Ganhar dinheiro viajando: 11 formas de renda extra fora de casa

Ganhar dinheiro viajando é o sonho de muitos, e nos dias atuais, não é tão difícil realizar.
Veja as melhores fontes de renda para quem deseja viajar e ganhar uma grana extra.

lucas proenca
Lucas Proença

Viajar é muito bom, não é mesmo? E se você conseguir ganhar dinheiro viajando, melhor ainda! Não é atoa que sair da rotina e ter a oportunidade de conhecer novos lugares e trabalhar de qualquer lugar do mundo é o desejo de muitos viajantes e nômades digitais.

Contudo, na maioria das vezes, o que impede a realização desse sonho é a falta de recursos. O que poucos sabem, no entanto, é que há diversas maneiras de obter uma renda extra fora de casa e até fortalecer sua carreira.

Continua após a publicidade

Sim! É perfeitamente possível conciliar o seu hobby com algum tipo de atividade remunerada flexível.

Para isso, basta focar em um conhecimento específico, possuir algum equipamento eletrônico (um notebook, por exemplo) e ter acesso à internet de qualidade. Assim, você poderá trabalhar de qualquer cidade, estado ou país. 

Continua após a publicidade

Além disso, muitas atividades não requerem dedicação em tempo integral, dando margem para que você programe seu dia entre trabalho e tempo livre, para aproveitar sua viagem da melhor forma possível e ainda obter lucros financeiros.

Está interessado em tentar? Para ajudar você a embarcar nessa possibilidade reunimos algumas boas ideias de como ganhar dinheiro viajando. Acompanhe a leitura e analise em qual alternativa você se encaixa melhor.

1. Vender fotos para sites especializados

Se você fotografa bem, saiba que há várias formas de ganhar dinheiro com isso.

Uma delas é vender as fotos que você fizer durante a viagem para sites especializados, como bancos de imagens.

Algumas opções de bancos de imagens para os quais você pode oferecer suas fotografias, são:

Continua após a publicidade

  • Dreamstime;
  • Shutterstock;
  • iStock Photo;
  • Fotolia.

No entanto, é importante entender como esse processo funciona em cada um dos sites. Embora haja algumas particularidades em cada um, de forma geral, é necessário realizar um cadastro e enviar algumas fotos para avaliação inicial.

Caso você seja aprovado, seus ganhos serão medidos pela quantidade de downloads das imagens. Quanto mais downloads forem feitos, mais você ganha. Nos bancos de imagens listados, a porcentagem varia entre 15% e 63%, a depender de diversos fatores.

Além disso, caso você possua alguma formação profissional no ramo de fotografia, também é possível oferecer seus serviços para eventos da região, como festas de aniversário, casamentos, ensaios fotográficos, entre outros. Uma boa forma de divulgar esta atividade é por meio das redes sociais.

2. Produzir conteúdos de viagens 

Trabalhar pela internet é uma das atividades mais desejadas quando o assunto é ganhar dinheiro viajando e, dentro deste nicho, as possibilidades são inúmeras.

Continua após a publicidade

Uma das formas mais populares no momento é criar um blog de viagens, em que é possível gerar renda por meio de anúncios, vendas de infoprodutos e também recomendando produtos como afiliado.

Também há como trabalhar produzindo conteúdo para sites e blogs de terceiros, visto que existem agências especializadas nessa área e muitas não possuem endereço fixo.

De todo modo, a boa notícia para os nômades digitais de plantão é que esse tipo de negócio pode ser administrado de qualquer parte do mundo.

3. Trabalhar como freelancer de conteúdo

Freelancer é o profissional que trabalha sob demanda de maneira independente e sem vínculo empregatício, podendo prestar serviços qualificados tanto para empresas quanto para pessoas físicas de forma presencial ou, remota!

Continua após a publicidade

Atualmente, o serviço de freelancer de conteúdo é bastante popular e possui ampla oferta no mercado. Em relação aos segmentos, há uma grande variedade de alternativas. Dentre elas, podemos destacar:

  • Programador;
  • Especialista em marketing digital;
  • Escritor;
  • Tradutor;
  • Designer;
  • Redator.

Possibilidades e trabalhos disponíveis não faltam. Inclusive, caso você possua formação em áreas mais específicas, como nutrição, contabilidade ou advocacia, é uma ótima oportunidade de oferecer serviços online de consultoria especializada.

 4. Ter um canal no youtube

Já imaginou ser pago para viajar? Para muitas pessoas este seria o emprego dos sonhos e há muita gente sonhando acordado ultimamente. No entanto, como nada cai do céu, atingir esse patamar costuma levar algum tempo.

Voltando para a realidade de buscar uma grana extra enquanto curte a viagem, ter um canal no youtube é uma boa opção.

Continua após a publicidade

Na plataforma, tendo um bom número de seguidores, você pode ser procurado para produzir vídeos promocionais para agências de turismo e marcas relacionadas ao local onde você está.

No entanto, para conseguir uma audiência, é preciso ter um bom conhecimento de vídeo, edição, networking e marketing.

Outra forma de ganhar dinheiro com o YouTube é por meio do adsense, que paga um valor para o dono do canal de acordo com a visualização dos vídeos, os cliques nos anúncios veiculados e tempo que a publicidade é assistida.

Em ambos os casos, pode levar tempo e é necessário ter comprometimento no que diz respeito a frequência de vídeos publicados. Além disso, também é importante dedicar-se à divulgação em outras mídias sociais.

Continua após a publicidade

5. Tornar-se um afiliado

Basicamente, um afiliado é aquele que divulga um infoproduto ou qualquer outro produto de terceiros e recebe uma comissão por cada venda efetuada por meio da sua indicação.

Essa é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro viajando, pois a divulgação pode ser feita de qualquer lugar, a qualquer hora e por meio de qualquer aparelho eletrônico, até mesmo o próprio smartphone.

Entretanto, é importante ter conhecimento sobre o mercado de afiliados, as plataformas e se dedicar a essa atividade, visto que, a depender do infoproduto escolhido, a comissão pode não ser tão alta.

Hoje em dia, muitas pessoas oferecem ganhos extraordinários por meio dessa atividade, mas essa não é uma promessa realista.

Continua após a publicidade

Você pode sim faturar muito como afiliado, porém isso depende diretamente do infoproduto que você divulgará, da forma de comissionamento e, é claro, da quantidade de vendas.

Portanto, antes de se aventurar nessa área, recomendamos a leitura do conteúdo sobre mercado de afiliados.

6. Ser um guia de turismo

Além de ter a oportunidade de conhecer novos lugares, o guia de turismo tem contato com diferentes culturas diariamente.

Entretanto, para atuar nessa área é preciso ter um vasto conhecimento sobre a região que pretende trabalhar — não apenas sobre os pontos turísticos, mas também sobre a história e cultura do local.

Continua após a publicidade

A remuneração dessa atividade varia bastante de um local para o outro e, na maioria das localidades, o inglês é indispensável, afinal, você lidará com turistas o tempo todo.

Caso se encaixe nesses requisitos e tenha interesse na área, busque por agências e ofereça seus serviços como guia.

Atenção: para exercer essa função, é necessário se cadastrar no Ministério do Turismo para obter a licença.

7. Trabalhar como garçom

A profissão de garçom é fundamental para o funcionamento de restaurantes e bares e sempre dispõe de vagas em praticamente todos os lugares do mundo. 

Continua após a publicidade

Se você tem um tempo livre na sua viagem e deseja conseguir um dinheiro extra, se candidatar para o cargo nos estabelecimentos de onde está curtindo seu passeio é uma ótima solução.

Caso você possua alguma experiência na área ou tenha feito cursos de aperfeiçoamento, será um grande diferencial.

Em relação à remuneração, assim como em outras atividades, pode variar um pouco de acordo com cada local, podendo ser paga por dia trabalhado ou comissão.

8. Trabalhar em cruzeiros

Trabalhar em um cruzeiro é uma experiência única e uma oportunidade incrível de ganhar dinheiro viajando.

Continua após a publicidade

Além disso, há muitas ofertas de emprego, especialmente para os cargos de cozinheiro, bartender, massagista, DJ, camareiro, recepcionista, entre outros.

E, embora seja um trabalho intenso, a cada porto há momentos de folga em que você poderá curtir a cidade e trocar experiências com pessoas de nacionalidades diferentes.

Se você é fluente em outros idiomas, curte estar em contato com o mar e quer ganhar um bom dinheiro fazendo algo que gosta, vale a pena considerar esta alternativa.

9. Alugar o seu imóvel

Se você possui um imóvel próprio, alugá-lo é uma boa forma de ganhar dinheiro enquanto viaja.

Continua após a publicidade

Em uma rápida pesquisa na internet, você encontra sites especializados em alugueis mais curtos, como o Airbnb, por exemplo, que administra toda a parte burocrática da locação.

Vale ressaltar que é importante designar alguém de sua confiança para conduzir a entrada e a saída dos hóspedes e contratar um profissional ou empresa especializada para se encarregar da limpeza da sua casa, entre outros cuidados, enquanto você estiver fora.

10. Cuidar de animais

Se você gosta de animais, que tal cuidar de pets? Muitas vezes as pessoas precisam viajar ou estão com a agenda lotada e não têm tempo para cuidar dos bichinhos de estimação, tampouco levá-los para passear.

Há sites que você pode se cadastrar para oferecer serviços de pet sitter, como:

Além de receber pagamento em dinheiro, há a possibilidade de trocar os cuidados com os bichinhos por hospedagem na residência do animal durante a viagem.

Continua após a publicidade

Mas, obviamente, para que isso aconteça, é preciso que haja uma relação de confiança entre você e os tutores, por questão de segurança.

11. Fazer uma turnê de conhecimento

Se você domina um conhecimento ou arte, também pode ganhar dinheiro fazendo uma tour de palestras e oficinas por todo o país ou no exterior.

Professores de dança, tatuadores, palestrantes, artesãos e muitos outros profissionais fazem agendas em outros estados ou países embutindo o custo da viagem e hospedagem nos valores praticados. Assim, enquanto viaja por diversos lugares, fatura e ainda divulga seu nome no mercado.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.