Conforme o iDinheiro anunciou na semana passada, a Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda feira (27) a prorrogação de seis meses para a suspensão da cobrança do financiamento da casa própria. 

A grande diferença deste programa, é que os clientes que utilizaram a suspensão anterior, válida por apenas quatro meses, precisarão comunicar novamente o banco que também passarão a aderir esta nova etapa. 

Continua após a publicidade


Essas medidas foram criadas com o objetivo de ajudar a população brasileira a amenizar as contas fixas durante as consequências provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Levando em consideração, a preferência de gastos está para a utilização de itens extremamente essenciais. 

Prorrogações anteriores do financiamento da casa própria

Com esta nova prorrogação de prazo para o pagamento do financiamento da casa própria, é possível acumular um total dez meses com as parcelas em congelamento, caso a pessoa tenha adotado o primeiro benefício. 

Desta maneira, o Governo Federal libera a quarta prorrogação de contratos imobiliários desde o início da pandemia, em meados de março.

Ao total, foram aproximadamente 2,4 milhões de contratos suspensos, resultando num congelamento de dívidas de R$ 8,6 bilhões apenas na Caixa Econômica Federal.

O primeiro adiamento das parcelas aconteceu em 19 de março, quando a Caixa iniciou as suspensões por dois meses, para logo em seguida, prorrogar o benefício por mais três meses, em 09 de abril.

Entretanto, no dia 09 de maio, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que diante do cenário econômico do momento, a suspensão poderia ser mantida por mais tempo, porém, não entrando em maiores detalhes até o momento atual.

Como solicitar o adiamento das parcelas

Sendo assim, para que você consiga fazer a solicitação do congelamento das cobranças, precisará entrar no site Caixa Tem e verificar quais são as condições específicas de acordo com o seu modelo de contrato com a instituição bancária. 

Desta maneira, você terá diferentes formas para solicitar o congelamento das parcelas do financiamento da casas própria, sendo:

  • Através do aplicativo Caixa Habitação;
  • Através do telefone 0800-726-8068;
  • Indo na agência e conversando diretamente com o seu gerente. 

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o mercado imobiliário? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro para se manter informado sobre os principais temas.