Fibra óptica

Entenda o que é a internet de fibra óptica, como ela funciona e conheça seus atributos!

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O que é fibra óptica?

A fibra óptica é uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade. Feita de material transparente e reflexivo, seus cabos podem ser tão finos quanto um fio de cabelo. Nesses filamentos, a luz é refletida e viaja a velocidades muito maiores do que, por exemplo, a transmissão de energia por fios de cobre.

Ela é usada principalmente pelas empresas de telecomunicações por conta do seu alto grau de segurança na entrega da informação, permitindo uma comunicação ininterrupta e rápida de sinais e dados.

Também há usos médicos para a fibra óptica, como na criação de equipamentos. O endoscópio, usado na endoscopia para avaliar os órgãos do sistema digestivo, é um deles. Assim, exames podem ser realizados de maneira menos invasiva e com maior precisão de diagnóstico.

Definição aprofundada

Na física, a óptica é o ramo que se dedica ao estudo dos fenômenos de produção, transmissão e radiação da luz. Assim, a fibra óptica é aquela baseada no princípio da refração da luz.

Há dois tipos de cabos de fibra óptica: o monomodo e o multimodo. O cabo monomodo é mais recomendado para a transmissão de dados a grandes distâncias. Já o cabo multimodo é o mais comum mais barato e mais fácil de instalar, sendo usado para curtas distâncias. 

O núcleo é composto por um material transparente (vidro ou plástico). Uma das vantagens do cabo com núcleo de vidro é que ele não sofre interferências de ondas eletromagnéticas, não oxida nem corrói. No entanto, a expansão do seu uso no lugar dos fios de metal ainda encontra resistência no mercado por conta do preço para sua fabricação.

Exemplos de fibra óptica

Por fim, ela chega às residências por meio de serviços de internet providos por cabos com essa tecnologia, como a Claro Residencial, Live TIM, Vivo Fibra e a TIM Live Ultra Fibra etc.

Aproveite e confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp