Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Roaming de dados

Entenda o que significa o termo “Roaming de dados”, confira uma definição aprofundada e saiba como ativar e desativar o recurso!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é Roaming de dados?

Em português, roaming quer dizer vaguear e perambular. Esse termo se refere a um serviço que permite receber e fazer ligações ou usar os dados móveis em regiões fora da cobertura de uma operadora. 

Essa segunda rede, que é capaz de identificar a linha telefônica, pertence a outra empresa que tem contrato com a operadora. A conexão com uma rede diferente é chamada itinerância.

Continua após a publicidade

Por exemplo, se o usuário tem uma operadora no Brasil e viaja para outro país, o recurso precisará ser ativado para que seu celular possa funcionar durante a viagem.

Aproveite e leia: Ligação interurbana: saiba como fazer de uma maneira simples e rápida!

Definição aprofundada

O roaming de dados é necessário quando um usuário está em uma área de código diferente e sem infraestrutura da operadora. Em geral, os planos de celular não cobram roaming nacional. Isso só ocorrerá se a sua operadora não funcionar naquele destino.

No entanto, em viagens internacionais, o roaming de dados é inevitável e costuma ser caro. Assim, quem deseja usar o seu chip da operadora nacional no exterior, a recomendação é saber previamente como é feita a cobrança do roaming e se há pacotes específicos para isso. Os preços costumam variar de acordo com o plano e o país de destino.

Outra alternativa para economizar é comprar um chip de uma operadora do país de destino ao desembarcar lá. Na Europa, por exemplo, há chips internacionais que podem ser utilizados em diferentes países da região.

Para evitar que o celular faça essa atividade sem o seu conhecimento numa viagem ao exterior, certifique-se de que ele está desativado. E para acessar a internet no celular, utilize somente redes wi-fi.

Como ativar ou desativar Roaming de dados?

Caso queira ativar ou desativar o roaming de dados no sistema Android, acesse as Configurações e vá em “Conexões”. Em seguida, selecione “Redes móveis” e, depois, “Dados em roaming”. O recurso está ativado quando a chave está azul. 

No sistema iOS, acesse os Ajustes e vá em “Celular”. Em seguida, selecione “Opções de Dados Celulares” e, depois, “Roaming de dados”. O recurso está ativado quando a chave está verde. 

Saiba mais:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.