Viagem de cruzeiro nas férias? Veja dicas essenciais para fazer a sua!

Um guia para quem quer começar a se preparar para realizar o sonho da primeira viagem de cruzeiro.

Escrito por Camille Guilardi

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A viagem de cruzeiro está sendo uma das opções mais procuradas pelos brasileiros graças ao excelente custo-benefício que um cruzeiro proporciona. 

Nesse tipo de viagem, você pode aproveitar ao máximo suas férias sem precisar se preocupar com alimentação, hotéis, deslocamento, transporte e entretenimento noturno. Todos essas questões estão incluídas na tarifa do cruzeiro, pois tudo é organizado nos mínimos detalhes pela agência de viagens para que você tenha uma viagem tranquila e sem surpresas. 

No entanto, quando vamos comprar uma viagem de cruzeiro, normalmente, surgem várias dúvidas quanto ao planejamento financeiro. Por isso, selecionamos as principais dicas para você planejar a sua viagem de navio e curtir as férias sem preocupação.

Como funciona uma viagem de cruzeiro?

A maioria das pessoas que viaja de cruzeiro pela primeira vez fica com dúvida como funciona o navio, o que fazer, onde dormir e o que vai ter para comer.

No próprio navio, há diversas atividades durante todo o dia. Essas, visam atender os diversos tipos de público que o navio leva como jovens, casados, idosos, crianças, solteiros e pessoas que viajam em família.

Todos os dias, os passageiros recebem a programação a bordo com todas as atividades pagas e gratuitas disponíveis no navio, para você escolher a que mais irá te agradar:

  • diversão: o navio conta com piscina, jacuzzi, brincadeiras, shows, cinema, oficinas, palestras, atividades físicas coletivas, danceteria e muito mais;
  • turismo: o navio para em alguns portos e os passageiros podem descer e conhecer um pouco mais a cidade que estão visitando;
  • refeições: existem diversos restaurantes no navio, onde é servido café da manhã, almoço, janta e chá da madrugada.

A viagem de cruzeiro costuma ser muito organizada e toda a equipe que trabalha no navio é muito bem treinada para receber os turistas e para fazer tudo dar certo. 


32 sites e aplicativos primordiais para quem quer viajar barato


Quanto custa uma viagem de cruzeiro?

Hoje, podemos encontrar diversos cruzeiros, tanto na costa brasileira quanto internacionais, com preços para todos os bolsos.

O preço final do cruzeiro depende de três fatores, que são a duração da viagem, época do ano e tipo de cabine. Os pacotes de viagem de cruzeiro mais em conta incluem a cabine, taxas portuárias e alguns serviços a bordo, como:

  • limpeza diária da cabine;
  • café da manhã, almoço, lanche e jantar;
  • acesso a áreas de esportes, como academia e quadras poliesportivas;
  • uso da piscina e jacuzzi;
  • atrações e atividades para adultos e crianças.

Apesar de ser um serviço bem completo, é importante lembrar que você poderá ter outros gastos que serão cobrados à parte, como internet e bebidas alcoólicas.

Dessa maneira, se você não tem um orçamento muito alto, pode optar pelas companhias marítimas standard. Elas cobram a partir R$ 1.800 por pessoa (lembrando, claro, que tudo vai variar de acordo com os 3 fatores citados acima).

Agora, se você quer fazer uma viagem de cruzeiro mais refinada, com cabines espaçosas e confortáveis, o valor costuma ficar a partir de R$ 4.000 por pessoa. Mas vale a pena citar que, para cruzeiros que dão a volta ao mundo, uma viagem de 100 dias, pode custar cerca de 100 mil reais!


Planejamento financeiro para viagens: confira 8 dicas fundamentais!


Como comprar viagem de cruzeiro?

A melhor maneira de comprar uma viagem de cruzeiro, é utilizando sites comparadores de preços e agências de viagem.

Por isso, selecionamos os principais sites onde você pode comprar sua viagem de navio de forma segura e confiável. Abaixo, você já encontra os links personalizados para as páginas sobre cruzeiros.

  1. Decolar: você encontra várias opções de cruzeiros para todos os bolsos;
  2. Viajar Barato: site que compara e buscar o melhor preço;
  3. CVC: agência de viagem com os melhores pacotes turísticos para cruzeiros nacionais e internacionais;
  4. Logitravel: empresa que atua no Brasil e no mundo todo, atendendo todas as companhias. Possuem uma larga opção de cruzeiros para oferecer aos clientes.

Além de comparar preços e pacotes em diferentes agências, não deixe de buscar um método de pagamento que também é vantajoso, como cartões que pontuam (para trocar por milhas) ou que te dão cashback, o que não deixa de ser uma maneira de conseguir um desconto!

Cartão LATAM Pass Itaucard Platinum
Cartão LATAM Pass Itaucard Platinum
Cartão Azul Itaucard Visa Infinite
Cartão Azul Itaucard Visa Infinite
Cartão Smiles Gold
Cartão Smiles Gold

Qual a melhor época para comprar cruzeiros com desconto?

A principal dica para encontrar viagens baratas é ter uma data flexível para viajar fora da temporada de cruzeiros, pois você pode aproveitar os descontos das baixas temporadas. 

Os melhores momentos para viajar de cruzeiro gastando pouco são nas épocas onde as pessoas geralmente não viajam muito. Nesse sentido, os preços mais baixos serão entre março e abril, porque há menos procura e não é época de férias escolares ou de datas festivas como Natal, véspera de Ano Novo, Páscoa e Carnaval.

Uma outra dica é ficar de olho na Logitravel, por exemplo. Eles fazem “queimas de estoque”, onde o navio irá zarpar em poucos dias e ainda tem muitas cabines vagas, o que resulta em preços excelentes por pessoa. 

O único ponto negativo nisso tudo é que esses navios geralmente estão saindo de portos espalhados pelo mundo todo. Mas, se você tem um emprego que te permite essa flexibilidade de horários ou pode tirar férias em épocas diferentes do ano, vale a pena acompanhar as promoções e se programar.

Quais os principais destinos dos cruzeiros no Brasil?

A maioria dos roteiros marítimos nacionais sai dos portos de Santos ou do Rio de Janeiro. Essas duas rotas são os principais destinos de quem prefere viajar por águas brasileiras. 

Contudo, não dá pra falar em litoral brasileiro sem pensar no Nordeste. Com praias lindas e lugares turísticos, esse também é um dos principais destinos dos cruzeiristas. 

Ademais, não podemos deixar de mencionar também os cruzeiros que saem do Brasil para outros países tradicionais no Mercosul. A principal rota vai até Buenos Aires, capital da Argentina, passando no Uruguai por Punta del Este e Montevidéu. 

As dicas de cruzeiros para Argentina são as mesmas para as viagens no Brasil, então, você pode escolher o destino que mais te agradar. 

Quais os 3 principais navios de cruzeiro na costa brasileira?

Ficou com vontade de fazer a sua primeira viagem de cruzeiro? Para facilitar sua escolha, separamos um breve resumo sobre 3 das principais companhias que já estão com passagens garantidas pela costa brasileira. Confira abaixo: 

1 – Costa Cruzeiro

O Costa Cruzeiro conta com os principais navios à disposição com pacotes de pensão completa, além do pacote de bebida à parte. 

Os seus navios contam com restaurantes de gastronomia italiana preparados com os melhores ingredientes. Também são permitidos acesso a academias, discotecas, piscinas, jacuzzis e outros lugares de entretenimento dentro do navio. 

Principais navios na costa brasileira: Costa Favolosa e Costa Fascinosa. 

2 – MSC Cruzeiros

Na MSC Cruzeiros, também são muitas as opções de destino, tanto pela costa brasileira quanto pelos mares europeus, caribenhos e também pela América do Sul. 

Ele é um dos principais navios na costa brasileira por ter vários pacotes, além de ter alojamento em regime de pensão completa sem bebidas. 

Principais navios na costa brasileira: MSC Seaview (novíssimo), MSC Fantasia, MSC Poesia. 

3 – Pullmantur

A Pullmantur oferece destinos de cruzeiros com o pacote tudo incluso! Ele tem mais de 40 anos de história e conta atualmente com uma frota de 4 navios: Sovereign, Horizon, Zenith e Monarch.

Os navios dessa companhia oferecem serviços de qualidade com um preço bem atraente para as viagens pela costa brasileira. 

Principal navio na costa brasileira: Pullmantur Soreveign (Soberano).


Como ganhar dinheiro extra? Veja 27 maneiras comprovadas!


6 Dicas para sua primeira viagem de cruzeiro

A temporada brasileira de cruzeiros já começou e muitas pessoas farão sua primeira viagem de navio. A viagem de cruzeiro é uma experiência muito divertida! Porém, ao mesmo tempo, você precisa ter alguns cuidados e planejamento para que o passeio em alto-mar seja livre de contratempos. Selecionamos algumas dicas para você curtir o seu cruzeiro pela primeira vez, sem estresse!

Dica 1: arrumando as malas

O cruzeiro tem muitas áreas externas como piscinas e hidromassagens, por isso, monte sua mala pensando que você está fazendo uma viagem para a praia.

A maioria dos navios também conta com discoteca (então, leve roupas mais descoladas) e academia (traga trajes propícios para a prática de exercícios caso você queira malhar em alto-mar). Não se esqueça de um traje de gala para a famosa noite do comandante. 

Dica 2: remédios

Os cruzeiros contam com equipes médicas preparadas para realizar atendimentos emergenciais nos passageiros. No entanto, você tem que pagar um preço extra para utilizar esse tipo de serviço. Sendo assim, é altamente recomendado levar de casa seus próprios remédios de uso contínuo para dentro do navio, além de remédios para dor de cabeça e enjoo.

Em cruzeiros mais longos, muitos turistas preferem até mesmo fazer um seguro viagemInclusive, alguns cartões de crédito oferecem esse benefício. Confira as vantagens da bandeira do seu cartão antes de contratar um seguro à parte.

Dica 3: pesquise o valor do cruzeiro em várias agências de viagens

Os sites buscadores de pacotes de viagem são ótimas ferramentas para fazer cotações e escolher o cruzeiro que mais te agrada com o melhor preço do mercado.

Muitas agências de viagens físicas também oferecem, em algumas épocas do ano, pacotes promocionais com preço até mais baratos do que os encontrados nos sites buscadores de pacotes de viagem. Então, caso você queira economizar, pesquise de três a quatro agências de viagens que trabalham com cruzeiro e em sites buscadores de pacotes turísticos.

Dica 4: cruzeiros de poucos dias são mais baratos

Os cruzeiros de 3, 4 ou 5 dias são bem mais baratos do que os cruzeiros marítimos mais longos. Portanto, se você quer poupar dinheiro, os cruzeiros de poucos dias podem ser uma boa opção. 

Sempre pesquise o itinerário completo dos cruzeiros, pois os mais longos, muitas vezes, incluem passeios de compras por cidades grandes e reservam alguns dias para relaxar em alguma ilha paradisíaca. Se essa não é sua intenção, pode ser uma desvantagem econômica. Já os cruzeiros de poucos dias acabam dando prioridades para as atividades e os eventos dentro do navio, fazendo com que o pacote saia mais em conta. 

Dica 5: sempre fique atento às taxas extras

Quase sempre, o valor que fechamos em um cruzeiro mais em conta não é o valor final, porque a maioria não inclui bebida no pacote, por exemplo. 

Para não ter surpresas em sua reserva, sempre pesquise se o cruzeiro cobrará alguma taxa e fique atento em tudo o que ele oferece no pacote. Assim, você saberá quando gastará no total e não terá surpresas no seu orçamento final. 


Aprenda como determinar e alcançar seus objetivos financeiros


Dica 6: considere as cabines menores

Todas as cabines têm banheiro privativo, porém, as cabines internas oferecem o nível de conforto mais básico e não contam com janelas ou varanda, pois estão localizadas na parte interior do navio. 

Por estas razões, as cabines internas costumam ser menores (medem em torno de 12 a 14m² ) e são mais baratas do que as demais cabines. São indicadas para quem pretende passar bastante tempo aproveitando as atividades do navio e voltar ao quarto apenas para descansar no final do dia.

As cabines externas dispõem de uma escotilha ou janela permanentemente fechada que oferecem mais luminosidade para o quarto. São mais recomendadas para aqueles hóspedes que fazem questão de ver o horizonte durante a estadia na cabine.

Dica 7: prepare a documentação

Caso escolha fazer uma viagem de cruzeiro internacional, fique atento aos documentos necessários para poder passear pelo país de destino, por exemplo.

Se ainda não possui passaporte, programe-se para fazer todos os trâmites para a emissão do documento a tempo da sua viagem. Lembre-se que será preciso agendar horários, tirar foto e aguardar até que tudo esteja pronto. Evite deixar para a última hora coisas que podem ser resolvidas com tempo hábil, já que esse é um estresse que pode ser evitado com facilidade!

4 cruzeiros baratos no Brasil

Preparamos uma lista para te ajudar a encontrar os cruzeiros mais baratos no Brasil, confira:

1. Santos a Búzios no MSC Preziosa

O MSC Preziosa é um cruzeiro com diversas atrações, contando com:

  • 5 piscinas;
  • toboágua;
  • cinema 4D;
  • teatro;
  • quadra poliesportiva;
  • spa;
  • e mais!

Sendo assim, é ótimo para todas as idades! Não somente isso, faz um belo trajeto com duração de 3 noites com embarque e desembarque em Santos, passando por Búzios. A acomodação mais em conta é de uma cabine interna dupla onde cada passagem, sem contar impostos e taxas, sai por pouco mais de R$ 2.580.

2. Santo a Blaneário Camboriú no MSC Preziosa

No mesmo cruzeiro, mas com um trajeto diferente, temos o embarque e desembarque em Santos, com uma parada em Balneário Camboriú. Assim, você irá passar 3 noite a bordo do cruzeiro com direito a refeições inclusas, café da manhã na cabine e 20% de desconto nos restaurantes por pouco mais de R$ 2.000, sem taxas inclusas.

3. Rio de Janeiro a Ilha Grande no MSC Seaview

O MSC Seaview foi inspirado nos condomínios de Miami, tendo grandes escadas de cristais Svarovski, passarelas de vidro que passam por cima do oceano e uma tirolesa de mais de 100 metros. Assim, por pouco mais de R$ 2.400, sem contar taxas e impostos, você aproveita o trajeto Rio-Ilha Bela com todas as refeições inclusas e uma experiência de 3 noites a bordo.

4. Brasil, Uruguai e Argentina pela Costa Favolosa:

Ao optar pelo Costa Favolosa você irá realizar uma viagem com embarque em Santos e desembarque em Santos, passando pelas cidades de Itajaí, Montevidéu e Buenos Aires. Dessa forma, por pouco mais de R$ 3.900, sem taxas e impostos incluídos, você aproveita a capital argentina e passa 6 noites a bordo de um cruzeiro com todas as refeições inclusas.

Vale a pena fazer uma viagem de cruzeiro?

Agora, você tem um ótimo guia para começar a se preparar para realizar o sonho da sua primeira viagem de cruzeiro! Com certeza vale a pena conhecer essa alternativa para as suas férias, especialmente para quem gosta de ter mais facilidade. Afinal, um navio de cruzeiro traz tudo em um lugar só!

Vale lembrar que ao utilizar um aplicativo de controle financeiro ou uma planilha fica muito mais simples juntar dinheiro e ter condições de realizar suas viagens. E o melhor, sem ter problemas posteriores no orçamento.

Para finalizar, conta para a gente: qual o navio que você sonha em navegar e por quê? Se você já viajou de cruzeiro, tem alguma companhia preferida? Compartilhe suas dicas também para que outros cruzeiristas de primeira viagem tenham tudo o que precisarem em mãos.

E se tiver gostado do artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares através das redes sociais. Isso nos ajuda bastante a continuar produzindo conteúdo de qualidade sobre educação financeira.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

  1. Qual a melhor época do ano para fazer um cruzeiro?

    Os melhores momentos para viajar de cruzeiro gastando pouco são nas épocas onde as pessoas geralmente não viajam muito.

  2. Qual é o melhor cruzeiro do Brasil?

    O MSC Cruzeiros ganhou venceu na categoria “Melhor Navio de Cruzeiro” na premiação “O Melhor de Viagem e Turismo 2023/2024”

Referências do artigo
  1. Irene Guss

    Gostei muito das dicas, pra quem não tinha noção fiquei satisfeita.

  2. Thiago Gleiser

    Boa noite, estou pesquisando para fazer um cruzeiro transatlantico e fiquei com uma duvida, eles fazem o caminho de ida e volta? ou eu cheguei no destino tenho que dar um jeito de voltar

  3. João Macedo

    Gostaria de fazer uma viagem de poucos dias saindo de Salvador BA, para Rio de janeiro e voltar

  4. Alberto leite

    Quero fazer um cruzeiro internacional de 15 a 21 dias. Preciso saber o custo de um casal. Como são as paradas nas cidades, os deslocamentos em cada parada etc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp