Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

GSM

Saiba o que é GSM, entenda como funciona e conheça exemplos!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é GSM?

A sigla GSM (Global System for Mobile) se refere a um padrão de tecnologia móvel que permite o roaming internacional e é utilizado por mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo, estando presente em mais de 200 países.

Definição aprofundada

Inicialmente chamado de “Groupe Spécial Mobile”, essa tecnologia revolucionou a forma como as pessoas utilizam os aparelhos celulares pois, a partir dela, o canal de voz e o sinal passaram a ser digitais. Essa modernização configurou-se como um sistema de celular de segunda geração (2G). 

Continua após a publicidade

Porém, esse não foi o primeiro a ser criado. Apesar de trazer muitas novidades, ele foi inspirado por sistemas precursores como o TDMA e CDMA que possibilitaram que fossem realizadas atualizações e melhorias para os aspectos que já eram positivos.

Com a popularidade do GSM, as operadoras viram a necessidade de criar acordos que permitissem o roaming internacional de dados. Com essa maior compatibilidade do sistema com diferentes aparelhos, o número de dispositivos configurados com essa tecnologia aumentou ainda mais.

icon

Prós

Com o GSM, foi possível implantar muitas melhorias aos celulares, incluindo o canal de voz e sinal digital, envio de SMS, identificação de usuário por meio de um Chip SIM (Subscriber Identity Module) e acesso à internet móvel.

Outra mudança significativa que esse sistema popularizou, foi o uso do IMEI (International Mobile Equipment Identity) ou identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português. Essa tecnologia permite que o aparelho seja localizado por meio de um código secreto de 15 números, que é atrelado ao dispositivo no momento de sua fabricação.

Saiba mais: Você sabe como localizar o celular pelo IMEI? Veja o tutorial completo!

Além dessas facilidades, os usuários do sistema GSM possuem a liberdade de trocar de aparelho quando desejarem, sem a preocupação de perder seu número de telefone ou agenda de contatos Como o acessório que carrega essas informações (Chip SIM) é móvel, basta retirá-lo do dispositivo antigo e inseri-lo no atual.

Exemplos de GSM

Algumas operadoras, como a Vivo, costumavam utilizar o sistema CDMA  em seus aparelhos mas devido ao grande crescimento do GSM no mundo, usar outra tecnologia tornou-se uma ideia menos viável. 

Com isso, a empresa logo teve que adotar a opção mais atual e mais aceita pelos clientes. Atualmente, é possível encontrar chips com as tecnologias 3G, 4G, 4.5G e a 5G (que ainda está implementada no país).

Leia também:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.