Vale a pena ter o Guanabara Card para as compras de supermercado? Saiba mais!

Vale a pena ter o Guanabara Card para as compras de supermercado? Saiba mais!   […]

flaviomariano
Flávio Mariano

Vale a pena ter o Guanabara Card para as compras de supermercado? Saiba mais!

 

Os Supermercados Guanabara são uma rede de lojas fundada em 1950 que atua tanto na cidade do Rio de Janeiro, como em outros municípios da Baixada Fluminense.

Hoje em dia 26 unidades, sempre no estado do Rio de Janeiro. Todavia, o grupo ficou conhecido em todo o Brasil por causa do Aniversário Guanabara.

Continua após a publicidade

Há 26 anos, no dia 18 de outubro, o evento reúne milhares de pessoas, que chegam a dormir na porta dos estabelecimentos a fim de garantir um bom lugar na corrida pelos melhores preços das prateleiras.

Em 2020, porém, por causa da pandemia pelo novo coronavírus, foram necessárias algumas medidas de segurança e distanciamento em meio aos dias de promoção.

Continua após a publicidade

De toda forma, além dos vídeos virais e dos memes que conferiram à rede fama nos quatro cantos do país, os Supermercados Guanabara oferecem também facilidade de pagamento aos seus clientes – incluindo um cartão próprio, chamado de Guanabara Card.

Neste artigo, falaremos mais sobre as vantagens e desvantagens desse cartão e se vale a pena adquirir um, dependendo do seu perfil. Continue lendo para saber mais!

O que é o Guanabara Card e como ele funciona?

O Guanabara Card é um cartão de crédito sem anuidade que funciona exclusivamente para compras nos Supermercados Guanabara. Por não possuir bandeira, ele não pode ser utilizado em outros estabelecimentos comerciais e nem para compras pela internet.

Aproveite e conheça nosso conteúdo com os melhores cartões sem anuidade, e escolha o seu favorito!

Continua após a publicidade

Como pedir um Guanabara Card? Quais os requisitos?

Para adquiri-lo, é preciso ir até a loja mais próxima e apresentar os seguintes documentos:

  • identidade;
  • CPF;
  • comprovante de residência atualizado em seu nome;
  • comprovante de renda atual e/ou faturas pagas de outros cartões de crédito ou lojas reconhecidas (no caso de autônomos);
  • contrato de emissão e utilização do cartão de crédito impresso. 

O cartão pode ser fornecido para assalariados, pensionistas, aposentados, autônomos e profissionais liberais. A aprovação do crédito está sujeita a análise e a renda mínima exigida é de um salário mínimo mensal.

Para saber sobre o andamento da proposta, o cliente pode pedir um status na própria loja ou pela Central de Atendimento – ligando gratuitamente para 0800-724-1034 ou enviando uma mensagem diretamente para a ouvidoria por meio do site oficial.

Quais as vantagens do cartão do Guanabara?

O Guanabara Card oferece algumas vantagens para os clientes que optam por essa forma de pagamento dentro das lojas da rede. Entre elas, estão: 

Continua após a publicidade

  • 40 dias para pagar sem juros;
  • possibilidade de escolher entre 7 datas de vencimento;
  • até dois cartões adicionais (conforme renda);
  • fatura digital (pelo site, e-mail ou SMS);
  • anuidade zero (pagamento de uma taxa somente em caso de uso);
  • pagamento de fatura na loja ou no banco;
  • liberação de limite de forma imediata quando houver pagamento em loja;
  • cupons preenchidos automaticamente no check-out;
  • triplo de cupons da loja em caso de pagamento com o cartão da loja (para algumas promoções).

Diante dessa lista, podemos afirmar que o cartão pode ser bastante vantajoso para quem utiliza como supermercado principal as lojas da rede – visto que facilita bastante no pagamento e traz alguns benefícios para os clientes assíduos.

E as desvantagens?

Por não possuir bandeira, o cartão dos Supermercados Guanabara só pode ser utilizado dentro da própria rede: o que quer dizer que ele não será aceito em nenhuma outra loja, de nenhum setor.

Além disso, diferente de outros cartões de crédito oferecidos hoje em dia, o Guanabara Card não pode ser solicitado pela internet e não possui nenhum app para acompanhamento do uso – o que pode acabar complicando a vida dos clientes menos organizados.

Como o cartão Guanabara pode ajudar na sua gestão financeira?

Para quem deseja ter um maior controle sobre suas finanças pessoais, ter um cartão de crédito de uso exclusivo no supermercado pode ser uma boa maneira de separar os gastos com alimentação no dia a dia.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, fica mais fácil entender o quanto é gasto com as compras semanais ou mensais para a casa, incluindo alimentos, produtos de limpeza, higiene, açougue, padaria, entre outros. Entendendo os gastos, também fica mais fácil de economizar, se for o caso.

Além disso, por permitir o pedido de cartões adicionais (sujeito a análise), essa também pode ser uma boa opção para quem deseja deixar um cartão para compras com um dependente, mas que prefere que seja gasto apenas no supermercado.

Neste caso, as compras feitas pelos cartões adicionais chegam na fatura mensal de forma separada, o que também facilita a distinção entre os gastos.

Como fazer compras no supermercado sem estourar o orçamento familiar?

Diferente de fazer compras no shopping ou mesmo garantir aquela viagem dos sonhos, comprar no supermercado mensalmente é uma daquelas tarefas das quais não conseguimos fugir.

Continua após a publicidade

Afinal, todos precisamos nos alimentar, cuidar da limpeza da casa, comprar produtos de higiene pessoal e muito mais.

Apesar disso, para que esse tipo de aquisição caiba no orçamento de uma maneira confortável e não leve o consumidor a ter problemas financeiros, algumas dicas na hora das compras podem ser preciosas!

A primeira delas é antiga, mas sempre válida: não vá ao supermercado com fome! Pode parecer besteira, mas as chances de você comprar algo de que não precisa porque está sentindo fome naquele exato momento são enormes. Portanto, atenção!

Além disso, fazer uma lista do que você quer comprar antes mesmo de sair de casa pode ser uma ótima maneira de evitar o desperdício e as compras supérfluas.

Continua após a publicidade

Assim como estabelecer um limite de gastos para aquela semana (ou mês).

Já pensou em ir somando os valores da compra com uma calculadora enquanto coloca os produtos no carrinho?

Planejar o cardápio da semana levando em consideração quantidades, produtos sazonais (como frutas da estação) e itens no atacado (no caso dos não-perecíveis) também pode ajudar a entender melhor do que você precisa e quando você precisa, evitando assim qualquer descontrole.

Em geral, o importante é entender quais produtos você realmente usa e a quantidade, procurando não adquirir novamente aquilo que você acabou não consumindo e aproveitando as promoções disponíveis sem se deixar levar pelo consumismo imediato.

Conclusão: vale a pena ter um Guanabara Card?

O Guanabara Card pode ser uma ótima maneira de controlar melhor os seus gastos com o supermercado caso você já seja cliente assíduo da rede e deseje separar esses gastos do seu cartão de crédito comum por algum motivo.

Continua após a publicidade

Essa pode ser, portanto, uma oportunidade de se organizar melhor contando com algumas vantagens na hora do pagamento.

Caso você não queira ter um cartão de crédito a mais apenas para o supermercado ou não frequente os Supermercados Guanabara, o Guanabara Card não é indicado, visto que o cartão não é aceito em nenhuma outra rede.

Quer continuar conhecendo os últimos cartões de crédito lançados pelo mercado? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro das novidades!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.