Truque para aumentar score: será que existe a “fórmula perfeita”?

Entenda, definitivamente, se existe algum tipo de truque para aumentar score e o que fazer para ter uma pontuação positiva no mercado de crédito!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Se você consultou o seu CPF e descobriu uma baixa colocação, pode ter considerado usar algum truque para aumentar score. No entanto, a verdade é que ainda não existe uma fórmula para isso.

Sendo uma pontuação que mede diversos indicadores, como a saúde financeira e os hábitos de compra do consumidor, o score pode influenciar em inúmeros recursos e análises do mercado. 

Continua após a publicidade

Por exemplo, ter uma média ruim pode prejudicar o seu acesso a alternativas de crédito, como cartões ou empréstimos. Dessa forma, é comum buscar soluções rápidas e eficientes para mudar essa situação.

No entanto, será que existe um truque para aumentar score? É o que o iDinheiro traz para você no artigo de hoje.  Confira o conteúdo que preparamos para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a melhorar sua pontuação de verdade!

Continua após a publicidade

Por que o meu score está baixo?

Existem diversos motivos que podem justificar o seu score baixo. Um dos principais é a inadimplência no pagamento de dívidas, especialmente as que envolvem crédito, como a fatura do cartão ou parcelas de empréstimos. Mesmo o atraso na quitação desses saldos já podem reduzir a sua pontuação nos órgãos de proteção.

Além disso, requisitar muitos serviços de crédito e ter seu CPF pesquisado pelas empresas também pode ser um indicador ruim para a sua média.

De forma geral, ter maus hábitos de consumo, manter seus dados desatualizados e possuir dívidas pendentes são algumas das justificativas mais comuns que podem explicar o seu score baixo.

Qual é o melhor truque para aumentar Score?

Se você está com uma pontuação baixa, provavelmente já pensou em usar algum truque para aumentar score. No entanto, não existem técnicas rápidas ou uma fórmula mágica que proporcione uma melhora instantânea da sua média nos órgãos de proteção ao crédito.

Continua após a publicidade

Isso porque o score não é algo mecânico e automático. Ele depende dos hábitos de cada pessoa, e, com isso, apresenta variações únicas em cada caso.

Além disso, existem diversas ações que podem aumentar ou diminuir sua pontuação, e trata-se de um processo gradual. Por isso, é importante ter paciência e adotar bons hábitos financeiros para começar a mudar a sua média.

No entanto, pode ser difícil saber o que fazer, especialmente por existirem tantos mitos quanto à pontuação do Serasa. Por isso, nós separamos algumas dicas para melhorar a sua média de forma real e consciente, sem nenhum tipo de truque para aumentar score.

Se não existe um truque para aumentar score, veja maneiras alcançáveis de melhorar sua pontuação! 

Agora que você sabe que não existe truque para aumentar score, pode estar se perguntando quais as maneiras mais eficientes para ter uma melhora significativa na sua pontuação. No entanto, não precisa se preocupar. Nós separamos algumas dicas alcançáveis e reais para te ajudar a ter um score mais alto.

Continua após a publicidade

icon

Atenção

É importante ressaltar que essas medidas não oferecem mudanças rápidas, mas gradativas e estáveis, possibilitando o aumento da sua média a longo prazo.

 

Confira agora algumas sugestões para melhorar sua pontuação:

1. Passe as contas para o seu nome

Pode não parecer, mas passar as contas para o seu nome é uma prática que pode ajudar a aumentar seu score. Isso porque as empresas de consulta dos órgãos de proteção irão identificar que você é um consumidor ativo e também um pagador confiável.

Dessa forma, as chances de conseguir uma melhor avaliação dessas instituições também crescem. Por isso, se possível, passe as contas do dia a dia para o seu nome. As mais comuns são:

  • água;
  • energia elétrica;
  • telefone;
  • internet;
  • TV por assinatura;
  • aluguel.

Perceba que são de contas básicas, que são pagas todos os meses. Assim, se estiverem no seu nome, o seu cadastro como consumidor também irá se movimentar com frequência. É claro, deixar de pagar contas no seu nome também pode ter o efeito oposto ao desejado, prejudicando o cadastro.

Por isso, escolha as prestações que têm certeza que poderá pagar com frequência, para melhorar sua colocação sem nenhum tipo de truque para aumentar score.

Continua após a publicidade

2. Faça compras no crédito

O cartão de crédito, quando bem utilizado, pode ser um aliado na busca por formas de aumentar o score. Isso acontece por um motivo simples: pagamentos à vista, seja no dinheiro ou no cartão, não são acompanhados pelos birôs de crédito.

Assim, mesmo que você faça uma boa movimentação mensal, não está enviando dados suficientes para que seja possível avaliar a possibilidade de aprovação do crédito.

