Fintech: O que é e como elas impactam sua vida!

As fintechs ganham cada vez mais visibilidade. Seja por suas soluções inovadoras ou até mesmo por seu atendimento personalizado. 

Escrito por Victor Leitão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Fintech: O que é e como elas impactam sua vida!

Provavelmente, você já deve ter escutado o termo fintech alguma vez na vida.

Mas afinal, o que é Fintech?

Uma fintech é toda startup ou empresa que presta algum serviço na área financeira utilizando tecnologia como seu principal diferencial frente às empresas tradicionais do setor.

O termo fintech é a união dos nomes em inglês Financial e Technology (Financeira e Tecnologia)

As fintechs foram criadas para oferecer os serviços que já existiam no mercado financeiro tradicional, porém, de forma muito mais ágil e eficiente.

Para conseguir esse objetivo, elas utilizam a tecnologia de ponta e o grande alcance da internet a seu favor.

Algumas categorias de fintechs são;

  • Bancos digitais;
  • Gestão financeira;
  • Investimentos;
  • Empréstimos;
  • Pagamentos;
  • Seguros;
  • Criptomoedas.

De acordo com o levantamento feito na 8ª edição do Radar Fintechlab foram registradas mais de 600 fintechs brasileiras.

O impacto das fintechs

Na teoria, parece algo muito simples.

No entanto, quando paramos para analisar o impacto dessas empresas em nossas vidas, percebemos que as fintechs são responsáveis por grande parte das inovações nos últimos anos. 

Isso porque, há 5 anos, ninguém imaginava que seria possível resolver as questões financeiras mais complexas possíveis sem precisar sequer sair de casa. 

Apesar disso, as fintechs têm que superar alguns desafios como, por exemplo, o de enfrentar os serviços tradicionais já existentes. 

Outro grande desafio das fintechs é convencer os usuários de outros serviços financeiros de que suas soluções são confiáveis e até melhores que as já existentes. 

Por isso, se você ainda está em dúvida sobre confiar ou não nas fintechs, nós vamos tentar sanar essa questão!

Fintechs são seguras e confiáveis?

Por estarem diretamente relacionadas ao mercado financeiro, essas empresas lidam bastante com a insegurança dos potenciais clientes, o que é algo completamente compreensível. 

Entretanto, saiba que as fintechs podem lhe proporcionar uma experiência com o dinheiro completamente diferente do que você estava acostumado.

Isso pelo fato de ser um mercado com uma concorrência cada vez maior, o que leva essas empresas a se aperfeiçoarem e a entregarem soluções cada vez melhores. 

De todo modo, é extremamente importante que, antes de contratar o serviço de uma fintech, você conheça muito bem a empresa e saiba o que está fazendo. 

Logo, lembre-se de pesquisar (nas redes sociais e no site Reclame Aqui) avaliações de clientes e entender melhor sobre o que a empresa faz. 

Vale ressaltar que por essas empresas trabalharem diretamente com tecnologia e internet, é muito fácil encontrar esse tipo de informação, o que facilita a busca. 

E, por fim, o cuidado deve ser redobrado quando se tratar de fintechs de empréstimo ou de investimento, pois nesses casos é ainda mais essencial escolher uma que seja de confiança. 

3 fintechs que você precisa conhecer

Como você já sabe, no último Radar Fintech Brasil, foram registradas mais de 600 iniciativas.

Nesse sentido, separamos algumas das fintechs que na nossa opinião entregam as melhores soluções e, portanto, são as nossas favoritas. Confira a lista!

Mobills

Se você tem interesse de organizar melhor suas finanças pessoais, o Mobills pode ser a solução ideal para você! 

A empresa surgiu em 2013, e tem o objetivo de ajudar pessoas a alcançarem sua tranquilidade financeira. 

De início, tratava-se apenas de um aplicativo desenvolvido para uso próprio, mas com o tempo várias pessoas foram solicitando versões do app, e hoje trata-se de um dos apps de gestão financeira mais bem avaliados da Play Store.

Hoje, o aplicativo é uma ótima solução para aqueles que desejam registrar suas despesas e rendas durante o mês.

E, é essencial para quem deseja alcançar objetivos financeiros.

Gostaria de conhecer um pouco mais a respeito da empresa? Acesse o site da Mobills

Nubank

Pessoa segurando o cartão de crédito Nubank para simbolizar o tema Práticas proibidas pelo Nubank
(Foto: Divulgação/ Nubank)

A Nubank é uma fintech fundada em 2013 e tem como objetivo facilitar o acesso a formas de pagamento e ao crédito  para os seus usuários. 

A marca já é bastante popular entre muitos brasileiros, principalmente entre os jovens, e é reconhecida principalmente por não cobrar para realizar TEDs

Além disso, a Nuconta é considerada uma ótima opção para investimento de renda fixa, principalmente por possuir liquidez diária. 

Outro ponto importante de citar, é que recentemente a Nubank também começou a trabalhar com empréstimo, e já é considerada uma das melhores empresas no segmento.

Isso tudo sem citar o atendimento personalizado, que é a marca registrada dessa fintech! 

Se você quiser conhecer melhor a empresa, basta acessar o  site da Nubank

Creditas

Mais uma que consideramos entre as melhores do país, a Creditas é uma fintech que proporciona empréstimos com taxas abaixo do mercado.

Ela consegue fornecer esses juros menores (juntamente com maiores prazos) em troca de garantias, como o carro ou a casa. 

A startup apresenta a solução perfeita para aqueles que precisam de crédito, mas não querem se submeter aos juros abusivos dos bancos tradicionais. 

Para aqueles que desejam conhecer melhor a empresa, vale a pena acessar o site da Creditas.

Se você quer conhecer as 10 melhores fintechs por cada categoria, veja nosso artigo completo: Top 10 fintechs brasileiras

Fintechs mudaram o mercado

É bem provável que você já tenha utilizado os serviços de alguma, visto que elas dominaram completamente o mercado financeiro nos últimos tempos. 

Quem nunca realizou uma transação na Nubank, investiu pelo Banco Inter ou até mesmo fez um pagamento utilizando o PicPay?

Esses são só alguns exemplos de fintechs brasileiras, e a função de todas elas é muito simples: Facilitar a vida de quem as utiliza. 

Apesar disso, esses serviços inovadores não se resumem a bancos digitais.

Como já mencionado, existem fintechs das mais diversas áreas, como controle financeiro pessoal, pagamento, empréstimo e até mesmo investimentos. 

No geral, o grande diferencial dessas empresas ou startups é o investimento em tecnologia.

O que torna os seus produtos financeiros mais completos e menos burocráticos. 

Ademais, a principal proposta delas é proporcionar uma experiência incrível para que o seu usuário possa resolver todos os problemas na palma de sua mão, através do celular. 

Por isso, entender sobre as principais fintechs é um passo importante para aqueles que desejam melhorar sua vida financeira. 

Conheça as principais áreas de atuação de uma fintech

São diversas as áreas de atuação das fintechs. Confira, a seguir, os principais tipos:

Fintechs de gestão financeira

Para ajudar as pessoas a manterem suas finanças em ordem, surgiram as fintechs de controle financeiro.

Inclusive, uma que você provavelmente já conhece: a Mobills

Visando auxiliar os brasileiros a terem o controle total de suas finanças e mais conhecimento sobre educação financeira, a criadora do app de mesmo nome consolidou-se como uma das principais fintechs desse segmento. 

Por meio do aplicativo, você consegue registrar todas as suas despesas e receitas durante o seu dia a dia, o que simplifica e torna mais eficiente o controle das contas mensais.

Além disso, o Mobills te ajuda a alcançar seus objetivos financeiros e a poupar dinheiro da melhor forma.

Tudo isso sustentado na educação financeira

Outro ponto importante de citar é a relevância das fintechs brasileiras de controle financeiro no cenário internacional. 

Ao final de 2019, o Mobills foi o único aplicativo brasileiro selecionado pelo Google como melhores apps do ano, um grande feito!

Por isso, se você deseja aprender a lidar com o seu dinheiro, iniciar seus investimentos e até mesmo alcançar seus maiores sonhos, avalie a possibilidade de utilizar um dos melhores apps de controle financeiro.

Fintechs de empréstimo

Solicitar um empréstimo por muito tempo foi algo extremamente burocrático.

Porém, com a ascensão das fintechs de empréstimo, esse tipo de serviço se tornou bem mais prático.

Além de serem soluções mais práticas, as fintechs normalmente apresentam maior transparência e menores juros, muito por conta da concorrência observada nesse mercado.

Apesar disso, muita gente se sente insegura para realizar empréstimo por meio dessas iniciativas. 

Isso é normal, por se tratar de um mercado completamente novo, mas a boa notícia é: Existem muitas startups que você pode confiar!

Atualmente, há mais de 95 fintechs voltadas para empréstimo no brasil, tanto para empréstimo pessoal quanto para pessoa jurídica. 

Dentre as principais fintechs de empréstimo podemos citar Creditas e Geru, que são algumas das mais bem avaliadas startups do meio. 

Para conhecer mais sobre as fintechs de empréstimo você pode acessar nosso artigo: Melhores fintechs de empréstimo.

Vale ressaltar, ainda, a flexibilidade que essas empresas possuem para quem deseja realizar um empréstimo pessoal.

Muitas vezes, com valores mínimos de até R$ 30,00 e taxas de juros que podem chegar a 2% ao mês! 

Sabendo disso tudo, fica até difícil voltar a recorrer aos bancos tradicionais na hora de pedir um empréstimo, não é mesmo?!

Fintechs de investimentos

É inegável: A cada ano que passa as pessoas têm se interessado mais por investimentos.

Contudo, para muitos, esse universo ainda é bastante intrigante e difícil de entender. 

E foi justamente nesse cenário que surgiram as fintechs de investimentos.

A ideia é facilitar a vida de quem já investe, e ajudar quem tem interesse em começar. 

Outro ponto interessante é que, hoje, podemos observar uma variedade de investimentos bem maior do que há alguns anos.

Isso contribui para o aumento de soluções inovadoras nesse segmento. 

Diante desse cenário, as fintechs brasileiras mudaram completamente a forma que o investidor enxerga o mercado financeiro, tornando algo bem mais acessível. 

Fintechs de pagamento

Essas empresas são a prova mais clara de que as fintechs surgiram para facilitar as nossas vidas! 

Com o objetivo de simplificar o ato de compra e venda, essas startups oferecem determinados benefícios (que antes eram bastante restritos) a seus clientes. 

É muito comum observar essas fintechs atuando entre os micro e pequeno empreendedores.

Oferecendo as maquininhas de cartões com taxas inferiores, por exemplo. 

Uma boa representação disso é a Stone, que oferece um suporte diferenciado para seus clientes.

Além de possuir uma aceitação maior para bandeiras do que as antigas máquinas do mercado. 

Também existem empresas focadas em centralizar as formas de pagamento e ainda oferecer cashback pelo seu uso. 

Esse é o caso do PicPay, que se popularizou bastante nos últimos anos, buscando reunir em um só lugar todos os seus cartões e contas, tornando bem mais prático o processo de compra.

Qual a diferença entre Fintech e Startup?

O termo startup ainda é relativamente novo no mercado, mas na prática elas já existem há alguns anos. 

De maneira bem direta, uma fintech é uma startup com um foco voltado para o mercado financeiro.

E isso faz com que muitas pessoas confundam os dois termos. 

Agora que você já sabe a diferença, entenda o que é uma startup.

O que é startup?

Dizemos que uma empresa é uma startup quando sua atuação é com tecnologia e a mesma se encontra em um estado inicial do seu modelo de negócios

Algo comum às startups é a grande perspectiva de crescimento e o foco em desenvolver soluções inovadoras envolvendo tecnologia, independentemente da área. 

Outro ponto importante é que, pelo fato de serem empresas muito inovadoras, é normal que as startups mudem de foco e estratégia com uma certa frequência.

Elas também costumam iniciar com pouco capital, o qual normalmente é investido pelos sócios.

Com o tempo, à medida que a ideia vai ganhando força, novos investimentos são realizados.

Seja por parte dos sócios, ou por investidores-anjo que acreditem na empresa. 

Características das startups

No geral, podemos resumir as startups em 4 características básicas e comuns entre todas elas, que são:

  1. Estar ligada à tecnologia
  2. Ter baixos custos
  3. Ser uma empresa nova
  4. Ser um negócio escalável

Por estas características, normalmente as startups começam com grupos pequenos de pessoas, permanecendo assim até alcançar maiores resultados.

E, pouco a pouco, vão aumentando o tamanho da equipe. 

Isso significa que as startups não se limitam ao tamanho da sua equipe ou estrutura para alcançar grandes resultados. 

Conclusão

O mercado financeiro não é fácil de entender.

São tantas opções que acabamos não sabendo onde devemos aplicar o nosso dinheiro, e isso pode ser bastante perigoso. 

Além disso, não entender sobre finanças pode se tornar negativo principalmente quando estamos lidando com empresas desleais. 

Nesse cenário, as fintechs ganham cada vez mais visibilidade.

Seja por suas soluções inovadoras e facilitadas, ou até mesmo por seu atendimento personalizado. 

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp