Havan desiste de IPO; entenda os motivos

A varejista Havan, do empresário Luciano Hang, desiste oficialmente de realizar IPO. Com isso, já são 14 IPOs cancelados em 2020.

LilianCH
Lilian Calmon

A varejista Havan, do empresário Luciano Hang, desiste oficialmente de realizar seu IPO (oferta inicial de ações na bolsa de valores), conforme foi divulgado no site da Comissão de Valores Imobiliários (CVM)

A operação teria como coordenadores Itaú BBA, XP Investimentos, BTG Pactual, Morgan Stanley, Bank of America, Bradesco BBI, Banco Safra e Santander Brasil.

Continua após a publicidade

Ao todo, já são 14 IPOs cancelados em 2020. Entre os exemplos mais recentes, destaque para a Riva 9 e a You Inc, do setor de construção, a butique de investimentos BR Advisory, a empresa de telecomunicações Triple Play e a companhia de gás Compass, controlada pela Cosan.

Com informações do Valor Online e da Reuters.

Havan desiste de IPO: valuation da companhia estaria “bastante esticado”, disseram fontes

De acordo com fontes ouvidas pelo Valor Online, o valuation (estimativa do preço justo de uma ação) da Havan estaria “bastante esticado”.

Em agosto, a ambição de Hang era estrear na B3 com a companhia valendo 100 bilhões. E, agora, ele não estaria disposto a ceder a uma avaliação inferior a R$ 70 bilhões.

Os recursos do IPO da empresa seriam usados em investimentos para a expansão de lojas e do centro de distribuição, abertura de novas lojas, suporte do crescimento orgânico, tecnologia e reforço no capital de giro.

A desistência da Havan é vista como um revés para Hang, apoiador do presidente Jair Bolsonaro. A decisão também assinala a volatilidade do mercado de oferta de ações no país.

Mesmo com recordes em 2020 por conta da queda da taxa básica de juros na mínima histórica, há um clima de incerteza em razão dos efeitos econômicos da pandemia.

Conheça um pouco da história da Havan

A primeira loja da Havan foi inaugurada em 1986 na cidade de Brusque (SC). Hoje ela está presente em 17 estados e tem 151 lojas físicas. Muitas delas têm como marca uma réplica da Estátua da Liberdade em sua fachada.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre os IPOs? Então, assine a newsletter do iDinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.