O parcelamento e a utilização da internet para fazer compras, são possibilidades trazidas pelo cartão de crédito.  No entanto, é preciso ter muito cuidado com golpes e fraudes por esse meio de pagamento ao utilizá-lo na internet. Afinal, nessas situações o cartão de crédito significa comodidade, mas nem sempre segurança.

Por isso, é fundamental saber quais são as formas que mais acontecem os golpes e como evitar que as fraudes no seu cartão.  Pensando nisso, o iDinheiro preparou este conteúdo para te ajudar a evitar golpes no cartão de crédito.

Continua após a publicidade:

Onde os golpes de cartão de crédito podem acontecer?

Os golpes de cartão de crédito são mais comuns do que você pode imaginar. Esse meio de pagamento, ao mesmo tempo que traz praticidade para o usuário, também possibilita que oportunistas tentem fraudar os cartões.

Apesar de todo o investimento em segurança realizado pelos meios de pagamento e de recebimento, muitos usuários ainda cadastram seus cartões em páginas e sites não confiáveis. Além disso, as redes sociais em geral são formas se sequestro de informação. Redefinir a senha pelo email se torna fácil para hackers quando estão salvos os dados em conversas.

Continua após a publicidade

Coleta de dados

Geralmente, as compras pela internet também podem ser mecanismo de coleta dos dados do cartão de crédito. Afinal, é comum golpistas anunciarem produtos com bons descontos em plataformas apenas para que o usuário preencha as informações.

Caixas eletrônicos

Da mesma forma, existem caixas eletrônicos e máquinas de cartão de crédito com aparelhos de clonagem, preparados para copiarem sua senha ou os dados do cartão utilizado no terminal. Neste momento, os dados do seu chip são automaticamente fraudados.

Mensagem de celular

Outra maneira comum é pelo recebimento de mensagens pelo celular. Normalmente, em seu conteúdo está um aviso do banco solicitando atualização de informações.

Assim também, golpistas podem trocar cartões, principalmente em situações de aglomeração. O criminoso observa a senha e faz a troca por um semelhante. Isso pode ser através de um esbarrão, por exemplo.

Continua após a publicidade

O mais importante é sempre se atentar e certificar online se as plataformas para inserir dados são confiáveis e presencialmente se o cartão é realmente seu.

Por que acontecem golpes de cartão de crédito?

Os investimentos em segurança pelas instituições financeiras e pelas máquinas de cartão são cada vez maiores. Mas, com a evolução da tecnologia e as facilidades trazidas por ela, criminosos acabando encontrando novas formas de aplicar golpes de cartão de crédito.

A clonagem é feita através das cópias dos mecanismos interiores do método de pagamento, utilizando máquinas capazes de armazenarem todas as informações necessárias para a prática do golpe.

Inclusive, o furto dessas informações pode ser aplicado de maneira presencial, com troca de cartão o cópia de dados, como através de e-mails com fontes não confiáveis.

Continua após a publicidade

Dicas para evitar golpes no cartão de crédito

Com cuidados simples no dia-a-dia é possível evitar a maior parte das fraudes e golpes de cartão de crédito. Por isso, confira dicas para manter os cartões e seus dados em segurança.

1. Preze pelas medidas de segurança

Sempre que possível, busque informações sobre as medidas de segurança do método de pagamento escolhido. Receber confirmações de pagamentos através de plataformas e notificações através de e-mail, mensagens de texto no celular e por aplicativos, são ótimas formas de evitar fraudes.

Devido aos avisos, caso alguma compra indevida tenha sido realizada, o dono do cartão de crédito será informado na hora. Quando mais rápida as medidas forem tomadas, e o banco souber da clonagem, mas fácil será reverter a situação.

2. Certifique-se da confiabilidade das plataformas online

Uma das maneiras mais comuns de fraudes e golpes é através da internet. Isso porque muitos sites e plataformas são colocados no ar apenas para roubar dados.

Continua após a publicidade

Por isso, sempre se certifique sobre a confiabilidade do site verificando o link e procurando sobre a reputação da empresa na internet, como através do Reclame Aqui.

3. Não use aparelhos eletrônicos de outras pessoas 

Dê preferência pelo uso dos seu próprio computador, tablet ou smartphone para compras online. É comum que os dados cadastrados sejam salvos automaticamente.

Diante disso, o uso de aparelhos eletrônicos de terceiros pode acarretar no auto preenchimento das informações do cartão.

4. Não salve senhas em aparelhos eletrônicos

A facilidade de deixar senhas salvas para o preenchimento automático pode causar sérias preocupações futuras.

Continua após a publicidade

O ideal é deixar desabilitada essa opção e em cada compra online preencher novamente os dados do cartão.

Isso evita que, em casos de roubo e furtos dos aparelhos eletrônicos, os criminosos consigam fazer compras.

5. Dê preferência para cartões com chip 

Os cartões com chip exigem que a senha seja digitada nas operações presenciais.

Além disso, o chip é um mecanismo que torna mais difícil a clonagem do cartão de crédito por criminosos.

Mesmo que não seja impossível de se envolver em fraudes com o método de pagamento, esta é uma excelente medida para evitar golpes de cartão de crédito com frequência.

Continua após a publicidade

6. Tome cuidado com o contactless

A tecnologia contactless está cada vez sendo mais usada no Brasil. Ela permite que a transação ocorra apenas colocando o cartão de crédito em contato com a máquina.

No entanto, a fiscalização não costuma ser rígida, principalmente para compras em valores menores de R$ 50, onde não é necessário a apresentação de documentos para comprovar quem é o proprietário do cartão.

Lembrando que esse cuidado não vale apenas para golpes e fraudes, mas também para situações como perda do cartão de crédito.

7. Use o cartão virtual na internet 

Devido ao enorme número clonagens de forma online, muitas operadoras passaram a disponibilizar um cartão online.

Continua após a publicidade

Essa solução de pagamento, basicamente, é um cartão de crédito digital, com número gerados a partir do seu cartão de crédito físico, porém, com a opção de ser utilizado por uma única vez, em um prazo de até 48h.

Além de evitar que seu cartão de crédito seja clonado, é possível fazer compras em sites de confiança suspeita quando necessário, sem a preocupação de sofrer um possível golpe de cartão de crédito.

8. Deixe sempre os cartões por perto

Deixar cartões dentro de malas em hotéis, bolsas em guarda-volumes ou distantes em lugares públicos pode ser um problema.

Como compras online por muitas vezes não exigem senha, apenas o código de segurança que se encontra no próprio cartão, deixar esse objeto sem supervisão, pode ocasionar problemas de roubo de dados.

Continua após a publicidade

9. Bloqueie o cartão ao reparar uma movimentação estranha

Os cuidados com a segurança são indispensáveis. Sempre que receber uma notificação de uma transação financeiro que não saiba quem realizou, bloqueie o cartão.

Um benefício do aplicativo de alguns bancos é permitir que o usuário bloqueie e desbloqueie instantaneamente o cartão sempre que quiser. Essa, inclusive, é uma ótima possibilidade para evitar fraudes e golpes, já que assim é possível deixar o cartão bloqueado sempre que não estiver sendo utilizado.

É possível evitar golpes de cartão de crédito?

Com a tecnologia cada vez mais avançada e meliantes desenvolvendo soluções cada vez mais robustas para praticar crimes, principalmente na internet, é impossível garantirmos que nunca sofreram golpes de cartão de crédito no universo digital.

Porém, o objetivo deste conteúdo é o de abrir seus olhos para as possibilidades mais comuns e te explicar como você pode se manter livre dessas armadilhas.

Quer continuar acompanhando dicas de como utilizar melhor o seu cartão de crédito? Assine agora mesmo a newsletter do iDinheiro e receba o melhor conteúdo do universo financeiro em sua caixa de entrada.

Publicidade