Notícias

Habilidades profissionais: conheça as principais hoje em dia, segundo um estudo da Salesforce

Isabella Proença
Isabella Proença
bolas de papel e lâmpada, representando habilidades profissionais

Pesquisa feita pela Salesforce elenca as principais habilidades profissionais em curto prazo, para os próximos 6 meses. Confira as mais citadas.

De acordo com a pesquisa “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, há 11 habilidades profissionais necessárias para os próximos 6 meses.

O estudo, realizado pela Salesforce, ouviu em torno de 2 mil brasileiros e o resultado é composto pelas principais competências citadas pelos entrevistados, em ordem crescente de importância.

Continua após a publicidade

Competências como adaptabilidade e a colaboração se destacaram como algumas das principais habilidades para profissionais terem a curto prazo. Saiba mais.

Entenda as principais habilidades profissionais

Segundo o estudo, as principais habilidades profissionais são:

  1. Adaptabilidade;
  2. Colaboração;
  3. Resiliência;
  4. Criatividade;
  5. Habilidades comerciais;
  6. Análise de dados;
  7. Empatia;
  8. Pensamento crítico;
  9. Ciência de dados;
  10. Inclusão;
  11. Programação e desenvolvimento de aplicativos e web.

Abaixo, entenda um pouco mais sobre cada uma das habilidades mencionadas na pesquisa.

Adaptabilidade

Tida como importante para a grande maioria dos entrevistados (95%), a adaptabilidade é a capacidade de se ajustar às transformações e mudanças dos processos do ambiente corporativo.

Continua após a publicidade

Além disso, pessoas adaptáveis conseguem lidar da melhor maneira possível com os novos desafios e alterações na rotina de forma geral.

Colaboração

A habilidade de colaboração foi citada por 92% dos participantes do estudo e consiste em saber lidar com diferentes perfis, opiniões e perspectivas da equipe de trabalho.

Quem tem essa habilidade entende que trabalhar em conjunto, com sinergia e de maneira coesa, é fundamental para que os melhores resultados sejam alcançados.

Resiliência

Resposta de também 92% dos entrevistados, ser resiliente é ter a capacidade de lidar com situações adversas, superar problemas, obstáculos e pressões.

Continua após a publicidade

Pessoas resilientes reagem a essas situações de forma positiva, sem entrar em conflito emocional ou psicológico.

Criatividade

Criatividade é a habilidade de conectar novas informações e, a partir dessa conexão, construir ideias inovadoras para apresentar uma proposta diferente.

Essa competência foi mencionada por 91% dos brasileiros ouvidos na pesquisa.

Habilidades comerciais

As habilidades comerciais são um conjunto de habilidades profissionais, que incluem boa comunicação, alto poder de persuasão e sólidos conhecimentos sobre o produto ou serviço.

Ao todo, essas habilidades foram citadas por 91% dos entrevistados.

Análise de dados

Essa habilidade foi citada por 90% das pessoas. Além do conhecimento em algoritmos para realizar a análise de dados, é preciso ter uma boa habilidade comunicativa para repassar os resultados ao restante da equipe.

Continua após a publicidade

Empatia

Empatia é a ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da mesma maneira que ela pensaria ou agiria na mesma circunstância. 89% dos entrevistados pela Salesforce a citaram.

Pensamento crítico

Pensamento crítico é uma avaliação sobre um conteúdo, fato, comentário ou uma experiência, utilizando-se de argumentos sólidos e coerentes para determinar uma resposta diante de um estímulo. A habilidade foi considerada importante por 88% dos participantes da pesquisa.

Ciência de dados

Mencionada por 87% dos entrevistados, a grosso modo, a ciência de dados é um conjunto de habilidades técnicas para a resolução de problemas complexos, além da curiosidade para explorar quais problemas precisam ser resolvidos. Envolve matemática, ciência da computação e observação de tendências.

Inclusão

A inclusão é o ato de incluir pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Profissionalmente, a inclusão representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que compõem o mercado de trabalho, em suas inúmeras esferas. 83% dos participantes do estudo citaram essa habilidade.

Programação e desenvolvimento de aplicativos e web

Por fim, a programação e desenvolvimento de aplicativos e web atua no desenvolvimento de apps ou sistemas, programando nativamente ou por meio de outras linguagens, para dispositivos móveis (celulares e tablets).

Essa habilidade foi citada por 82% dos entrevistados pela Salesforce.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba mais informações relevantes sobre diretamente no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *