Saiba como ganhar dinheiro na faculdade de 7 maneiras diferentes e lucrativas

Universitários até mesmo nas faculdades públicas precisam de uma renda extra nessa fase da vida.
Veja algumas oportunidades para ganhar dinheiro até se formar!

lucas proenca
Lucas Proença

Pagar as mensalidades de um curso de graduação pode ser o grande pesadelo de alguns universitários. Se isso é um problema para você, uma maneira de solucioná-lo é encontrar formas de ganhar dinheiro na faculdade.

Pensando nisso, para ajudar os estudantes que, assim como você, estão passando por esse desafio, selecionamos 7 formas de ganhar dinheiro sendo universitário, que possibilitem que você tenha uma renda extra sem deixar os estudos de lado. Confira!

Continua após a publicidade

logo idinheiro Melhores maneiras de ganhar dinheiro na faculdade
1. Faça um estágio remunerado
2. Venda lanches, doces ou outras guloseimas
3. Ofereça monitoria para alunos de períodos anteriores
4. Formate trabalhos nas normas ABNT
5. Venda artesanato
6. Pegue trabalhos temporários, nos finais de semana ou nos feriados
7. Trabalhe como freelancer

Isso porque ainda que o governo disponibilize programas de acesso ao ensino superior, como o Fies e o ProUni, arcar com os valores cobrados pelas instituições não é uma tarefa fácil.

Além disso, mesmo que você não pague pelos seus estudos (caso estude em universidade pública ou seja bolsista integral em uma faculdade privada), há outras despesas consideráveis, como transporte, material didático, alimentação, etc. Então, confira.

Continua após a publicidade

1. Faça um estágio remunerado

A maneira mais comum de ganhar renda extra durante a faculdade é fazer um estágio remunerado. Inclusive, essa é uma das melhores opções, visto que você será pago para colocar seu aprendizado em prática.

Outro ponto positivo do estágio remunerado é a possibilidade de fazer contatos profissionais que podem ser úteis para sua carreira no futuro, já que muitas empresas optam por efetivar os estagiários que se destacam em vez de contratar um novo profissional.

Vale ressaltar que não são apenas os alunos que estão próximos de se formar que podem estagiar. Há vagas de estágio para estudantes de todos os períodos.

Algumas empresas, inclusive, dão preferência para quem ainda está cursando os primeiros períodos da faculdade. Portanto, se você precisa levantar uma grana extra para arcar com suas despesas, não perca tempo e procure por vagas de estágio na sua região.

Continua após a publicidade

Uma boa dica é se cadastrar em sites como a Fundação Mudes e o CIEE, que listam as melhores vagas de acordo com o seu currículo. 

2. Venda lanches, doces ou outras guloseimas

Vender lanches também é uma atividade bastante comum no meio universitário e pode gerar bons lucros — inclusive, há estudantes que conseguem até custear as despesas integrais da faculdade com esse tipo de negócio.

Afinal, estudar costuma dar bastante fome, não é mesmo? E, na maioria das vezes, os preços das lanchonetes da universidade não são nada atrativos para os alunos. 

Dessa forma, se você cozinha bem ou tem alguém que pode te ajudar a preparar os alimentos, investir nessa atividade pode ser uma boa alternativa.

Continua após a publicidade

Há diversas receitas super fáceis que vendem muito na faculdade, como: sanduíche natural, salgadinho, empadão, trufa, brigadeiro, palha italiana, entre outras.

Para chamar atenção dos seus colegas de campus, basta cobrar um preço justo, que não seja tão alto e, ao mesmo tempo, permita que você tenha bons lucros.

3. Ofereça monitoria para alunos de períodos anteriores

Sabe aquela matéria que você adorou cursar e só tirou nota 10? Uma boa oportunidade de ganhar dinheiro na faculdade é repassar todo seu conhecimento nesta disciplina para os calouros ou alunos que estão com dificuldades nela.

