Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Dongle

Entenda o que é Dongle e conheça exemplos da ferramenta!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é Dongle?

O dongle é um pequeno acessório utilizado para conectar periféricos, como mouse e teclado sem fio, ao computador — sem a utilização de cabos — ou aplicativos na TV. Também serve para aumentar a segurança e restrição de acesso a determinados programas.

Nos dias atuais, a função do dongle de aumentar a segurança virtual já não é mais tão utilizada, devido às atualizações de sistemas, novas formas de manter os dados seguros e outras funcionalidades que o acessório ganhou. Mas, caso deseje, ainda é possível proteger-se virtualmente desta forma.

Continua após a publicidade

Definição aprofundada

Inicialmente o dongle foi pensado para limitar o acesso de pessoas não autorizadas a programas restritos e manter a segurança desses dados. 

Nesta situação, quando algum software devesse ser acessado apenas por algum membro específico de uma empresa, o aparelho era inserido em uma das portas USB do computador e, dessa forma, o programa só poderia ser acessado com a presença deste acessório.

Atualmente este aparelho é usado, principalmente, para conectar mouses ou teclados sem fio ao computador, ou espelhar conteúdos do celular e PC direto para a televisão, tornando a vida dos usuários mais prática. Porém, se o dongle for desconectado da porta USB, esses periféricos também param de funcionar e até que ele seja conectado novamente, essas funções ficarão inativas.

Se você possui um computador mais antigo, que não conta com uma tecnologia que permita a conexão Wi-Fi, mas já mantém uma rede ativa na sua casa e gostaria de transmitir a conexão para seu computador, esse aparelho também pode te ajudar com isso.

A solução mais simples e comum para resolver esse problema é comprar um adaptador wireless, que é basicamente uma versão em USB. Este aparelho será conectado ao seu computador e poderá enviar o sinal  de internet do seu roteador para o PC.

Exemplos de Dongle

O Chromecast que é mundialmente conhecido como o aparelho de streaming da Google e o Fire TV Stick da Amazon, utiliza um dongle para transmitir a programação aos seus assinantes. Mas, neste caso, o acessório é conectado em uma porta HDMI da televisão e não a uma USB, como é feito nos computadores.

Depois de estar conectado à TV, você poderá transmitir o conteúdo de aplicativos de streaming apenas espelhando a tela do computador para a televisão por meio da conexão sem fio.

Veja mais exemplos:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.