Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Pós-pago

Entenda o significado do termo “Pós-pago” nas telecomunicações, conheça uma definição aprofundada e esclareça suas dúvidas!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é Pós-pago?

Pós-pago é um tipo de plano de celular que requer assinatura de contrato com uma operada e pagamento mensal da fatura. As duas opções mais comuns de pacote são pré-pago ou pós-pago. 

Quando se opta por um plano pós-pago, o usuário tem a segurança da renovação automática do seu pacote desde que a fatura seja paga corretamente. Assim, não é preciso se preocupar em fazer recargas, como no caso do plano pré-pago.

Continua após a publicidade

Definição aprofundada

No plano pós-pago, o preço do minuto numa ligação e o do MB de internet é menor em comparação a um plano pré-pago. No entanto, caso o usuário queira cancelar um plano desse antes do término estabelecido em contrato, terá que pagar a multa rescisória. Em geral, o período de fidelidade é de 12 meses

Assim, a escolha entre um ou outro plano dependerá da necessidade de cada pessoa. Se ela usar bastante o celular, o pós-pago tem uma relação custo-benefício melhor. Por outro lado, para quem usa pouco, o pré-pago pode ser o mais indicado. Nesse último caso, não é preciso firmar contrato com uma operadora nem pagar um valor fixo todos os meses. Basta realizar as recargas quando quiser.

Confira exemplos:

Outros tipos de plano

Por fim, ainda há outros planos disponíveis no mercado: o plano controle ou plano conjunto. O plano controle é um meio termo entre o pré-pago e pós-pago, ou seja, o usuário tem a segurança da renovação automática dos créditos com um preço menor se comparado ao do plano pós. 

Entenda a diferença: Pré-pago e pós-pago: qual é o melhor? Entenda a diferença e saiba escolher!

Já o plano conjunto, também chamado de plano família, está mais próximo do pós-pago e, com frequência, é considerada uma categoria superior a ele. Isso porque seu valor é maior e existe a possibilidade de adicionar dependentes e compartilhar minutos em ligações, MB de internet e demais benefícios oferecidos pela operadora. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.