Esse tipo de atividade é bastante interessante pois, além de permitir que você fature uma renda extra, também é uma oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em uma disciplina que você já tem afinidade — fator que pode ser um grande diferencial para sua futura carreira.

Continua após a publicidade

Para isso, o primeiro passo é saber como funciona a monitoria na sua faculdade e, provavelmente, você precisará provar que tirou notas boas na matéria. No entanto, para ter certeza de como funciona, você pode se informar na secretaria do campus ou agendar um horário com seu coordenador.

Outra opção é tratar diretamente com os alunos: você pode conversar com os estudantes pelos corredores da universidade, identificar quem está tendo dificuldades na matéria que você domina e oferecer os seus serviços.

Se possível, aproveite os quadros de aviso da universidade para divulgar seus serviços de monitoria.

4. Formate trabalhos nas normas ABNT

Quando os professores passam trabalhos, uma das principais preocupações dos universitários são as normas ABNT—  regras técnicas obrigatórias que os trabalhos acadêmicos devem seguir. 

Formatar os textos de acordo com essa regra pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, por isso, os alunos que não possuem muitos conhecimentos de informática ou vivem com o tempo apertado preferem pagar alguém para realizá-la.

Continua após a publicidade

E é aí que você pode oferecer seus serviços para ganhar dinheiro na faculdade. Porém, não esqueça de estudar bem essas normas antes de formatar o trabalho de um colega, ok? 

Isso porque caso você cometa algum erro, poderá prejudicar a nota final do seu colega — o que trará consequências negativas para você, afinal, nenhum aluno vai querer te contratar se souber que corre risco de perder pontos.

5. Venda artesanato para ganhar dinheiro

Se você gosta da ideia de levar coisas para vender na faculdade, mas suas habilidades são voltadas para o lado artístico, comercializar objetos artesanais — como pulseiras, pinturas, quadros, molduras, desenhos, cordões, chapéus e roupas — pode ser a alternativa ideal.

Assim, basta usar a criatividade e produzir suas peças e vendê-las para seus colegas de faculdade.

Continua após a publicidade

Caso você queira ir ainda mais longe, pode montar uma pequena loja virtual ou criar páginas nas redes sociais para divulgar e vender suas artes para mais pessoas.

6. Pegue trabalhos temporários, nos finais de semana ou nos feriados

Como ninguém estuda todos os dias e nem todos os meses, você pode aproveitar as férias, os feriados e os finais de semana para levantar uma grana extra com trabalhos temporários.

Caso um amigo tenha um restaurante, bar ou pizzaria, por exemplo,  você  pode oferecer seus serviços como garçom nos dias que estiver livre.

Isso também vale para os trabalhos em lojas, oficinas, fábricas, animação de festas, apoio de eventos e outras atividades de estabelecimentos que precisam de funcionários temporários.

7. Trabalhe como freelancer

Como o objetivo é faturar uma renda extra sem deixar os estudos de lado, trabalhar como freelancer pode ser a solução dos seus problemas.

Continua após a publicidade

O freelancer é o profissional que realiza um determinado trabalho sem ter, necessariamente, um vínculo empregatício com as empresas.

Alguns dos principais trabalhos para os quais os freelancers são contratados são atividades que envolvem criação de conteúdo, marketing e publicidade. No entanto, nada impede que as empresas os contratem para outras atividades.

Sendo assim, se você gosta de escrever ou possui habilidades relacionadas às outras áreas citadas, essa pode ser a oportunidade perfeita para você ganhar dinheiro estudando.

Afinal, atuando como profissional autônomo, você terá total flexibilidade para realizar seu trabalho, desde que entregue as atividades no prazo estipulado.

Além disso, se você trabalhar para mais de uma empresa, tem grandes chances de estabelecer bons contatos profissionais, aumentar o networking e, quem sabe, abrir portas para conseguir um emprego fixo quando se formar

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.