Google Pay: veja como funciona e benefícios que oferece

A carteira digital do Google Pay pode ser usada com vários cartões e aplicativos.
Veja as possiblidades e decida se vale a pena usar a Google Pay.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Saber onde usar a Google Pay pode ser um fator decisivo para a realização de uma compra, pois torna a transação mais simples, ágil e segura. A carteira digital do Google armazena cartões de débito e crédito, cartões de embarque, cartões fidelidade e vales-presente.

Disponível somente para dispositivos Android e Chrome OS, a ferramenta reune várias formas de pagamento em uma só, o que ajuda na organização dos seus cartões e evita que você tenha que carregá-los o tempo todo.

Funciona como se sua carteira estivesse dentro do seu smartphone ou de outros aparelhos compatíveis, como smartwatch e notebook.

Quer saber como funciona a Google Pay? Conheça alguns bancos e serviços compatíveis com a carteira digital, tire dúvidas sobre sua segurança e mais.

Google Pay: como funciona a carteira digital

A Google Pay é uma carteira digital em que você pode salvar os dados dos seus cartões de crédito, débito, dentre outros comprovantes e cartões.

Os dados ficam guardados digitalmente e podem ser usados para assinaturas online, pagamentos em e-commerces e até em maquininhas com o recurso de pagamento por aproximação. Assim, ao comprar um produto pela internet, não precisará digitar todos os números e informações do seu cartão, por exemplo.

É seguro usar a Google Pay?

De acordo com o site oficial da Google Pay, ela tem uma série de camadas de segurança para o usuário. Uma delas é exigir o uso do bloqueio de ecrã, que impede que pagamentos indevidos por aproximação do smartphone não sejam realizados.

Outra medida de segurança da Google Pay é que a carteira gera um número virtual para realizar o pagamento solicitado nos sites parceiros, assim, não é o número real do cartão que conclui a compra, mas um gerado pela carteira digital e aceito nos estabelecimentos compatíveis com a solução.

Quais bancos aceitam Google Pay?

Conta Digital Inter
Conta Digital Inter

O Banco Inter se tornou compatível com a Google Pay em outubro de 2020. Você pode adicionar seu cartão Inter à Google Pay pelo aplicativo do banco ou no app da própria carteira digital.

No app do Inter, faça login, abra as configurações do cartão, toque em “Google Pay”, depois em “Adicionar ao GPay” e siga o passo a passo indicado.

Já no aplicativo da Google Pay, toque em ”Adicionar uma forma de pagamento”, selecione a opção ”Cartão de débito ou crédito”, escaneie o cartão ou insira os dados manualmente e siga as instruções para finalizar.

Conta digital Next
Conta digital Next

Para utilizar a Google Pay com seu Cartão Next, você deve cadastrá-lo no aplicativo da carteira digital, tocando em “Adicionar forma de pagamento” e selecionando a opção “Cartão de débito ou crédito”.

Feito isso, siga os procedimentos para validação do dispositivo. Além disso, você também pode adicionar a Google Pay pelo app da Next, escolhendo qual cartão deseja sincronizar com a carteira digital. 

Se você é cliente do banco Itaú e quer usar seu cartão de crédito ou débito na Google Pay, há como escolher o cartão que deseja cadastrar. O processo é similar aos do Banco Inter e do Next, mencionados acima, e possibilita que compras online ou em lojas físicas por meio da tecnologia de pagamento por aproximação.

Bradesco Android
Bradesco Android

No Bradesco, os cartões válidos para uso na Google Pay são os de débito, crédito ou múltiplos das bandeiras Elo ou Visa. Caso você possua um deles, basta cadastrar o cartão no app da Google Pay ou adicionar o serviço no app do banco. 

Entretanto, a instituição ressalta que a utilização dos cartões Bradesco na carteira digital está sujeito a critérios de aprovação.

Conta digital Nubank
Nubank

O Nubank liberou pagamentos com Google Pay em fevereiro de 2021. Com isso, é possível usar o roxinho nas funções crédito e débito por meio do celular. Para fazer o cadastro, acessar o app do Nubank, tocar em “Registrar no Google Pay” na tela inicial, digitar a senha do seu cartão e aceitar os termos e condições para finalizar.

Conta Confia Santander
Santander

No caso do Santander, também há como utilizar a Google Pay por meio do app do banco ou vice-versa. Dessa forma, você cadastra seu cartão do Santander no aplicativo e pode fazer compras online ou em lojas físicas sem a necessidade de usar o cartão físico. 

Investimentos e câmbio na carteira digital do Google

Já na área de investimentos, os aplicativos que aceitam a Google Pay para suas transações, são:

Conta digital BTG
BTG Pactual

Também é possível pagar suas compras com seu Cartão BTG Pactual por meio do Google Pay, assim como com os cartões dos bancos que citamos acima. O processo é o mesmo: basta cadastrar o cartão na plataforma da carteira digital do Google para autorizar a realização de pagamentos.

Caso você prefira usar o aplicativo do BTG, o procedimento é o inverso: basta clicar em “Adicionar ao Google Pay” e escolher o cartão que você pretende fazer o cadastro.

