Por que o score baixou? Entenda as possíveis razões!

Entender os motivos do porque o score baixou e o que pode levar a uma pontuação negativa, é fundamental para mudar sua avaliaçãoo de mercado

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Entender os conceitos do porque o score baixou pode parecer algo bastante complexo caso você não tenhas as informações certas para entender sobre o assunto. 

Por isso, se a sua pontuação de crédito está diminuindo ao longo de cada mês, o primeiro passo para voltar a ter uma boa análise de mercado é justamente entender como esse cálculo é realizado na íntegra. 

Continua após a publicidade

Através desse processo, é possível que você passe a adquirir práticas positivas em relação a pontuação e reduza hábitos que podem ajudar na redução do seu score. 

Pensando nisso, preparamos preparou este conteúdo com as principais variáveis para que você consiga entender porque o Score baixou e assim, adotar novas práticas para deixar a pontuação em seu máximo.

Continua após a publicidade

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que determina o seu comprometimento com o mercado de crédito. Através dele, é possível avaliar as principais informações no seu histórico financeiro e garantir aos detentores de linhas de créditos se você pode ser considerado um investimento de risco ou não.

icon

Atenção

Essa pontuação final surge através de um cálculo que considera diferentes pontos importantes responsáveis por sintetizar a vida financeira de uma pessoa. Entre eles, podemos mencionar fatores como data de pagamento de contas, histórico de dívidas e quitações e relacionamento com companhias de crédito e bancos.

Qual a importância do score de crédito?

Uma vez que o score reúne informações importantes do histórico financeiro, mantê-lo com uma boa pontuação é fundamental. Principalmente se você precisar adquirir diferentes produtos neste mercado, como empréstimos, financiamentos, cartões de créditos e outros serviços específicos.

Além disso, com um score de crédito alto, você consegue encontrar taxas de juros menores, uma vez que seu perfil não representa tanto risco de inadimplência para as empresas.

Por que o score baixou?

Para entender a razão do porque o score baixou, você deve revisitar seus últimos hábitos financeiros e buscar por algumas dessas práticas abaixo.

Continua após a publicidade

  • Ficou com o nome contestado?
  • Atrasou muitas contas?
  • Realizou muitas compras a prazo?
  • Tentou financiamentos e linhas de créditos em muitos lugares?
  • Omitiu algum dado na atualização cadastral?
  • Reduziu drasticamente a movimentação bancária?
  • Participou de financiamento de terceiros?

Em linhas gerais, as práticas listadas acima comprometem o pagamento de novas contas. Dessa forma, por mais que você sempre pague todos os seus débitos ao fim de cada mês, o motivo do porque o score baixou pode estar ligado com a sua demonstração financeira.

Neste caso, a melhor forma para descobrir como aumentar o score é a partir de hábitos que levem as empresas financeiras a confiarem em seu perfil. Assim, a pontuação pode ser elevada de maneira gradual. 

Quais são as boas práticas para aumentar o score?

Do mesmo modo que alguns hábitos são responsáveis para a redução da sua pontuação, existem boas práticas responsáveis por aumentar o score. Confira algumas dicas do que você poderá fazer para melhorar esse processo.

1. Faça um planejamento cuidadoso

Quer aumentar o score de crédito? Tente não comprometer mais do que 80% dos seus rendimentos ao mês com dívidas, seja em boleto bancário ou cartão de crédito. Dessa maneira, coloque em um papel todas as suas contas ou utilize um aplicativo financeiro para te ajudar neste processo.

Continua após a publicidade

2. Acompanhe o rendimento do seu score em plataformas

Uma das melhores maneiras de você conseguir entender se o seu score está aumentando é com as plataformas de crédito. Assim, você conseguirá fazer um acompanhamento de maneira próxima para saber se os novos hábitos estão dando certo para o aumento da pontuação.

3. Pague as contas em dia

Se possível, não espere para pagar as contas apenas no dia de vencimento e sempre busque adiantar o pagamento. Apesar de não ser uma tarefa comprovada pelas instituições de crédito, você apresenta seriedade e comprometimento com as suas dívidas.

4. Mantenha o nome limpo 

A pergunta “como aumentar o meu score?” quase sempre vem acompanhada de algum tipo de pendência na praça. Se você está com o nome sujo, a pontuação vai abaixar de maneira inevitável. Tenha isso em mente!

5. Coloque contas no seu nome

Se você mora de aluguel, tente colocar as faturas de água e luz no seu nome, assim como outras contas. Isso fará com que as empresas do segmento possam analisar os pagamentos e entender se você, de fato, é capaz de arcar com essas despesas de forma satisfatória.

Continua após a publicidade

Quais são as consequências de uma pontuação ruim?

Se você ainda não havia procurado sobre formas de aumentar o score e o número permanece baixo, significa que as suas linhas de crédito disponíveis têm valores simplórios e que você não tem um bom histórico financeiro diante do mercado.

Com isso, caso precise de empréstimos, linhas de crédito ou pedidos de produtos financeiros, poderá ter esse processo dificultado, com juros mais altos, ou até mesmo negado.

Onde posso acompanhar meu Score?

Felizmente, qualquer pessoa tem o direito de acompanhar o próprio score de forma gratuita em várias plataformas diferentes.  Além disso, as informações adicionadas são mantidas em segurança e liberadas apenas para instituições que trabalham no mercado de crédito.

Entre as plataformas que mais se destacam estão:

Serasa

O Serasa é uma plataforma completa, e nela você consegue consultar a sua pontuação. além de acompanhar os principais motivos do porque o score baixou de maneira brusca. Outro fator interessante da plataforma é que ela sugere dicas de como você pode melhorar a sua pontuação, buscando ajudar o consumidor a conseguir um bom perfil diante deste mercado. 

Continua após a publicidade

Entre uma das principais vantagens desta empresa, podemos mencionar as ferramentas de pedido de empréstimo ou para quitar dívidas de maneira facilitada, como o Serasa Lima Nome. 

SPC

Ao contrário da consulta no Serasa e nas demais opções, o SPC requer um plano para fazer o acompanhamento do score. Com isso, você consegue garantir relatórios detalhados ao longo do mês e serviços extras que estejam inclusos na sua assinatura.

Boa Vista

A Boa Vista garante a consulta gratuita e também permite serviços extras, como acompanhamento do CPF para evitar possíveis fraudes. Uma das maiores empresas deste mercado, você consegue buscar as principais informações sobre o porque o score baixou de maneira simples e descomplicada.

Quod

O Quod é uma plataforma que permite a consulta do seu histórico de crédito de forma detalhada e gratuita.  Além disso, apresenta conteúdos extras para descomplicar alguma eventual dúvida. Saiba mais no site oficial!

Continua após a publicidade

Por que o Score baixou? Falta de acompanhamento pode ser um dos motivos!

Descobrir os motivos do por que o score baixou pode ser uma tarefa bem complicada, mas não impossível, se você tiver as informações corretas e precisas.

De maneira resumida e simplificada, o primeiro passo é ter controle sobre a sua vida financeira e saber quais decisões são capazes de impactar negativamente na sua pontuação. Uma vez que as rédeas estão na sua mão, adotar bons hábitos de pagamento e um acompanhamento nas plataformas de monitoramento costumam fazer o seu score subir significativamente.

Quer continuar acompanhando mais informações sobre crédito e seus recursos de maneira atualizada? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber os conteúdos em tempo real.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.