Saiba como ganhar dinheiro na faculdade de 9 maneiras diferentes e lucrativas

Universitários até mesmo nas faculdades públicas precisam de uma renda extra nessa fase da vida.
Veja as melhores oportunidades para ganhar dinheiro estudando!

Escrito por Lucas Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Pagar as mensalidades de um curso de graduação pode ser o grande pesadelo de alguns universitários. Se isso é um problema para você, uma maneira de solucioná-lo é encontrar formas de como ganhar dinheiro na faculdade.

Pensando nisso, para ajudar os estudantes que, assim como você, estão passando por esse desafio, selecionamos 9 formas de ganhar dinheiro sendo universitário, que possibilitem que você tenha uma renda extra sem deixar os estudos de lado. Confira!

  1. Faça um estágio remunerado
  2. Trabalhe com revenda de produtos
  3. Venda lanches, doces ou outras guloseimas
  4. Ofereça monitoria para alunos de períodos anteriores
  5. Formate trabalhos nas normas ABNT
  6. Venda artesanato
  7. Seja um afiliado e trabalhe com marketing digital
  8. Pegue trabalhos temporários nos finais de semana ou nos feriados
  9. Trabalhe como freelancer

Afinal de contas, ainda que o governo disponibilize programas de acesso ao ensino superior, como o Fies e o ProUni, arcar com os valores cobrados pelas instituições e de outras despesas relacionadas não é uma tarefa fácil.

Portanto, acompanhe a leitura e confira mais detalhes sobre cada uma das opções listadas para você aprender a como ganhar dinheiro enquanto estuda de forma simples e prática.

1. Faça um estágio remunerado

A maneira mais comum de ganhar renda extra durante a faculdade é fazer um estágio remunerado. Inclusive, essa é uma das melhores opções, visto que você será pago para colocar seu aprendizado em prática.

Outro ponto positivo do estágio remunerado é a possibilidade de fazer contatos profissionais que podem ser úteis para sua carreira no futuro, já que muitas empresas optam por efetivar os estagiários que se destacam em vez de contratar um novo profissional.

Vale ressaltar que não são apenas os alunos que estão próximos de se formar que podem estagiar. Há vagas de estágio para estudantes de todos os períodos.

Algumas empresas, inclusive, dão preferência para quem ainda está cursando os primeiros períodos da faculdade. Portanto, se você precisa levantar uma grana extra para arcar com suas despesas, não perca tempo e procure por vagas de estágio na sua região.

Uma boa dica é se cadastrar em sites como a Fundação Mudes e o CIEE, que listam as melhores vagas de acordo com o seu currículo. 

2. Trabalhe com revenda de produtos

Trabalhar revendendo produtos de grandes marcas também é uma forma bem interessante de faturar uma renda extra enquanto estuda.

Essa é uma atividade que existe há bastante tempo e o bom dela é que permite uma grande flexibilidade para o revendedor, não sendo necessário ter horário fixo de trabalho, o que é ótimo para um estudante, não é mesmo?

Além disso, com o avanço da tecnologia muitas marcas oferecem em seus programas de revenda a possibilidade de atuar revendendo os produtos de forma totalmente online, como é o caso da Avon Revendedora.

Outros programas interessantes que oferecem ótimas margens de lucro, são: Revendedora Eudora, Revendedora Boticárioe Revendedora Cacau Show.

Revendedora Boticário
Boticário
Revendedora Cacau Show
Cacau Show

3. Venda lanches, doces ou outras guloseimas

Vender lanches também é uma atividade bastante comum no meio universitário e pode gerar bons lucros — inclusive, há estudantes que conseguem custear as despesas integrais da faculdade com esse tipo de negócio.

Afinal, estudar costuma dar bastante fome, não é mesmo? E, na maioria das vezes, os preços das lanchonetes da universidade não são nada atrativos para os alunos. 

Dessa forma, se você cozinha bem ou tem alguém que pode te ajudar a preparar os alimentos, investir nessa atividade pode ser uma boa alternativa.

Há diversas receitas super fáceis que vendem muito na faculdade, como: sanduíche natural, salgadinho, empadão, trufa, brigadeiro, palha italiana, entre outras.

Para chamar atenção dos seus colegas de campus, basta cobrar um preço justo, que não seja tão alto e, ao mesmo tempo, permita que você tenha bons lucros.

4. Ofereça monitoria para alunos de períodos anteriores

Sabe aquela matéria que você adorou cursar e só tirou nota 10? Uma boa oportunidade de como ganhar dinheiro estudando é repassar todo seu conhecimento nesta disciplina para os calouros ou alunos que estão com dificuldades nela.

Esse tipo de atividade é bastante interessante pois, além de permitir que você fature uma renda extra, também é uma oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em uma disciplina que você já tem afinidade — fator que pode ser um grande diferencial para sua futura carreira.

Para isso, o primeiro passo é saber como funciona a monitoria na sua faculdade e, provavelmente, você precisará provar que tirou notas boas na matéria. No entanto, para ter certeza de como funciona, você pode se informar na secretaria do campus ou agendar um horário com seu coordenador.

Outra opção é tratar diretamente com os alunos: você pode conversar com os estudantes pelos corredores da universidade, identificar quem está tendo dificuldades na matéria que você domina e oferecer os seus serviços.

Se possível, aproveite os quadros de aviso da universidade para divulgar seus serviços de monitoria.

5. Formate trabalhos nas normas ABNT

Quando os professores passam trabalhos, uma das principais preocupações dos universitários são as normas ABNT—  regras técnicas obrigatórias que os trabalhos acadêmicos devem seguir. 

Formatar os textos de acordo com essa regra pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, por isso, os alunos que não possuem muitos conhecimentos de informática ou vivem com o tempo apertado preferem pagar alguém para realizá-la.

E é aí que você pode oferecer seus serviços para ganhar dinheiro na faculdade. Porém, não esqueça de estudar bem essas normas antes de formatar o trabalho de um colega, ok? 

Isso porque caso você cometa algum erro, poderá prejudicar a nota final do seu colega — o que trará consequências negativas para você, afinal, nenhum aluno vai querer te contratar se souber que corre risco de perder pontos.

6. Venda artesanato para ganhar dinheiro

Se você gosta da ideia de levar coisas para vender na faculdade, mas suas habilidades são voltadas para o lado artístico, comercializar objetos artesanais — como pulseiras, pinturas, quadros, molduras, desenhos, cordões, chapéus e roupas — pode ser a alternativa ideal.

Assim, basta usar a criatividade e produzir suas peças e vendê-las para seus colegas de faculdade.

Caso você queira ir ainda mais longe, pode montar uma pequena loja virtual ou criar páginas nas redes sociais para divulgar e vender suas artes para mais pessoas.

7. Seja um afiliado e trabalhe com marketing digital

Para muitos, o marketing digital é a profissão do futuro e, se você busca formas de como ganhar dinheiro na faculdade, precisa considerar essa opção.

Essa área é bastante ampla, mas uma das principais maneiras de ganhar dinheiro no marketing digital é participando de programas de afiliados.

A vantagem de atuar como um afiliado é que essa é uma atividade que dá para fazer fora do horário comercial e é uma forma de venda passiva, ou seja, não vai prejudicar os seus estudos, já que não é preciso estar presente na hora das vendas.

Existem diversas opções e programas de afiliados interessantes, como Lomadee, Action Pay, Admitad e Athena.

Apesar de todas as alternativas proporcionarem uma boa renda extra, a Lomadee pode ser considerada a opção mais vantajosa, afinal, a plataforma é líder no quesito marketing de afiliados e anuncia produtos de grandes empresas, como Amazon, Americanas e Nike.

8. Pegue trabalhos temporários, nos finais de semana ou nos feriados

Como ninguém estuda todos os dias e nem todos os meses, você pode aproveitar as férias, os feriados e os finais de semana para levantar uma grana extra com trabalhos temporários.

Caso um amigo tenha um restaurante, bar ou pizzaria, por exemplo,  você  pode oferecer seus serviços como garçom nos dias que estiver livre.

Isso também vale para os trabalhos em lojas, oficinas, fábricas, animação de festas, apoio de eventos e outras atividades de estabelecimentos que precisam de funcionários temporários.

9. Trabalhe como freelancer

Como o objetivo é faturar uma renda extra sem deixar os estudos de lado, trabalhar como freelancer pode ser a solução dos seus problemas.

O freelancer é o profissional que realiza um determinado trabalho sem ter, necessariamente, um vínculo empregatício com as empresas.

Alguns dos principais trabalhos para os quais os freelancers são contratados são atividades que envolvem criação de conteúdo, marketing e publicidade. No entanto, nada impede que as empresas os contratem para outras atividades.

Sendo assim, se você gosta de escrever ou possui habilidades relacionadas às outras áreas citadas, essa pode ser a oportunidade perfeita para você ganhar dinheiro estudando.

Afinal, atuando como profissional autônomo, você terá total flexibilidade para realizar seu trabalho, desde que entregue as atividades no prazo estipulado.

Além disso, se você trabalhar para mais de uma empresa, tem grandes chances de estabelecer bons contatos profissionais, aumentar o networking e, quem sabe, abrir portas para conseguir um emprego fixo quando se formar

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp