Hackers se passam pela Netflix e roubam dados bancários de usuários. É o que identificou a empresa de segurança digital ESET.

A ação criminosa é chamada de “phishing” e consiste em estratégias para enganar uma pessoa e levá-la a tomar ações que, sem seu conhecimento, compartilham dados sensíveis com os hackers.

Continua após a publicidade:

No caso dessa em específico, um e-mail falso leva os assinantes a acreditarem que estão com mensalidades atrasadas. Ao tentar se regularizar, acabam tendo informações comprometidas.

Entenda mais sobre a ação. Informações foram divulgadas em reportagem da Exame.

Hackers se passam pela Netflix em email falso

A ação ocorre da seguinte maneira: os hackers enviam um e-mail e nele comunicam que o usuário está com o pagamento atrasado.

O cliente, ao receber esta mensagem que tem o nome de “alerta de notificação”, é levado a acreditar que precisa regularizar o pagamento imediatamente para que a conta não seja suspensa.

Nesse sentido, é possível fazer a atualização de forma “automática”, clicando em um botão que pede uma série de dados particulares, como CPF e cartão de crédito.

Ataques cresceram durante a pandemia

A empresa de segurança digital ESET divulgou dados importantes sobre ataques online em meio à pandemia.

Durante a quarentena, foi registrado um aumento de 600% nessas ocorrências quando comparamos o mesmo período do ano passado. A América Latina, particularmente, foi um continente muito afetado.

Nesse sentido, é importante se atentar para não ser a próxima vítima desses ataques.

A empresa dá como principal dica a verificação se o e-mail possui algum endereço eletrônico registrado. Se você pesquisar e perceber que nos canais oficiais da empresa não existe nenhuma menção ao endereço, é possível que se trate de um golpe.

De forma geral, sempre que você receber qualquer forma de contato online de empresas, verifique nos canais oficiais se a mensagem é consistente ou se existem dúvidas. No menor dos sinais de desconfiança, entre em contato com o suporte.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre a ação em que hackers se passam pela NetflixEntão, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real. 

Publicidade