Confira 9 formas garantidas de ganhar dinheiro digitando na internet!

Quer ganhar dinheiro digitando na internet? Freelancer, social media, digitador de formulários, criador de nomes e muito mais!
Veja qual oportunidade combina mais com você.

lucas proenca
Lucas Proença

Se você gosta de escrever e está procurando alternativas de renda extra, saiba que é possível ganhar dinheiro digitando na internet.

O mercado digital traz cada vez mais oportunidades para pessoas que desejam trabalhar na internet, e as atividades que envolvem digitação não se restringem mais a escritores e editores. Confira:

Continua após a publicidade

Meliuz_Extensao
  1. Ganhar dinheiro digitando em um blog e faturando com anúncios
  2. Gerar renda extra digitando trabalhando como freelancer de conteúdo
  3. Escrever um infoproduto e comercializá-lo em plataformas de afiliados
  4. Trabalhar com sites de escrita que oferecem comissão
  5. Ganhar dinheiro digitando traduções de texto
  6. Fazer renda extra digitando monografias e trabalhos acadêmicos
  7. Investir em ganhar dinheiro preenchendo formulários, tabelas e outros dados
  8. Gerar uma renda extra digitando respostas para clientes das empresas
  9. Trabalhar com digitação online na função de ghostwriter

Hoje, qualquer pessoa que tenha afinidade com esse meio e possua um computador pode começar sua carreira em um dos diversos nichos de trabalho que existem na internet.

Além disso, essa é uma boa maneira de conseguir uma renda adicional no final do mês, ou até mesmo iniciar uma nova profissão se aventurando pelos textos online.

Continua após a publicidade

Por isso, se você se interessa pelo assunto e quer saber como ganhar dinheiro digitando, veja mais detalhes sobre cada uma das 9 alternativas listadas.

1. Aprenda a ganhar dinheiro digitando conteúdos de blog para faturar com anúncios

Os blogs são plataformas extremamente populares, e se tornaram não apenas uma forma de se expressar, como também uma boa alternativa para ganhar dinheiro digitando. No passado, já era possível monetizar os conteúdos de um blog por meio de parcerias e divulgações, por exemplo.

Nesse caso, grandes portais acabavam se tornando sites de referência, fechando parcerias que rendiam uma renda extra com publicidade.

Entretanto, hoje em dia já não é preciso alcançar números espetaculares de visitantes para conseguir trabalhar digitando textos e ganhar dinheiro.

Continua após a publicidade

Isso porque as plataformas de blogs passaram a disponibilizar a publicação de anúncios nos sites, o que pode gerar um bom dinheiro com visualizações e cliques.

Em muitos casos, o vínculo com os anúncios possui um baixo investimento, e o blog pode anexar anúncios, banners e todo tipo de publicidade paga em sua plataforma. Dessa forma, o blog já começa a gerar dinheiro, mesmo sem parcerias e divulgações.

2. Seja freelancer de marketing digital

Se você já procurou formas de ganhar dinheiro digitando, provavelmente deve ter se deparado com o mercado de freelancers.

Esses profissionais liberais inauguraram uma nova categoria de trabalho na internet, que está não apenas crescendo de maneira surpreendente, como também trazendo novas oportunidades para quem busca trabalhar na internet.

Continua após a publicidade

A categoria de freelancers não surgiu na internet, e já é muito popular no Brasil. Segundo dados divulgados pela revista Você S/A, são mais de 39 milhões de brasileiros atuando nessa modalidade, quase 40% da força de trabalho.

No entanto, a popularização do mercado digital permitiu que novas formas de freelancer surgissem na internet, especialmente na área de digitação. E essa profissão pode ser uma alternativa bastante atrativa para ganhar dinheiro digitando.

Redator

A princípio, a profissão de redator é uma das mais populares entre os freelancers, e também na área de digitação, de forma geral. No entanto, hoje em dia essa alternativa não se restringe somente aos jornalistas e editores de texto, por exemplo.

Qualquer pessoa que tenha domínio da língua e gosta de digitar pode se arriscar no mercado de redatores. Um redator ou digitador freelancer pode elaborar qualquer tipo de texto, em diferentes formatos, tamanhos e conteúdos.

Continua após a publicidade

Muitos contratantes buscam novos talentos de redatores na internet, e essa atividade pode fazer com que você ganhe um dinheiro extra.

No entanto, a acessibilidade da profissão de redator também faz com que o mercado se torne mais competitivo. Por isso, é importante se especializar na área e elaborar suas habilidades, para se tornar um redator profissional e qualificado.

Criador de conteúdo para redes sociais

A popularização das redes sociais trouxe novas demandas para o mercado de profissionais independentes, e é possível ganhar dinheiro digitando conteúdos para essas plataformas.

As redes sociais deixaram de ser apenas um facilitador na comunicação, e passaram a ser mercados em potencial para alcançar novos públicos e publicidade.

Continua após a publicidade

No entanto, para obter resultados positivos, é importante realizar boas postagens, e, para isso, muitas contas contratam criadores de conteúdo.

Trata-se de profissionais freelancers especializados em posts para redes sociais, que necessitam de um formato adaptado para alcançar o público e ter boas performances.

Nesse caso, se você gosta de escrever e tem afinidade com esse segmento, pode considerar essa alternativa para trabalhar pela internet digitando e ganhar dinheiro.

Assim como outras modalidades de textos, os conteúdos para redes sociais exigem uma formatação e criação mais específicas. Por isso, também é importante procurar se especializar no segmento, se desejar ser um freelancer bem-sucedido.

Continua após a publicidade

Copywriter

O copywriter é uma nova modalidade que também se popularizou com as demandas criadas pelo mercado de marketing digital. Trata-se de um produto que visa aumentar o conhecimento da marca, e persuadir um grupo de pessoas a realizar uma ação específica.

No marketing digital, uma das formas de atrair os clientes e convencê-los a adquirir o produto ou serviço é por meio dos conteúdos textuais, em blogs, canais e redes sociais.

Por isso, é importante que a produção siga um formato de escrita mais específico, para atender as necessidades da marca de ganhar mais visibilidade e ser convincente em suas vendas.

Assim, o redator contratado precisa seguir uma série de padrões que facilitam o alcance dos objetivos do copywrite.

Continua após a publicidade

No entanto, muitas empresas e contratantes oferecem oportunidades para novos freelancers que desejam atuar como copywriter, sendo uma boa chance de ganhar dinheiro digitando.

E-mail marketing

Outra ferramenta bastante utilizada no marketing digital são os textos de e-mail marketing. Quando o usuário se inscreve em uma newsletter, por exemplo, ou realiza um cadastro no site de uma marca, é comum que ele passe a receber uma série de e-mails com conteúdos diversos.

Essa abordagem é uma estratégia para manter o cliente fidelizado, ou potencializar as chances de realizar uma venda por meio de conteúdos que instiguem o leitor.

Assim como outras categorias de textos, o e-mail marketing também pode ser produzido por freelancers de redação que querem fazer uma grana extra online.

Continua após a publicidade

Inclusive, muitas marcas que buscam criar esse tipo de conteúdo utilizam plataformas de freelancers, para encontrar profissionais diferentes e com as habilidades necessárias para executar o trabalho.

Dessa forma, essa também é uma categoria disponível para quem deseja ganhar renda extra com digitação.

Roteiros de vídeo para Youtube

Pode ser surpreendente para algumas pessoas, mas também é possível ganhar dinheiro digitando roteiros de vídeo para YouTube.

Embora essa estratégia de marketing digital seja voltada para conteúdos visuais, ela precisa de uma base sólida, para que o vídeo tenha uma boa repercussão e atinja os objetivos propostos.

Continua após a publicidade

Isso só é possível por meio de um roteiro bem-estruturado, que geralmente é feito por freelancers de redação.

