Chip

Entenda o que é e como funciona um chip de celular, conheça os tipos e exemplos do termo.

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O que é Chip?

O chip de um celular é o cartão SIM do aparelho. Em português, a sigla SIM (subscriber identity module) quer dizer módulo físico para identificação de um assinante. Todos os celulares que operam na rede GSM, também conhecido como 2G, têm um cartão SIM.

Também é possível defini-lo como um chip de computador muito sofisticado que é embutido em um pedaço de plástico para engate no aparelho. É por meio dele que as operadoras identificam os serviços contratados e os disponibilizam quando o usuário está em sua área de cobertura.

Para entender a sua importância, o cartão SIM é tanto a identidade virtual de uma linha telefônica como o cérebro do celular.

Definição aprofundada e exemplos

Há três tipos de cartão SIM com tamanhos distintos: o SIM, o micro-SIM e o nano-SIM. O SIM é o modelo mais antigo e o maior deles (15mm largura x 25mm altura). O micro-SIM é o de tamanho intermediário (15mm altura x 12mm largura), sendo mais comum em celulares intermediários e avançados. O nano-SIM é o menor de todos(12,3mm altura × 8,8mm largura) e é o modelo mais usado em aparelhos novos.

A forma encontrada pelas operadoras para conciliar os três modelos é o uso de um adaptador de chip com tamanhos destacáveis. Assim, o usuário destaca conforme a sua necessidade. E, embora eles venham diminuindo de tamanho, a capacidade de armazenamento vem aumentando cada vez mais.

Já começou a chegar ao mercado o cartão e-SIM. Ele é um módulo embutido ao celular e ativado de maneira virtual a partir da leitura de QR Codes. Com ele, se o usuário quiser trocar o aparelho, não será mais necessário tirar o cartão SIM de um dispositivo e colocá-lo em outro. Isso porque a leitura do código com a câmera do celular ativará o “cartão SIM virtual”.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp