Como ganhar dinheiro com marketing digital em 2022: veja as melhores opções

Além de proporcionar ganhos consideráveis, o marketing digital oferece diversas vantagens, como flexibilidade, mais tempo com a família, liberdade geográfica, etc. Saiba quais são as melhores formas de trabalhar na área.

lucas proenca
Lucas Proença

Se você está precisando de uma nova fonte de renda, saber como ganhar dinheiro com marketing digital é extremamente importante. Afinal de contas, para muitos especialistas essa é considerada a profissão do futuro e oferece inúmeras possibilidades de ganhos.

Basicamente, o marketing digital é definido como um conjunto de estratégias e ações elaboradas para se comunicar com o seu cliente, da melhor maneira possível, na internet.

Continua após a publicidade

Meliuz_Extensao

Dessa forma, é possível gerar um movimento que pode ser uma interação, um cadastro ou, até mesmo, a compra de algum produto ou serviço. Veja as melhores formas de ganhar dinheiro na área:

  1. Programa de afiliados
  2. Blog
  3. SEO
  4. Redes sociais
  5. Web design
  6. E-mail marketing
  7. Edição de áudio – Podcasts
  8. Edição de vídeo
  9. Google AdSense
  10. Venda de fotografias
  11. Aulas online
  12. Tradução de texto
  13. Consultor de marketing digital

Veja como cada uma dessas opções funcionam e aprenda a como ganhar dinheiro com marketing digital de forma simples e prática!

Continua após a publicidade

1. Programa de afiliados

Uma das primeiras possibilidades para quem busca informações sobre como ganhar dinheiro com Marketing Digital são os programas de afiliados.

Este modelo de negócio funciona pagando uma comissão em dinheiro pelos clientes que você consegue captar.

Isto é, no programa de afiliados, você pode escolher por produtos ou serviços já prontos que fazem parcerias com quem está disposto à vendê-los por um percentual de ganho.

Então, como afiliado você começa a divulgar e vender este tipo de produto ou serviços através do seu site, redes sociais ou blog.

Continua após a publicidade

E, a cada venda efetivada você ganha uma comissão, que normalmente, equivale entre 20% a 60% do valor total da venda.

Nesse sentido, a Lomadee pode ser considerada uma das melhores opções para ganhar dinheiro. Por meio desta plataforma de produtos digitais, os produtores podem divulgar seus produtos e os afiliados cadastrados podem vendê-los e ganhar uma boa comissão.

2. Blog

No passado, o blog era conhecido como uma página pessoal, onde as pessoas compartilhavam textos autorais, imagens e acontecimentos confidenciais.

Mas, com o passar do tempo, o blog começou a ser utilizado como ferramenta fundamental nas empresas.

Continua após a publicidade

Assim, as empresas descobriram que o blog, como ferramenta para publicar conteúdos relevantes e únicos, era um ótimo canal para se aproximar e conquistar novos clientes.  

Atualmente, é possível encontrar pela internet várias opções de blogs, em versões gratuitas ou pagas, além de diversas funcionalidades para a construção e publicação do texto.

Dessa forma, o blog é um excelente canal para quem gosta de escrever e adora desafios e traz não só uma, mas várias oportunidades de negócio. Entre elas:

  • criar um blog próprio e vender anúncios, postagens e áreas de publicidade;
  • escrever conteúdos para blogs de terceiros, seja pessoa física, seja pessoa jurídica, que é o chamado marketing de conteúdo;
  • desenvolver um blog com acesso restrito por assinatura;
  • escrever conteúdos, engajar seus leitores e, permitir que eles financiem sua produção por meio de vaquinhas virtuais, Paypal, Picpay, etc.

3. SEO

Otimização para Mecanismo de Busca (SEO) é uma das ferramentas mais procuradas pelas empresas que desejam melhorar o tráfego orgânico do seu site ou blog.

Continua após a publicidade

Usando a pesquisa no mecanismo de busca, as pessoas podem encontrar vários tipos de negócios e produtos.

Então, as empresas que desejam se posicionar nas primeiras posições que são as mais usadas pelos usuários, precisam realizar um detalhado trabalho que envolve o código html e o conteúdo otimizado para uma determinada palavra-chave, imagens, títulos, links e entre outros.

Você pode oferecer esse tipo de serviço no formato de consultoria periódica ou por trabalhos sob demanda.

4. Redes Sociais

As redes sociais já fazem parte da rotina do brasileiro, por isso, criar um perfil para divulgação dos seus serviços, links dos afiliados ou produtos que você recomenda pode ser uma ideia rentável.

Continua após a publicidade

Além disso, hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que oferecem consultoria e serviços voltados para as redes sociais de pequenas, médias e até grandes empresas.

Para conseguir se dar bem neste tipo de serviço, você precisa aprender a interpretar os relatórios e dados obtidos em um determinado período.

Com isso, você conseguirá criar novas publicações voltadas para o interesse do público-alvo.

5. Web Design

Se você já conhece as ferramentas de edição de imagem e possui facilidade em criar e inovar, então, o trabalho de Web Design pode ser o ideal.

Hoje em dia existe muitos serviços e projetos para o profissional que entende não apenas da criação, mas também do planejamento, estruturação e atualização de website.

Continua após a publicidade

6. E-mail Marketing

O e-mail marketing é muito utilizado para as empresas que necessitam enviar e-mail personalizado para os seus leads, apresentando uma promoção, ofertas ou encaminhando um conteúdo exclusivo.

Por ter um potencial de alcance gigantesco, um disparo de e-mail pode proporcionar vários cliques nos links e conteúdos abordados.

Sendo um profissional de e-mail marketing, você pode criar o conteúdo do e-mail, avaliar a abertura e rejeição do disparo, acompanhar o crescimento da base de dados e ainda propor novos temas abordados por esta plataforma.

7.  Edição de áudio – Podcasts

O Podcast ganhou espaço no mercado e tem sido muito utilizado pelas pessoas que buscam por estratégias para conseguir absorver conteúdos em qualquer lugar, por exemplo, dirigindo ou exercitando.

Continua após a publicidade

Por causa deste novo público, muitas empresas tem investido na produção deste conteúdo.

Atualmente você encontra podcast de vários assuntos, como cursos online, notícias, finanças, bem estar, saúde, entretenimento, esportes e entre outros.

Para ser um profissional de edição de áudio, você precisa ter pelo menos o domínio na ferramenta de edição. Estando familiarizado com ela, pode trabalhar para terceiros ou, criar o seu próprio podcast.

8. Edição de vídeo

Outra forma para ganhar dinheiro com Marketing Digital é realizando edição de vídeos para plataformas como Youtube ou no próprio site da empresa.

Mais do que nunca, as empresas estão buscando por vídeos mais profissionais.

Assim, você também pode utilizar o seu talento para edição de vídeo ou a produção do seu próprio conteúdo online. Já imaginou ter um canal no Youtube?

Continua após a publicidade

9. Inclua anúncios no seu site ou blog com o Google AdSense

Caso você já tenha um site ou blog, você pode usar a ferramenta Google AdSense e começar a lucrar com anúncios de empresas.

Isto é, esta funcionalidade do Google permite que você venda um espaço do seu site para anúncios de produtos ou serviços do mesmo nicho que o seu.

Então, se o seu site fala sobre futebol, provavelmente os anúncios apresentados serão de esportes, mundo fitness, times de futebol etc.

10. Venda de fotografias em banco de imagem

Utilizado com certa frequência entre as empresas, os bancos de imagem oferecem espaço para os fotógrafos ou aspirantes colocarem suas fotografias a venda.

Continua após a publicidade

Assim, os interessados em usá-las pagarão para fazer o upload do arquivo e, em troca você recebe o dinheiro dos royalties.

Em alguns casos, os bancos de imagem são internacionais e, portanto, você receberá em dólar.

Além de disponibilizar suas imagem e fotografias no banco de imagem, você também pode aproveitar esse talento e criar um Instagram com dicas sobre câmeras, fotografias e etc.

Já se imaginou sendo um influenciador digital neste nicho?

11. Dê aulas online

De fato, com o isolamento social causado pela pandemia do COVID-19, muitos brasileiros perceberam que é possível estudar e também administrar aulas online.

Continua após a publicidade

Portanto, que tal acompanhar essa onda e oferecer cursos online para ganhar dinheiro?

As aulas online podem ser realizadas para uma pessoa, em grupo ou até mesmo para uma equipe de empresa.

Independente da quantidade de alunos, saiba construir o material didático de forma clara e que desperte o interesse de todos pela aula.

Existem ferramentas para videoconferência de forma gratuita e paga. A escolha sobre qual a melhor versão depende das necessidades perante a aula construída.

Portanto, antes de fechar um pacote numa ferramenta paga, analise bem o seu objeto e o que cada versão oferece.

Continua após a publicidade

12. Tradução de textos

Você é fluente em inglês ou em outra língua estrangeira? Então, que tal aproveitar esse conhecimento para oferecer serviços de tradução de textos?

A tradução vale para conteúdos online, mas também, para artigos, ensaios e outras produções intelectuais que precisam ser traduzidas.

Um bom exemplo são as teses de mestrado, doutorado ou artigos científicos que precisam ser enviados para revistas internacionais.

13. Seja um Consultor de Marketing Digital

Para as pessoas que possuem uma grande expertise sobre Marketing Digital, se tornar um consultor pode ser uma excelente solução.

Desta forma, você pode orientar as empresas sobre SEO, criação de sites, hashtags, publicações nas redes sociais, dentre outros.

O interessante de se tornar consultor online é a possibilidade de atuar em várias empresas ao mesmo tempo.

Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro com marketing digital

  1. Por que trabalhar com marketing digital?

    Além de possibilitar ganhos bem positivos, trabalhar com marketing digital possui diversas vantagens, como: flexibilidade, ser dono do seu próprio negócio, poder de escolha com qual pessoa ou empresa quer se relacionar, entre outras.

  2. Qual área do marketing digital dá mais dinheiro?

    Todas as opções que listamos neste artigo costumam ser lucrativas, no entanto, pode-se dizer que o marketing de afiliados é um dos segmentos mais rentáveis do marketing digital atualmente.

Continua após a Publicidade

4 comentários

  1. Silvana

    Conteudo bem interessante esclareceu bastante algumas duvidas.

  2. Celso Miragaia

    Muito bom quando se encontra algo bom mesmo que sem
    querer conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei
    muito do que lí aqui… Obrigado por compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.