Suposto golpe do e-mail falso do Nubank, na verdade, era ação legítima

 

Na última segunda-feira (6), um cliente relatou na NuCommunity, comunidade de usuários da fintech, aquele que está conhecido como o “golpe do e-mail falso do Nubank”.

Usuários começaram a mobilização assim que o post foi feito, e o que se achava era que a ação se tratava de um golpe.

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Mas, após analisar na comunidade e com a equipe interna, o que aconteceu foi um estranhamento de algo que era, na verdade, uma ação legítima.

Portais chegaram a noticiar o fato como sendo algo falso, mas a ação é legítima e foi confirmada. Vamos explicar sobre o caso para que você entenda!

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O suposto golpe

O usuário Rafael, em um post, relatou o recebimento de um e-mail sob o domínio todomundo@marketing.sounu.com.br.

Ele indagava se a ação era marketing ou de fato um golpe, uma vez que a NuCommunity já havia realizado algumas pesquisas internas.

O que despertou sua atenção, no entanto, foi o e-mail diferente.

Foto da captura da tela do usuário que relatou o golpe do e-mail falso do Nubank
Captura de tela enviada pelo usuário Rafael mostra o e-mail na íntegra

Após soltar o post, uma série de usuários do fórum começaram a responder, e acreditavam sim que se tratava de um golpe.

Outras pessoas relataram que também foram contatadas pelo mesmo e-mail, e que eles deveriam entrar em contato com o canal oficial de suporte do banco.

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Análise da comunidade

A mobilização da comunidade foi um movimento interessante que reforça a necessidade de cultivar um público fiel e engajado a qualquer marca.

O usuário “ree”, considerado como uma espécie de “mentor” no fórum, fez uma pesquisa e descobriu que, na verdade, o domínio pertence ao Nubank, assim como o site que comanda o questionário é legítimo.

O Nubank, inclusive, está listado na página oficial do portal como um dos clientes.

A pesquisa seguiu e, após discussões interessantes por parte dos usuários, a resposta oficial chegou.

Print do comunicado oficial sobre o suposto golpe do e-mail falso do Nubank

O que fica de aprendizado

O primeiro aprendizado é que sim, é importante estar sempre atento em relação a golpes e práticas criminosas na internet.

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Diariamente, pessoas com intenções duvidosas coletam dados ilegais e sigilosos.

Por isso, a atenção antes de participar de promoções, ações, pesquisas e qualquer outra atividade que exija suas informações em troca é fundamental.

Um outro aprendizado já foi apontado por nós, e reforçamos: a plataforma de comunidade do Nubank demonstra que seus clientes são engajados verdadeiramente com a marca.

Eles se posicionam além de compradores e oferecem seus conhecimentos para solucionar problemas que poderiam ser ainda mais complicados caso não houvesse agilidade no retorno.

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