XP Investimentos
XP Investimentos

A XP Investimentos é um dos aplicativos que permite a realização de pagamentos via Google Pay. Se você é um usuário do cartão XP, pode adicioná-lo no aplicativo da Google Pay em seu smartphone ou habilitá-lo no próprio app do fundo de investimentos.

No momento, o cartão Wise só pode ser adicionado ao Google Pay caso você resida em um dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Croácia, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Eslováquia, Espanha, Singapura, Suécia, Suíça, Reino Unido ou Estados Unidos. Ou seja, para quem mora no Brasil, a opção ainda não está disponível.

Sites que aceitam Google Pay

Veja na sequência os sites que aceitam Google Pay em segmentos variados.

AIrBnB
AirBnb

A Google Pay é um meio de pagamento para quem tem costume de fazer compras tanto em lojas físicas quanto em sites. O Airbnb é um dos serviços que aceitam esse tipo de pagamento. 

Ao concluir uma reserva, em vez de pagar com o cartão de crédito, você pode optar pela Google Pay – (caso já tenha cadastrado um cartão no app), tornando o processo mais ágil, fácil e seguro.

Azul - Linhas áreas
Azul Linhas Aéreas

Caso você viaje pela Azul, uma boa maneira de efetuar pagamentos de passagens aéreas (ou de outros serviços oferecidos pela companhia aérea) é por meio da Google Pay. O serviço funciona como nos demais, mas há uma vantagem em relação às passagens.

Você pode armazenar cópias digitais de passagens ou ingressos emitidos por companhias aéreas e distribuidoras parceiras, o que economiza tempo e agiliza o seu embarque.

Decolar
Decolar: voos e hotéis

Você pode optar pelo pagamento via Google Pay na hora de concluir uma compra na Decolar. Além disso, o site e o app da companhia também aceitam pagamento via cartão de débito, crédito, boleto bancário e Pix.

Outra companhia aérea que aceita pagamentos via Google Pay é a Latam. Para isso, basta adicionar o app da companhia à carteira digital do Google. Dessa forma, o cartão cadastrado no aplicativo da empresa poderá ser usado na compra da passagem aérea.

A Google Pay também pode ser usada para pagar viagens da Uber e até mesmo na compra de comida via delivery da Uber Eats. Com isso, você não precisa mais deixar os dados do seu cartão de crédito na plataforma. 

Para fazer o cadastro do seu cartão, basta selecionar “Wallet” no menu do app da Uber, tocar em “Adicionar forma de pagamento”, depois em “Google Pay”, em seguida em “Ativar” e seguir as orientações no app.

Lojas que aceitam Google Pay

Também há aplicativos que aceitam a Google Pay dentro dos e-commerces, valendo da opção de aquisição de vale-compras, inclusive.

Amazon
Amazon

Embora seja uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, a Amazon ainda não aceita pagamento direto via Google Pay. Os métodos de pagamento aceitos no site incluem cartão de débito, crédito e boleto bancário.

No entanto, há uma forma de driblar essa “restrição”. Vários sites oferecem a “gift cards” da Amazon e aceitam Google Pay. Basta comprar com a carteira digital do Google e usar com o que você quiser no site.

Google Play
Google Play

No caso da Google Play, pagar com a Google Pay é bem fácil, visto que este é o método principal de pagamento da empresa. Assim que escolher um produto na loja, você pode clicar em “Google Pay” para concluir a transação.

A eVino é uma das principais plataformas de compra de bebidas pela internet aceita à carteira digital do Google como um método de pagamento. No e-commerce, os passos são os mesmos: é preciso cadastrar um cartão de sua preferência na Google Pay e escolher essa opção de pagamento para concluir o pedido.

Magazine Luiza
Magazine Luiza

Ao concluir uma compra na Magazine Luiza você tem a opção de pagar com a Google Pay, desde que já tenha cadastrado um cartão de crédito ou débito na carteira digital do Google. Basta selecionar a opção e tocar no botão “continuar” para finalizar a transação.

Perguntas frequentes sobre a carteira digital Google Pay

  1. Como fazer pagamento com Google Pay?

    Para pagamentos em lojas físicas, basta habilitar a função NFC no seu celular e aproximá-lo da maquininha de cartão. Já para compras realizadas em sites ou aplicativos, basta escolher a Google Pay como forma de pagamento, se ela for uma opção.

  2. Dá para usar Google Pay no iPhone?

    Não. A Google Pay é a carteira digital do Google, portanto, está disponível apenas para dispositivos Android. Quem possui iPhone deve usar a Apple Pay.

  3. Pagar com Google Pay é seguro?

    Sim. Os dados do seu cartão não são enviados para a loja e nem para o Google. A transação é autorizada por meio de um código (token) que, mesmo que seja interceptado, não pode ser usado. Já em caso de perda ou roubo de celular, você deve agir rápido e bloquear o aparelho.

Referências do artigo
  1. Bernardo Silva

    Acabei de confirmar hoje que no Brasil não aceita cadastro de cartão de débito, somente crédito ou mercado pago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp