazemos é a melhor forma de diminuir as chances de algo sair errado.

Sugestões de leitura:

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.