Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Firewall

Entenda como funciona um Firewall e conheça exemplos de utilização!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é Firewall?

Firewall é um sistema de segurança que impede e monitora o acesso a sites maliciosos, onde podem ocorrer roubo de dados, fraudes ou contaminação com vírus. Essa limitação de acesso é feita por meio de um conjunto definido de regras de segurança.

Definição aprofundada

Apesar da enorme popularização da internet logo após sua criação, inicialmente, o acesso a ela era restrito apenas às instituições militares e acadêmicas. Para impedir que a população em geral tivesse acesso a essa conexão, os firewalls foram criados.

Continua após a publicidade

Nos dias atuais, com o gigantesco fluxo de dados que são transmitidos pela internet, esse sistema de proteção já está popularmente presente nos computadores de residências e empresas.

Na TI (Tecnologia da Informação), os firewalls são equipamentos ou aplicativos que se posicionam entre um link de comunicação e o computador que está sendo utilizado.

Ao tentarmos acessar um site que ofereça algum tipo de risco para a segurança de nossos dados ou computador, antes de autorizar o acesso, será mostrado na tela uma mensagem avisando dos riscos que estamos sujeitos a correr.

icon

Prós

Essa ação permite a proteção de dados pessoais em casos de residências e confidenciais em casos de empresas.

Exemplos de Firewall

Nos sistemas operacionais modernos como Windows, essa aplicação de firewall já vem instalada no computador. Dificilmente uma empresa desse ramo comercializa um aparelho sem essa funcionalidade já estar presente na máquina.

Se ignorarmos o aviso de proteção, permitindo que a página suspeita seja acessada, pode ser que ocorra algum vazamento de informações pessoais ou até mesmo a contaminação com algum vírus presente naquela página. Essa mensagem de perigo que aparece na tela, é justamente o firewall cumprindo sua função de barreira de proteção.

Nas casas, ele pode funcionar de maneira mais simples como foi citada acima. Já nas empresas é possível que uma máquina seja instalada especialmente para cumprir a função de firewall, filtrando todos os dados que passam pela rede daquela corporação.

Veja também:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.