Os contribuintes que tiveram guias adiadas do Simples Nacional começarão a realizar o pagamento a partir desta terça-feira, 20.
Com isso, as mensalidades referentes aos meses de março, abril e maio que puderam ser adiadas por conta da pandemia provocada pela Covid-19, serão cobradas juntamente às guias válidas referente do mês atual.
Continua após a publicidade
Ou seja, caso não tenha pago o DAS de março, será necessário fazer o pagamento desta guia juntamente com a de setembro, válida para pagamento em outubro.
Guias adiadas do Simples Nacional – Como vai funcionar o calendário?
As primeiras mensalidades que deverão ser pagas em conjunto com a do mês em vigência serão as de março.
Com isso, as guias adiadas do Simples Nacional vão funcionar com o seguinte calendário:
- Março: Deverá ser pago juntamente com o mês de outubro (competência de setembro);
- Abril: Deverá ser liquidado junto com a guia do mês de novembro (competência em outubro);
- Maio: Será paga em conjunto com a mensalidade de dezembro (competência de novembro).
Como o microempreendedor deverá lidar com a situação?
O pagamento das guias adiadas do Simples Nacional deverá ser feito de acordo com as datas mencionadas anteriormente.
Caso o pagamento não aconteça, seu negócio correrá o risco de ser suspenso ou suas atividades não poderem ser mais exercidas.
Além disso, corre o risco do negócio ser excluído da guia do Simples Nacional e ser enquadrado no Lucro Presumido, onde o empreendedor precisará arcar com taxas muito mais altas para manter a empresa em funcionamento.
O que é um DAS?
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é uma das principais guias de recolhimentos de tributos de um negócio.
Por ser enquadrada dentro do Simples Nacional, acaba tendo tarifas reduzidas e pagamento realizado de maneira mensal, com obrigatoriedade de ser realizado até o dia 20 de cada mês.
Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para se manter informado sobre tudo o que acontece no universo das finanças.
Continua após a Publicidade