Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Telefonia VoIP

Entenda o que é Telefonia VoIP, como funciona e conheça as vantagens e desvantagens do recurso.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é Telefonia VoIP?

Em português, a sigla VoIP (Voice over Internet Protocol) quer dizer Voz sobre Protocolo de Internet. A telefonia VoIP também é conhecida como telefonia em banda larga ou telefonia IP.

Uma empresa que tem um sistema de telefonia VoIP é aquela que utiliza a internet para fazer e receber chamadas de um computador, tablet, telefone ou smartphone. Para isso, é preciso ter com uma conexão de banda larga, um serviço VoIP e um dispositivo conectado.

Continua após a publicidade

A expectativa é que, com a implementação da tecnologia 5G no Brasil, esse recurso seja mais impulsionado por conta da melhoria da qualidade das chamadas telefônicas e de novas funcionalidades.

Definição aprofundada

A tecnologia VoIP funciona da seguinte forma: o sinal de áudio e/ou vídeo analógico é transformado em pacotes de dados que podem ser transmitidos via internet por meio dos protocolos de IP. Os protocolos de IP são um conjunto de normas que permitem que os aparelhos conectados à internet troquem informações entre si.

Ferramentas como Skype e WhatsApp, que fazem chamadas de voz e de vídeo pela internet, são formas bem conhecidas da telefonia VoIP pelo computador ou smartphone com aplicativos.

Há também outras formas de fazer uma chamada VoIP como pelo computador, tablet ou smartphone com o software softphone, pelo telefone IP (parecido com um telefone comum, mas específico para VoIP), pelo telefone tradicional com um Adaptador de Telefone Analógico (ATA) e via PABX (central telefônica) na nuvem.

Vantagens e desvantagens da Telefonia VoIP

Para uma empresa, as vantagens de trocar a telefonia tradicional pela telefonia VoIP são a integração com outras ferramentas de comunicação e a redução de custos com um sistema VoIP nas nuvens e tarifas mais baixas para chamadas de longa distância e internacionais. Além de mais mobilidade para as equipes fazerem e receberem chamadas por meio de um computador, tablet ou celular conectado à rede e mais segurança nas chamadas telefônicas (criptografia).

Saiba mais: Telefonia VoIP: o que é e como funciona? Veja e tire suas dúvidas!

Entre as desvantagens, estão a dependência de uma boa conexão com a internet e de energia elétrica. É necessário contar com geradores para manter o funcionamento de todos os aparelhos em caso de queda no fornecimento de energia.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.