Não se preocupe: as empresas não fazem um controle dos locais em que fez as compras ou de outras informações detalhadas. Basta entender o quanto você vem gastando e se foi capaz de cumprir com as datas de vencimento.

Por isso, sempre que possível, concentre os seus gastos no crédito. É bom lembrar que assim como outros produtos financeiros, o uso deve ser consciente. Afinal, as taxas de juros do cartão são extremamente altas e podem prejudicar todo o orçamento de uma pessoa.

Continua após a publicidade

3. Atualize seu cadastro

Pode parecer um truque para aumentar score, mas atualizar seu cadastro nos órgãos de proteção e análise realmente pode ajudar a melhorar sua pontuação. Isso porque as instituições que avaliam o seu perfil realizam consultas periódicas para determinar se você é um consumidor ativo.

Dessa forma, manter seu registro atualizado é uma maneira de comprovar sua atuação frequente, com o mesmo efeito de passar as contas para o seu nome, por exemplo. Assim, procure confirmar seus dados nos principais birôs de crédito periodicamente, confirmando informações básicas como:

  • número de telefone;
  • e-mail;
  • endereço;
  • profissão e renda.

Além disso, se possível, também atualize seus dados no programa Cadastro Positivo, que reúne históricos de compra do consumidor, facilitando as análises de crédito.

No entanto, o diferencial é que o Cadastro Positivo disponibiliza todas as operações do usuário, não apenas inadimplências, mas também pagamentos e quitação de dívidas.

Continua após a publicidade

Isso influencia positivamente a avaliação dos órgãos e disponibiliza acesso à ferramentas que podem aumentar a pontuação, como o Score Turbo.

4. Considere unificar suas dívidas

Uma das sugestões mais populares para aumentar o score é sair das dívidas. No entanto, muitas vezes essa opção não é acessível para o consumidor.

icon

Dicas

Por isso, uma alternativa mais eficaz é procurar maneiras de unificar suas dívidas, e, com isso, ter apenas uma pendência.

 

É possível avaliar essa possibilidade por meio de diversos programas, como o próprio Serasa Limpa Nome, que avalia ofertas de descontos em dívidas.

Ou, ainda, pode ser interessante considerar opções como negociação bancária, com a solicitação de um empréstimo para quitar as dívidas, permanecendo com uma única parcela. Dessa forma, as instituições que monitoram a atividade do consumidor irão registrar o pagamento de pendências antigas e a diminuição do número de prestações a pagar.

Continua após a publicidade

5. Se organize para pagar suas contas adiantado

Por fim, nós mostramos que não existe um truque para aumentar score a curto prazo. Mas existem dicas que podem ajudar a melhorar sua pontuação no dia a dia. Por exemplo, realizar o pagamento adiantado das suas contas. Esse é um dos hábitos que mais influenciam na avaliação do seu perfil.

Cadastrar o débito automático na sua conta ou pagar as dívidas antes do vencimento indicam que o consumidor é um pagador confiável, o que pode impactar positivamente na sua média. No entanto, para conseguir realizar esse embolso com antecedência, é fundamental ter um bom controle financeiro.

Por isso, procure organizar suas finanças da melhor maneira possível. Faça anotações das suas dívidas e do prazo de vencimento de cada uma. Assim, será mais fácil identificar as melhores datas que coincidam com o recebimento do seu salário, por exemplo.

Além disso, organizar o seu dinheiro é uma forma de manter um controle mais rigoroso sobre seus gastos, evitando outras dívidas e atrasos. Existem diversas maneiras de realizar esse acompanhamento, como aplicativos ou agendas com diagramação própria para finanças. 

Continua após a publicidade

Considere a alternativa que melhor combina com seu perfil e inicie o gerenciamento do seu dinheiro o quanto antes.

É possível melhorar minha pontuação sem um truque para aumentar score?

Como você conferiu ao longo do conteúdo, não existe truque para aumentar score, mas é possível melhorá-lo com dicas e recomendações que podem te ajudar a longo prazo.

O processo de aumento da sua média é gradual, e mesmo regularizando sua situação, pode demorar para seu perfil ser atualizado. No entanto, é importante lembrar que o seu score não é fixo e imutável. Ele pode sofrer alterações a qualquer momento, subindo ou descendo sua colocação.

Então, se você está com um score baixo, não busque truques ou fórmulas para aumentar rapidamente. Em vez disso, adote novos hábitos financeiros e tenha um perfil equilibrado, para melhorar sua colocação com estabilidade e segurança.

Depois de entender que não existe um truque para aumentar score, assine a newsletter do iDinheiro para fazer escolhas financeiras ainda melhores!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.