Seu formato e linguagem também são específicas para um determinado nicho, mas pessoas que têm afinidade e conhecimentos nessa área podem conseguir uma boa renda extra digitando e elaborando roteiros.

3. Escreva um e-book e venda por uma plataforma de afiliados

Enquanto a categoria de freelancers é uma boa alternativa para ganhar dinheiro digitando, existem outras oportunidades que surgiram com as demandas da internet, como o mercado de afiliados.

Basicamente, trata-se de uma categoria que realiza a revenda de infoprodutos, ou seja, produtos digitais, recebendo uma porcentagem de comissão a cada venda.

Continua após a publicidade

No entanto, os produtores desses materiais também ganham dinheiro, afinal, seu produto está sendo comercializado, e ele é pago por isso. Esse mercado disponibiliza catálogos variados de produtos para comercialização, mas um dos mais populares são os e-books.

Os livros digitais são ideais para treinamentos, especializações e compartilhamento de informações de maneira prática e acessível. Além disso, muitas pessoas consomem e-books para aprender sobre novos assuntos, sendo um dos principais formatos presentes no mercado de afiliados.

Dessa forma, se você gosta de escrever e deseja trabalhar pela internet digitando, pode considerar se tornar um escritor de e-book para esse segmento.

Além da facilidade de se tornar um redator de e-book, também é possível ganhar dinheiro sem sair de casa ou fazer muito esforço. Isso porque depois de finalizar seu produto, basta disponibilizá-lo na internet, para que os afiliados façam a divulgação e as vendas para você.

Continua após a publicidade

Muitos escritores de sucesso começaram publicando e-books, e hoje ganham dinheiro profissionalmente apenas com digitação e liberdade para produzir.

4. Trabalhe em sites de escrita que oferecem comissão

Entre as opções de atividades para ganhar dinheiro digitando, também vale a pena conhecer os sites de escrita com comissão.

Trata-se de plataformas já estruturadas, que podem oferecer diferentes conteúdos textuais, e realizar o pagamento de comissão para os redatores com base em seus resultados.

É comum que essas marcas e sites desenvolvam determinados textos e ofereçam um valor a cada visualização ou clique.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o redator contribui para a criação de conteúdos, e também ganha uma porcentagem de comissão conforme o alcance do texto. Entre os sites mais famosos, o que se destaca é o Blasting News. Nele, você pode ganhar dinheiro online digitando textos da sua área de conhecimento.

No entanto, como é preciso esperar um saldo para solicitar o resgate, essa pode não ser a melhor opção para quem está precisando ganhar dinheiro rápido.

5. Trabalhe com tradução de texto

Os ramos de redação e marketing digital também trouxeram uma categoria diferente de produção de texto, mas que também permite ganhar dinheiro digitando: as traduções de texto.

O trabalho de tradução também é uma modalidade popular mesmo fora da internet, mas, agora, se tornou muito mais acessível, além de deixar de ser restrita apenas a profissionais formados.

Continua após a publicidade

Muitas pessoas dominam línguas estrangeiras, mas não tiveram oportunidades de colocar essa habilidade em prática. Ou, ainda, não têm interesse em trabalhar com as atividades convencionais de tradução, e podem encontrar uma alternativa interessante nos serviços textuais.

As traduções de texto se tornaram especialmente populares por conta do mercado de afiliados. Isso ocorre porque muitas pessoas investem em cursos, livros e outros materiais estrangeiros para trazer para o Brasil em um mercado menos competitivo, por exemplo.

No entanto, antes de comercializar esses materiais, é preciso traduzi-los corretamente, além de adaptações para a língua e outros detalhes. E para realizar essa atividade, muitos contratantes buscam tradutores freelancer, ou independentes.

Dessa forma, se você conhece uma língua estrangeira e gosta de escrever e transcrever textos, trabalhar com tradução pode ser uma opção interessante para ganhar uma renda extra digitando. Existem diversos trabalhos relacionados à essa área, como apenas tradução livre, correção, adaptação e revisão.

Continua após a publicidade

Assim, o redator tem a liberdade de escolher o segmento que mais te atrai, e, com isso, pode realizar trabalhos pontuais e ganhar dinheiro digitando.

Além disso, também é possível filtrar os trabalhos por assunto, língua e demanda, o que torna a atividade ainda mais prazerosa.

6. Passe a ganhar dinheiro digitando monografias

Trabalhar com monografias é uma maneira interessante e prática de ganhar dinheiro digitando, sem precisar de muito esforço.

Muitas pessoas estão em processo de finalizar suas graduações, cursos e especializações, mas, por algum motivo, não têm tempo de transcrever sua pesquisa.

Continua após a publicidade

Nesse caso, elas contratam redatores para digitar suas monografias, criando um mercado atrativo para quem tem afinidade e agilidade na hora de usar o teclado do computador para transcrever conteúdos.

Uma vez que os pesquisadores, estudantes e acadêmicos já possuem a pesquisa pronta, é necessário apenas estruturar em um trabalho formal, e pronto.

É claro, trabalhar com monografias também exige alguns conhecimentos específicos, como outros serviços de digitação para conteúdos diferenciados.

Isso porque as monografias costumam ser trabalhos para universidades ou centros acadêmicos, necessitando de uma formatação específica, como as regras ABNT, por exemplo.

Continua após a publicidade

Assim, é fundamental que o redator se atente para esses detalhes, caso queira ganhar uma renda extra e ser bem-sucedido nessa área.

7. Passe a ganhar dinheiro digitando como um profissional

Se você está procurando formas de ganhar dinheiro digitando, pode considerar o trabalho de digitador profissional. Essa função é relativamente simples, embora a demanda não seja tão grande quanto em outras áreas.

Basicamente, o profissional é contratado para realizar serviços de digitação de dados, como planilhas, formulários e outros documentos semelhantes.

Nesse caso, a contratação costuma ser feita por empresas que possuem uma grande base de informações, e precisam de digitadores freelancers para realizar o serviço para elas.

Continua após a publicidade

No entanto, existem várias alternativas nessa área, que podem ser ideias para quem gosta de digitar e deseja trabalhar na internet. Por exemplo, empresas podem contratar digitadores para preencher suas planilhas de clientes, e escritórios costumam ter essa função para organização de dados.

Dessa forma, é possível trabalhar diretamente com digitação, sem a necessidade de criação de conteúdo criativo, o que é interessante para muitas pessoas.

Sites para ganhar dinheiro digitando formulários e textos

Mesmo que a demanda seja reduzida e essas vagas sejam mais concorridas, é uma forma de ganhar uma renda extra no segmento, com mais praticidade.

8. Comece a ganhar dinheiro digitando como um secretário virtual

Hoje em dia, quase todas as grandes e médias empresas investem em atendimento online para seus clientes. E as oportunidades para ganhar dinheiro digitando como secretário virtual não param de crescer.

Continua após a publicidade

Isso porque trata-se de uma maneira mais rápida de entrar em contato com o usuário, com mais chances de fechar vendas e realizar um atendimento de qualidade.

Nesse caso, as marcas desenvolvem setores de atendimento online, e se você quer ganhar dinheiro digitando, pode considerar tornar-se um desses profissionais.

Por exemplo, empresas de tecnologia, instituições financeiras, lojas e comércios, e até mesmo prestadoras de serviço estão investindo cada vez mais neste formato de trabalho, que muitas vezes funciona como um suporte online de atendimento ao cliente.

Para isso, não é preciso ter habilidades específicas para atuar como atendente online, precisando apenas de digitação e comunicação com o cliente.

Continua após a publicidade

Em muitas situações, o atendimento segue um script pré-elaborado, o que facilita ainda mais o serviço. Além disso, o profissional ainda anota os recados e demandas, repassando ao setor responsável com notas e observações escritas sobre a continuidade do trabalho.

9. Seja um escritor fantasma

As diversas modalidades de escrita que existem hoje em dia oferecem oportunidades atrativas para quem quer trabalhar com digitação online, e uma delas é ser um escritor fantasma, mais conhecido como ghostwriters.

Essa função é contratada por pessoas que desejam publicar um material, mas não querem escrevê-lo. Dessa forma, elas terceirizam a atividade por meio de digitadores e redatores.

Como o nome indica, o profissional irá atuar como um fantasma, de modo que ele elabora o conteúdo, mas não leva os créditos.

Continua após a publicidade

Geralmente, os contratantes buscam escritores fantasmas para elaboração de livros e e-books, que são publicados com um nome, mas o autor é outro.

Esse nicho também possui grandes demandas, por se tratar de um material mais elaborado, mas, ao mesmo tempo, também disponibiliza oportunidades simples.

Isso porque os escritores fantasmas costumam desenvolver o conteúdo a partir de pesquisas já prontas, com ideias, roteiros e até mesmo uma pré-estrutura.

Assim, é necessário apenas formatar o material e torná-lo comercializável, o que demanda mais trabalho de digitação e menos de criação.

Continua após a publicidade

Esta é apenas uma das diversas oportunidades de ganhar dinheiro digitando, e você tem a liberdade de escolher o segmento que melhor combina com seu perfil, inclusive atuando em mais de uma área.

Dessa forma, poderá fazer uma boa renda extra, e até mesmo iniciar uma nova carreira, com inúmeras possibilidades de sucesso.

Vale a pena trabalhar pela internet digitando?

Sim, podemos dizer que vale muito a pena trabalhar pela internet digitando. Afinal, essa é uma área que não para de crescer e além de ser uma excelente opção de renda extra, também é possível que essa atividade se torne uma das suas principais fontes de renda, podendo até mesmo fazer uma transição de carreira.

Neste caso, avaliar todos os prós e contras da profissão são importantes para que a sua tomada de decisão seja mais assertiva. Porém, trabalhar online digitando vem sendo uma alternativa bem interessante para ganhar dinheiro no universo digital nos últimos anos.

Perguntas frequentes

  1. O número de visitantes de um blog influencia nos ganhos com anúncios?

    Sim, quanto mais visitantes o blog tiver, maior será o rendimento com anúncios, pois mais pessoas irão visualizá-los e, consequentemente, gerar ganhos com isso.

  2. Qual o melhor site que paga para digitar?

    Existem diversos sites que pagam para redatores freelancers digitarem textos. Entre os principais, podemos citar: 99freelas, Workana e Fiverr.

  3. Dá pra ganhar dinheiro digitando nomes na internet?

    Sites como o SquadHelp criam concursos que premiam em dólar aqueles participantes que sugerem nomes para empresas, produtos e serviços. São vários concursos com diferentes valores. Então sim, dá para ganhar dinheiro digitando nomes e slogans na internet.

Continua após a Publicidade

8 comentários

  1. Orientações bastante providenciais, em uma época em que estamos buscando novas alternativas, no meu caso por exemplo, preciso da oportunidade de uma renda extra, porém, sou CLT, entao é nescessarrio ter organização para manter o compromisso, obrigada.

  2. Mariana Rodrigues

    Essa informação é esselente para que prescisa trabalha em casa assim como eu

  3. Solange Mary

    Muito interessante a iniciativa de nos informar sobre estas novas formas de trabalho. Abre novos horizontes para quem deseja ganhar uma renda extra e até mesmo se profissionalizar na área. Obrigada.

  4. Continua após a publicidade

  5. SolNGE mARY

    Achei muito interessante a iniciativa de nos informar sobre estas novas formas de trabalho. Abrem novos horizontes. Obrigada.

  6. Lindinez da

    Essa informação foi bastante gratificante para mim, inclusive para todos que desejam crescer. Mas 1 oportunidade! Parabéns, pela iniciativa de vocês..!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.