Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Shoptime é confiável? Confira como fazer suas compras no site!

Saiba o que avaliar dentro do site antes de realizar as suas compras de forma prática e simplificada!

perfil
Camille Guilardi Estagiária de Finanças e Investimento

Muitas pessoas que desejam comprar na internet utilizando grandes plataformas, podem questionar se o Shoptime é confiável. Afinal, o portal é um dos líderes no segmento de marketplace, mas ainda assim, pode despertar dúvidas no consumidor.

Embora a internet ofereça uma série de praticidades para o público, especialmente quanto ao comércio eletrônico, ela também torna possibilitou novas formas de fraude virtual. Nesse caso, antes de escolher um site para realizar suas buscas, vale a pena verificar a reputação e segurança que a plataforma pode oferecer.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, preparamos um guia especial para te ajudar a verificar se o Shoptime é confiável, além de falar sobre como ela funciona e quais as suas políticas vigentes. Avalie as garantias de um dos portais mais populares da internet e confirme se o site vale a pena.

O que é o Shoptime?

O Shoptime é uma empresa brasileira de varejo, com plataformas de vendas pela internet, aplicativo, televisão e catálogo online. A marca foi criada em 1995, sendo o primeiro canal de home shopping da América Latina, ou seja, com foco na venda de produtos para a casa por meio de um canal de televisão.

Continua após a publicidade

No entanto, sua verdadeira expansão começou quando desenvolveu seu próprio site de comércio eletrônico, ainda em 1997. Com isso, pode alcançar diferentes públicos não apenas do Brasil, como de outros países também, se consolidando entre os portais de vendas mais populares dos anos 2000.

Em 2005, o Shoptime foi adquirido pelo grupo B2W Digital, com foco na expansão do e-commerce.  Finalmente, em 2017, o site passou a integrar o formato de vendas de marketplace. Dessa forma, além de oferecer seus próprios produtos, também começou a permitir que lojistas parceiros passassem a cadastrar seus empreendimentos dentro da plataforma.

Em 2021, com a fusão da B2W Digital com as Lojas Americanas, o Shoptime passou a fazer parte do grupo Americanas S.A., com marcas como:

Seus produtos originais incluem categorias de cama, mesa e banho, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e itens de esporte.

Continua após a publicidade

Shoptime é confiável?

Uma das principais dúvidas dos consumidores é se o Shoptime é confiável. Embora a plataforma seja popular no Brasil, sua atuação como marketplace pode trazer questionamentos para o público.

Isso porque ela não vende somente produtos próprios, mas também permite que outros lojistas ofereçam suas mercadorias no site. Dessa forma, as possibilidades de fraudes ou insatisfação sem suporte aumentam consideravelmente, fazendo com que os consumidores busquem avaliar se a plataforma é, de fato, segura.

Nesse caso, existem algumas considerações que podem ser levantadas para auxiliar nessa análise, permitindo que o usuário confirme se o Shoptime é confiável. Veja mais detalhes:

Reclame Aqui

Uma das principais maneiras de confirmar a reputação de uma marca é por meio de plataformas de avaliação.

Continua após a publicidade

Esses sites permitem que os usuários registrem reclamações e suas experiências dentro do portal, para que outras pessoas possam acompanhar o caso. Além disso, as empresas podem entrar em contato com esses compradores, a fim de resolver a solução de maneira mais prática.

Atualmente, o Reclame Aqui é o site mais utilizado no Brasil. Assim, além de possibilitar o registro de reclamações e respostas das empresas citadas, também conta com um sistema de notas, para tornar a avaliação ainda mais completa.

No site, o Shoptime apresenta média considerada boa, contando com índices quase que excelentes, com quase todas as reclamações respondidas e soluções encontradas, além de mais da metade dos clientes confirmando que voltariam a fazer negócio com a empresa.

Dessa forma, é possível confirmar que o Shoptime é confiável, ao menos para os usuários do portal. No entanto, é importante se atentar para algumas considerações antes de seguir com a compra.

Continua após a publicidade

Consulta de vendedores

A plataforma funciona majoritariamente como um marketplace, de modo que outros lojistas vendem seus produtos dentro do site, sem pertencer à marca. Nesse caso, avaliar se o Shoptime é confiável é realizar uma consulta aos vendedores filiados no site.

Dessa forma, o consumidor poderá garantir que se trata de uma loja segura, a partir do número de negociações, notas dos usuários e comentários dos compradores. Para se cadastrar dentro do portal, o vendedor deve seguir alguns protocolos que ajudam a filtrar possíveis fraudes ou vendedores pouco comprometidos.

Ao mesmo tempo, as exibições de notas e classificações do vendedor ficam visíveis durante a consulta do consumidor, para verificação antes de fechar a compra. Esses dados são fundamentais para definir se o Shoptime é confiável, pois permite ao usuário realizar sua própria avaliação de cada perfil antes de realizar o negócio.

Monitoramento de compras

Ainda, o Shoptime conta com funcionalidades que ajudam a determinar a segurança do seu serviço, como a possibilidade de monitorar as compras diretamente pelo aplicativo.

Continua após a publicidade

Mesmo que o produto seja de outro lojista, a plataforma se responsabiliza por atualizar a conta do consumidor com dados sobre a entrega. Além disso, o prazo de envio, custos adicionais e meios disponíveis também são informados pela empresa.

Com isso, o usuário pode ter mais tranquilidade ao realizar um pedido, pois receberá todas as notificações em sua conta, pelo site ou aplicativo, disponível para sistema Android e iOS.

Guia de segurança

Por fim, para avaliar se o Shoptime é confiável, vale a pena conferir seu Guia de Segurança, disponível para o consumidor com orientações importantes para as suas compras.

Por exemplo, o informativo explica que a empresa não envia e-mails com arquivos anexados, a não ser que sejam contatos com a nota fiscal eletrônica do pedido. Isso pode caracterizar tentativas de phishing, para roubar os dados do usuário.

Continua após a publicidade

Além disso, a empresa jamais solicita a instalação de programas no computador, ou realiza depósitos em nome de terceiros. Todos os boletos de pagamento possuem o nome da empresa, e tem como emissor o Banco do Brasil.

Se atentar a essas características ajuda o comprador a evitar cair em um golpe ou ter seus dados comprometidos dentro do site. Nesse caso, a disponibilização do guia de segurança por parte da plataforma ajuda a determinar se o Shoptime é confiável.

Como comprar no Shoptime?

Depois de confirmar se o Shoptime é confiável e optar por realizar uma compra, o consumidor pode seguir com etapas simples para finalizar seu pedido e receber o produto em sua casa.

  • Primeiramente, não é necessário estar logado para buscar as mercadorias no catálogo, basta utilizar as ferramentas de busca e filto para encontrar o que deseja e comparar os preços;
  • ademais, os produtos também estão distribuídos em categorias, o que facilita a procura e a eventual finalização da compra;
  • após escolher um vendedor confiável e o seu item desejado, você deverá realizar o login para seguir com a sua compra, que pode ser feito através do e-mail ou pelas redes sociais;
  • você será redirecionado para a página de pagamento, onde basta escolher a opção de preferência e finalizar sua compra;
  • por fim, todos os dados serão atualizados pelo site após a confirmação por parte do vendedor, ademais, é possível cancelar o pedido a qualquer momento, e a plataforma informa o vendedor.

Esse processo pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site, de maneira acessível e gratuita. Além disso, cada etapa de postagem e envio da mercadoria também consta na conta do usuário, para que ele acompanhe. Ainda, após o recebimento do produto, é possível avaliá-los e atribuir notas para o vendedor.

Continua após a publicidade

Como funcionam os serviços do Shoptime?

Na questão de segurança, existem alguns serviços que ajudam a confirmar se o Shoptime é confiável. Nesse caso, vale a pena conhecer como eles funcionam antes de utilizar a plataforma, para garantir maiores níveis de proteção:

Prazo de entrega e frete

O Shoptime possui uma política própria de prazos de entrega e fretes. As entregas feitas pela empresa ou pelos vendedores parceiros são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h.

Dessa forma, os pedidos não chegam durante os fins de semana, um alerta que ajuda a identificar possíveis golpes. Além disso, também possui diferentes tipos de entrega:

  • entrega econômica: mais barata, segue as determinações da política de entrega e os horários comerciais;
  • entrega rápida: pode depender do vendedor, que disponibiliza uma opção mais rápida;
  • entrega pra já: modalidade especial do Shoptime, que oferece entregas no mesmo dia para compras feitas até as 12h, ou em um dia útil após esse horário.

Os fretes são definidos pela localidade e porte da mercadoria, de acordo com os vendedores. Além disso, todas as informações estão disponíveis no site da empresa, um ponto importante para avaliar se o Shoptime é confiável.

Continua após a publicidade

Trocas e devoluções

Ainda, a política de trocas e devoluções do Shoptime também é bem definida. O consumidor tem um prazo de até sete dias corridos para acionar a devolução, com exceção de itens vendidos pela Americanas na categorias de vestuário, que podem ser devolvidos em até 30 dias.

Os pedidos podem ser feitos diretamente na conta do consumidor, acessando o item e acionando o suporte. A Central de Atendimento também está disponível para atender esses pedidos.

Enquanto isso, produtos da empresa que apresentarem defeitos podem ser trocados em até 90 dias corridos, ou 30 dias corridos, se forem bens não duráveis. A empresa reforça que é necessário guardar a nota fiscal da compra para seguir com as devoluções.

Além disso, o consumidor perderá seu direito no caso de:

  • embalagem aberta ou avariada, por exemplo, amassada ou molhada;
  • produto quebrado, amassado, riscado ou danificado;
  • item completamente diferente do adquirido;
  • faltam peças ou acessórios.

Nesse sentido, a política de trocas da empresa segue padrões rígidos, indicando que o Shoptime é confiável para o suporte ao cliente.

Continua após a publicidade

Os requisitos para seguir com o pedido incluem:

  • o produto deve ser devolvido na embalagem original ou similar;
  • sem indícios de uso ou violação do lacre original do fabricante;
  • acompanhado da Nota Fiscal;
  • acompanhado também dos manuais e todas as peças/acessórios que o acompanham.

Dessa forma, o consumidor que possuir todas as exigências pode contar com o serviço da empresa para suas devoluções.

icon

Atenção

É importante destacar que a empresa atua somente como mediadora, de modo que o vendedor deve realizar a troca do produto. Ao requerer devolução do dinheiro, existe a possibilidade de solicitar ajuda para a plataforma.

Formas de pagamento

Escolher a melhor forma de pagamento para realizar as compras também é uma maneira de garantir a segurança da operação. Atualmente, o site disponibiliza diversos modos, incluindo:

A variedade de meios de pagamento também é um indicativo de que o Shoptime é confiável, por apresentar mais de uma alternativa, e contar com páginas seguras para inserir os dados do usuário.

No entanto, é recomendável que o consumidor siga as dicas do guia de segurança, verificando se os dados correspondem à empresa, e se os valores são os mesmos. Dessa forma, se garante o pagamento diretamente para a plataforma, podendo ter o estorno no futuro, no caso de necessidade.

Continua após a publicidade

Cupons de desconto

Ainda, é comum que as plataformas ofereçam cupons de desconto para que os usuários apliquem nas compras, sejam de produtos próprios ou de outros lojistas. Nesse caso, é importante se atentar para o desconto, que deve estar registrado na página da plataforma.

O Shoptime disponibiliza seus próprios cupons, e atualiza as promoções com frequência, aplicando prazos para utilização e regras como valor mínimo. Além disso, é possível que outros portais também tragam cupons para comprar no site, como o Cuponomia, por exemplo.

No entanto, é importante que o consumidor verifique a origem do desconto antes de aplicá-lo, e evite se cadastrar em sites suspeitos. O Shoptime é confiável na disponibilização dos seus cupons, pois não exige nenhum tipo de registro ou pagamento. Essa é uma forma de garantir a segurança na compra, utilizando ofertas da própria empresa, ou, se possível, de portais vinculados.

Telefone Shoptime

Por fim, também é importante que o usuário conheça as formas de contato que a plataforma oferece no caso de dúvidas, sugestões ou reclamações. Confira:

Continua após a publicidade

Telefones

Em um primeiro momento, os telefones de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) estão disponíveis na página de suporte:

  • 4003-9898: capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 229 9898: Rio de Janeiro;
  • 041 11 4003-9898: outras regiões;

Além disso, também existe o serviço de televendas, para clientes que desejam finalizar sua compra com um vendedor pelo telefone:

  • 4003-1020: capitais e regiões metropolitanas;
  • 021 11 4003-1020: outras regiões.

No entanto, vale lembrar que o atendimento segue o horário comercial, e não opera nos fins de semana.

Enquanto isso, também é possível acionar o Whatsapp do Shoptime pelo número 11 4933-7744, ou pelo link de acesso direto. Nele, o consumidor poderá tirar dúvidas sobre sua compra, sobre produtos ou solicitar um suporte especializado para o seu caso.

Continua após a publicidade

A página também orienta que o comprador esteja com o número do seu produto em mãos, no caso de solicitação de devolução, por exemplo. Dessa forma, pode agilizar o processo e seguir para o departamento responsável mais rapidamente.

Redes sociais

Além disso, a empresa também permite que os usuários entrem em contato pelas suas redes sociais:

Embora não sejam canais oficiais de suporte, é possível enviar mensagens sobre dúvidas e orientações dentro das redes. Isso também assegura que o Shoptime é confiável, por disponibilizar outros meios de contato para o consumidor, além da sua plataforma.

Vale a pena comprar no Shoptime?

Além de avaliar se o Shoptime é confiável, muitos consumidores podem considerar se vale a pena utilizar a plataforma para fazer suas compras.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, o serviço se apresenta como uma alternativa interessante de e-commerce, principalmente por ser um marketplace.

Com ele, é possível ter acesso a diferentes vendedores, lojistas e produtos de diversas partes do Brasil, dentro de um mesmo site. As pesquisas e filtros ficam mais simples de serem feitos, o que facilita a experiência de compra do usuário.

Além disso, um ponto de destaque para o Shoptime é a possibilidade de encontrar diversas mercadorias, como:

  • vestuários;
  • eletrônicos;
  • eletrodomésticos;
  • móveis;
  • acessórios;
  • produtos para casa.

Nesse caso, a diversidade de itens também é um ponto que ajuda a avaliar se vale a pena usar a plataforma. De modo geral, o Shoptime é confiável, apresentando uma política bem definida de atuação, com suporte em vários canais e possibilidade de atendimento ao cliente que necessitar de ajuda com sua compra.

Continua após a publicidade

No entanto, é preciso ter uma atenção especial com os vendedores, que não são responsabilidade direta da plataforma. Desde que o consumidor siga as orientações de segurança, o portal pode ser uma boa escolha para comprar online, por conta da sua praticidade.

Finalmente, essa avaliação depende do usuário e das suas necessidades, para analisar se a plataforma consegue atender ao que ele busca. Para quem tem costume de comprar na internet e procura uma maneira de encontrar os melhores preços, o Shoptime é confiável e pode ser uma boa opção.

Enquanto isso, compradores mais convencionais podem acabar não se interessando pelo serviço e seu formato mais moderno de negociação. Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre a plataforma, mas, antes de realizar uma compra, avaliar se as condições que ela apresenta passam segurança para você.

Conclusão: afinal, o Shoptime é confiável?

Apesar de ser um marketplace e admitir milhares de lojistas, podemos concluir que o Shoptime é confiável. Embora não seja possível realizar um monitoramento de todos os vendedores que atuam dentro da plataforma, ela se compromete a atender ao consumidor em momentos de necessidade.

Continua após a publicidade

Além disso, sua política de trocas e devoluções se destaca, assumindo posturas rígidas para atender ao comprador insatisfeito. Suas formas de entrega são seguras, feitas com transportadoras parceiras em diversos formatos, para que o usuário escolha a opção de sua preferência.

Por fim, os serviços de monitoramento dentro da conta, com possibilidade de suporte e atendimento por telefone e internet, também são pontos que ajudam a definir se o Shoptime é confiável. No entanto, é fundamental que o consumidor também se atente para as negociações, evitando vendedores mal avaliados ou que possam oferecer algum risco. Assim, a experiência será positiva, contando com todo o suporte que a empresa pode oferecer.

Ademais, conta pra gente o que achou do artigo? Já comprou no Shoptime? Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários, será nosso prazer responder!

Perguntas Frequentes

  1. Quem é o dono do Shoptime?

    O dono do Shoptime é a Americanas S.A., anteriormente B2W Digital, que adquiriu a plataforma em 2005.

  2. É seguro comprar no Shoptime?

    Sim, o Shoptime é confiável e oferece todo o suporte para a segurança do consumidor.

  3. Quem faz a entrega do Shoptime?

    A entrega do Shoptime é de responsabilidade das transportadoras parceiras do site, à escolha do cliente.

  4. Quanto tempo demora a entrega do Shoptime?

    Existem diferentes prazos de entrega, com períodos convencionais, entrega rápida e o plano Entrega Pra Já, que possibilita o envio do produto no próximo dia útil, ou no mesmo dia, para compras até as 12h.

Continua após a Publicidade

  1. Shoptime. “Shoptime”. Link.
  2. Reclame Aqui. “Shoptime”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.