Posso pagar IPTU em qualquer banco?

Saiba aqui como é realizado o pagamento do IPTU, e também quais são os correspondentes bancários das principais capitais do país. Saiba quais os bancos arrecadadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, dentre outros.

Escrito por Ana Livia Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é o imposto pago ao município por parte de quem possui um imóvel urbano. Ainda, cada município se posiciona acerca do valor cobrado, e também sobre quais instituições serão os agentes arrecadadores. O valor do IPTU varia de acordo com o preço dos imóveis. Assim, um IPTU em uma área nobre de São Paulo, por exemplo, será mais caro do que em uma cidade no interior.

Quem é responsável pelo pagamento do IPTU é o dono do imóvel, mas caso esteja previsto em contrato, o locatário deve repassar esta quantia para o proprietário. Para o pagamento, cada município tem a liberdade de determinar quais serão os bancos que receberão o imposto, além dos correspondentes bancários. Por exemplo, no Rio de Janeiro os bancos são Banco do Brasil, Santander, Brasília, Banco Original, Bradesco, Itaú, Mercantil, Citibank, Sicred e Bancoob. Saiba mais abaixo.

Pagamento do IPTU

O IPTU é um imposto que incide sobre os imóveis urbanos, e que pode tanto ser pago à vista quanto parcelado. Quem possui um terreno em área urbana, mas sem construção, paga o Imposto Territorial Urbano. Os valores dos IPTUs variam de acordo com a área da construção, levando em conta o custo da área quadrada construída em tal local. Obviamente, os IPTUs em cidade maiores e mais desenvolvidas são mais altos.

Este imposto, quando é pago antecipadamente à vista, possui descontos. Em São Paulo, o desconto, em 2024, foi de 3% do valor. Já em Belo Horizonte, 6%. E, no Rio de Janeiro, 7%. Em Salvador, o desconto foi também de 7%. Assim, uma reflexão que muitos fazem é sobre qual método de pagamento irá beneficiar mais o indivíduo. Visto o desconto, caso você tenha a quantia total, o mais vantajoso é pagar o valor total e aproveitar o desconto.

Para consultar o seu IPTU você pode entrar na página da Secretaria da Fazenda ou mesmo da prefeitura. Assim, pode observar o valor da sua parcela, consultar atrasos e emitir segunda via.

Bancos para o pagamento do IPTU

Como cada município tem a liberdade de escolher os critérios para o pagamento, elas também escolhem os bancos arrecadadores. E, não são todos os bancos que estão inclusos nas listas. Confira abaixo os bancos conveniados das principais capitais do país.

Rio de Janeiro: na maioria dos bancos, na boca do caixa, nos caixas eletrônicos e internet banking

Belo Horizonte: Para débito automático de tributos municipais estão cadastrados o Banco Bradesco, Bancoob, Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Santander e Itaú Unibanco.

São Paulo: Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco,  Itaú, Safra, PAN, Rendimento, Daycoval, Bancoob, Banco Inter e Banco Original. Para consultar mais detalhadamente quais são as modalidades de pagamento aceitas por cada um, como pela internet, guichê e caixa eletrônico, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.

Curitiba: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Citibank, Sicred, Sicoob e Caixa.

Vitória: Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander, Sicoob-Bancoob.

Salvador: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Banco Capital, Citibank, Itaú, Banco Real, Mercantil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Lemon Bank, Unibanco e Banco Cooperativo do Brasil.

Campo Grande: Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, Mercantil, Banco Real, Banco Rural, Safra, Santander, Unibanco e Caixa Econômica Federal.

Manaus: Em toda rede bancária.

Caso as cidades citadas acima não sejam a sua, é muito fácil de saber quais são os correspondentes bancários. Entre no site da prefeitura e procure a aba IPTU. Lá estarão todas as informações necessárias para que os pagamentos sejam efetivados.

Lembre-se que, caso o IPTU seja pago com atraso, irão incidir multas sobre o mesmo. Nestes casos, é necessário emitir a segunda via do documento para que o pagamento seja feito de forma correta. Ainda, confira as regras do seu município para a isenção de pagamento do imposto. Muitas cidades não o cobram à pensionistas e aposentados.

  1. Como posso consultar o valor do meu IPTU?

    Você pode consultar o valor do IPTU acessando o site da Secretaria da Fazenda ou da prefeitura da sua cidade.

  2. É possível pagar o IPTU de qualquer cidade em bancos digitais?

    Isso dependerá dos bancos autorizados pelo município para a arrecadação do IPTU. Alguns municípios podem incluir bancos digitais na lista de bancos arrecadadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp