Como economizar gasolina? Veja nossas dicas

O valor do litro de combustível segue muito alto, sendo assim, é necessário saber e colocar em prática todas as dicas para gastar menos com esse tipo de despesa.

Victor Leitao
Victor Leitão

Como economizar gasolina? Existem algumas técnicas e costumes que ajudam a poupar litros de combustível.

A verdade é que, apesar do preço salgado, muitas atitudes podem ser tomadas para economizar gasolina e fazer com que ela renda mais. E, apesar do que pensamos, tais atitudes não costumam ser difíceis de inserir na nossa rotina!

Continua após a publicidade

Veja, a seguir, algumas dicas relacionadas tanto ao comportamento do motorista quanto à manutenção do carro que podem ajudar a reduzir o consumo de combustível a partir de hoje.

Como economizar gasolina?

Como economizar gasolina, representado pelas bombas de combustível.
A gasolina está cara? Confira como economizar!

Troca de marcha no momento certo

A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Apesar de poucos olharem, todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro.

Continua após a publicidade

Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois casos estará gastando mais do que o necessário. E não é preciso aquela “esticada” nas marchas para mudar, a troca deve ser suave.

Desse modo, para gastar menos gasolina, o ideal é fazer trocas de marchas de acordo com as rotações do veículo.

Ou seja, com rotações altas, use marchas altas, e com rotações baixas, use marchas baixas, pois desse modo você não faz com que o rendimento do carro seja prejudicado, e também economiza mais gasolina.

Evite acelerar sem necessidade

O ideal, especialmente em ambientes urbanos, é conduzir o carro acelerando gradativamente, o que garante boa resposta do motor e menor consumo de gasolina. Então, evite aceleradas bruscas e desnecessárias.

Continua após a publicidade

Cada vez que se pisa no acelerador, o motor precisa trabalhar com mais força. Isso também exige maior consumo de combustível. Nos carros novos, não há mais a necessidade de aquecer o motor antes de sair, ele vai se ajustando conforme vai aquecendo. Logo, você não precisa ficar cinco minutos acelerando parado antes de sair da garagem.

Portanto, parado no semáforo, a aceleração não só é desnecessária como também contribui para esvaziar o tanque mais depressa.

Outra prática que ajuda na economia é sempre ir observando o trânsito à frente e, ao notar que o tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear. Com o carro engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível ao motor.

Não ande no ponto morto (banguela)

Mesmo nas descidas, o carro deve ficar sempre engrenado. Primeiramente, por questão de segurança, porque o carro aproveita o freio-motor.

Continua após a publicidade

Segundo, porque deixar o carro engatado na descida gasta menos combustível do que se ele estiver em ponto morto, a popular “banguela”. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível.

Evite pesos desnecessários

Evite cargas desnecessárias! Não carregue livros, malas, roupas, calçados, entre outros.

Faça uma revisão nos objetos inúteis deixados no porta-malas e livre-se do peso morto, para não jogar combustível e dinheiro fora. O peso extra, além de forçar peças importantes, faz o motor trabalhar em excesso a cada acelerada, pois terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento.

Também é importante saber qual o peso máximo que seu veículo pode carregar, informação que está no manual do proprietário. Um estudo do Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos mostrou que 40 quilos de excesso de peso aumentam o consumo em até 2%.

Diminua o uso do ar-condicionado

Você não vai passar calor, obviamente, mas em dias de temperaturas amenas é possível desligar o ar. O ar-condicionado ligado aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.

Continua após a publicidade

Procure ligar o ar-condicionado apenas durante trajetos médios e longos, pois ele precisa de um tempo para realmente se tornar efetivo. Em trajetos muito curtos, ele não consegue se fazer útil, o que consome gasolina de modo desnecessário.

Se o dia na cidade não estiver tão quente e o trajeto não vai afetar sua segurança, desligue o ar, abra a janela e economize. Na estrada a situação é diferente, pois os vidros fechados contribuem para diminuir a resistência do ar.

Verifique a calibragem dos pneus

Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível, já que pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, porque geram mais atrito com a via.

Se a pressão do pneumático estiver 30% abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo pode aumentar em até 2,5%. Além do desgaste irregular dos pneus.

Continua após a publicidade

A calibragem correta evita o desperdício de combustível. Ela deve ser feita, em média, a cada 15 dias e precisa seguir as instruções da montadora. A indicação adequada de calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na porta do carro.   

Utilize combustível de qualidade

Quase todas as montadoras especificam qual o uso de combustível ideal para seu carro, se premium ou não. O uso do combustível correto vai fazer o carro ter o melhor rendimento possível com menos combustível.

Por isso, abasteça sempre em postos com o selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e dê preferência a grandes redes.

Como se sabe, gasolina adulterada tem baixa octanagem, o que por sua vez gera queimas rápidas, resultando em consumo além do previsto no desempenho oficial, conforme manual de proprietários.

Continua após a publicidade

Não deixe de fazer manutenções periodicamente

Qual foi a última vez que você trocou o filtro de ar do seu carro?

Manter a manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do equipamento. É importante checar periodicamente e, se necessário, trocar os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas.

Componentes desgastados impedem que o motor opere com eficiência máxima. Os filtros de ar e combustível precisam ser trocados nas datas previstas pelas montadoras, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais, já que a mistura fica irregular.

As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros e precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para modelo. No entanto, quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações, já que sua função é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Logo, se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.

Continua após a publicidade

A regulagem do motor também deverá ser feita constantemente, para que o veículo funcione corretamente, e para que não haja consumo excessivo de gasolina, por exemplo. Portanto, leve o carro para fazer a regulagem e a revisão regularmente, pelo menos a cada seis meses, já que isso ajudará a gastar menos gasolina.

Deixe o carro na garagem

Isso mesmo, quando pensamos em como economizar gasolina também vale a pena deixar o carro na garagem de vez em quando.

Se o seu trabalho, faculdade, curso, academia… for perto de onde você mora e não for tão perigoso ir a pé ou de bicicleta, prefira essas opções, pelo menos de vez em quando.

Além de ser uma prática saudável, uma vez que você estará praticando exercícios, também é interessante para o seu bolso.

Continua após a publicidade

Conclusão

O valor do litro de combustível segue muito alto, sendo assim, é necessário saber e colocar em prática todas as dicas para gastar menos gasolina. Eu tento fazer tudo o que é recomendado pelos especialistas em carros e ainda utilizo aplicativos de desconto para pagar o mínimo possível.

Espero que as orientações passadas neste artigo possam ser úteis para você também!

Por fim, não se esqueça de anotar todas as suas despesas com combustível em um app de controle financeiro ou em uma planilha. Ao fazer o seu controle financeiro pessoal, você pode perceber que está gastando muito com transporte e buscar soluções ou alternativas.

Infelizmente, muitas pessoas não tem nem noção do quanto gastam com essa categoria de despesa. Contudo, criando seu orçamento e definindo um teto de gastos, fica muito mais fácil economizar e alcançar seus objetivos financeiros.

E aí, o que achou do artigo “Como economizar gasolina”? A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, deixe seu comentário.

 

Continua após a Publicidade

6 comentários

  1. Jairo Telles

    Estava pesquisando pelo assunto aqui na Internet e acabei
    encontrando sem querer esse blog e esse artigo aqui, gostei
    muito

  2. Luan Almeida

    Estava pesquisando pelo assunto na Internet e acabei
    encontrando esse blog e esse artigo aqui, ótimos por sinal…

  3. Paulo

    boas dicas, com certeza começar a economizar é o melhor que se pode fazer para aumentar a renda, pois ganhar mais é mais dificil do que economizar neste tempos. E com esta economia pensar em aplicar em algo que seja rentável, um investimento que vale a pena. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.