Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Fibra óptica

Entenda o que é a internet de fibra óptica, como ela funciona e conheça seus atributos!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é fibra óptica?

A fibra óptica é uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade. Feita de material transparente e reflexivo, seus cabos podem ser tão finos quanto um fio de cabelo. Nesses filamentos, a luz é refletida e viaja a velocidades muito maiores do que, por exemplo, a transmissão de energia por fios de cobre.

Ela é usada principalmente pelas empresas de telecomunicações por conta do seu alto grau de segurança na entrega da informação, permitindo uma comunicação ininterrupta e rápida de sinais e dados.

Continua após a publicidade

Também há usos médicos para a fibra óptica, como na criação de equipamentos. O endoscópio, usado na endoscopia para avaliar os órgãos do sistema digestivo, é um deles. Assim, exames podem ser realizados de maneira menos invasiva e com maior precisão de diagnóstico.

Definição aprofundada

Na física, a óptica é o ramo que se dedica ao estudo dos fenômenos de produção, transmissão e radiação da luz. Assim, a fibra óptica é aquela baseada no princípio da refração da luz.

Há dois tipos de cabos de fibra óptica: o monomodo e o multimodo. O cabo monomodo é mais recomendado para a transmissão de dados a grandes distâncias. Já o cabo multimodo é o mais comum mais barato e mais fácil de instalar, sendo usado para curtas distâncias. 

O núcleo é composto por um material transparente (vidro ou plástico). Uma das vantagens do cabo com núcleo de vidro é que ele não sofre interferências de ondas eletromagnéticas, não oxida nem corrói. No entanto, a expansão do seu uso no lugar dos fios de metal ainda encontra resistência no mercado por conta do preço para sua fabricação.

Exemplos de fibra óptica

Por fim, ela chega às residências por meio de serviços de internet providos por cabos com essa tecnologia, como a Claro Residencial, Live TIM, Vivo Fibra e a TIM Live Ultra Fibra etc.

Aproveite e confira:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.