Nota Paraná: entenda como participar do programa

Neste artigo, aprenda o que é Nota Paraná e como funciona o CPF em nota fiscal para os consumidores e empreendedores do estado Paraná.

Victor Leitao
Victor Leitão

Nota Paraná: entenda como participar do programa

É bem provável que você já tenha entrado numa loja e ao pagar a mercadoria, o funcionário questionou se gostaria do CPF na nota, não é mesmo?

Entretanto, muitas pessoas acabam respondendo automaticamente que não por achar que trata-se de um cadastro da loja ou, simplesmente, porque vão perder tempo naquela operação.

Continua após a publicidade

Na verdade, o que elas perdem é dinheiro na forma de descontos em impostos. Aliás, em um dos períodos de mais aperto financeiro para os brasileiros, o começo do ano (ajustes de matrículas, impostos etc).

Infelizmente são poucas lojas e profissionais que explicam aos seus clientes o que acontece se incluir ou não o Código de Pessoa Física na nota.

Continua após a publicidade

Gig mostra atendente no caixa de uma loja falando com o cliente
O atendente deve oferecer a inclusão do CPF na nota fiscal

Então, neste artigo, vamos mostrar o que é Nota Paraná. Temos certeza que no final da leitura você nunca mais vai dizer não para essa pergunta! Assim, veja seu funcionamento e os benefícios presentes neste programa do governo.

O que é o Nota Paraná?

O Nota Paraná é um programa criado pelo governo do Paraná com o intuito de combater a sonegação fiscal e oferecer benefícios aos cidadãos que participam na fiscalização indireta dos estabelecimentos.

Assim, com o CPF registrado no programa e vinculado ao documento, esta nota é utilizada como estratégia para garantir o recebimento de impostos, como o ICMS, além de mostrar aos clientes que eles também podem se beneficiar com o recebimento de aproximadamente 30% do que foi recolhido.

Como se inscrever no programa?

Para se inscrever no Nota Paraná, vai ser preciso acessar o site do programa e preencher o formulário com os dados pessoais.

Continua após a publicidade

Página de cadastro no programa Nota Paraná
Página de cadastro no programa Nota Paraná

Em seguida, é necessário digitar os caracteres que aparecem na caixa de segurança para, em seguida, clicar no botão “Avançar” e concluir o cadastro.

nota paraná como se inscrever
Captcha de confirmação

Aplicativo do programa Nota Paraná

Se preferir, você pode instalar o aplicativo do programa no seu celular e realizar esses passos por meio dele.

Como instalar o aplicativo:

  • acesse a loja de aplicativos do seu celular iOS, App Store, ou Android, Google Play;
  • localize o app Nota Paraná e faça a instalação.

Programa Nota Paraná: como é o seu funcionamento

Depois de se cadastrar no programa, não existe mistério para incluir o CPF na nota Paraná. Os passos, são:

  1. Primeiramente, é necessário que esteja adquirindo algum produto em um estabelecimento comercial no Estado do Paraná. No caixa, solicite que o funcionário inclua seu CPF na nota.
  2. O funcionário vai emitir a nota com o seu dado para a Receita Estadual. Lembrando que esta nota fiscal é uma garantia que a tributação vai chegar ao estado do Paraná, que pode ser utilizada para promover melhorias nas áreas de educação, saúde ou segurança, por exemplo.
  3. Em um determinado período, o comerciante vai precisar verificar as notas fiscais que foram emitidas e calcular o valor do imposto que precisa ser pago para o estado do Paraná.
  4. Ao acessar o site do programa Nota Paraná, você pode acompanhar todas as notas que foram emitidas em seu nome, além de consultar os créditos e os bilhetes eletrônicos que são utilizados no sorteio de prêmios.
  5. Aliás, no site do programa, é possível sinalizar como gostaria de utilizar o crédito. Muitas pessoas utilizam este valor para abater uma porcentagem do IPVA ou então, realizam o saque em espécie.
  6. De tempos em tempos, o governo do Paraná realiza sorteio de R$1.000.000,00 reais para os participantes do Nota Paraná que são identificados pelos bilhetes eletrônicos no sistema.

Nota Paraná: benefícios para o cidadão e comerciantes

O programa do governo do Paraná possui alguns pontos vantajosos tanto para os cidadãos quanto para os comerciantes da região.

Continua após a publicidade

Então, confira abaixo os principais benefícios.

Benefícios do Nota Paraná para o cidadão

Além do cidadão estar exercendo o seu papel na sociedade, ele também está contribuindo diretamente para a diminuição da sonegação de impostos.

E, como forma de incentivo, a pessoa acaba recebendo um percentual deste imposto e ainda pode concorrer a prêmios em dinheiro.

Além disso, um fato interessante é que o Estado devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento aos seus consumidores.

Benefícios para os estabelecimentos

Para os estabelecimentos, podemos citar como pontos positivos, que sua participação proporciona:

  • ajuda no combate à pirataria de produtos;
  • colabora com a diminuição do comércio informal;
  • motiva na relação eletrônica do comércio e os clientes;
  • proporciona maior isonomia e justiça fiscal, reduzindo a concorrência desleal.

Aliás, dependendo do volume e tipo de concorrente, alguns clientes podem tornarem-se fiéis ao estabelecimento por saberem que terão o benefício do CPF na nota.

Continua após a publicidade

FAQ: 7 dúvidas mais comuns do Nota Paraná

1. Como ver o saldo do programa da nota fiscal do Paraná?

É possível consultar o saldo no site do programa ou por meio do aplicativo instalado no celular.

2. Eu preciso cadastrar no programa Nota Paraná para resgatar o dinheiro?

Sim. Você precisa ter um cadastro no Nota Paraná, que pode ser concluído até 30 dias após a realização da compra.

Todavia, para solicitar o resgate do dinheiro, é necessário que todos os campos sejam preenchidos, principalmente o número da conta bancária que receberá o resgate.

3. É preciso guardar o comprovante de compra?

Não existe a necessidade guardar o comprovante de compra. Entretanto, recomendamos que fique com o documento fiscal até verificar que o estabelecimento realizou o registro eletrônico.

Continua após a publicidade

Assim, caso ele não tenha realizado esta ação, você pode utilizar este documento para formalizar a sua denúncia.

4. Como recuperar minha senha do site do programa?

Se você esqueceu a senha de login no site do Nota Paraná, vai ser preciso acessar o link de recuperação e informar o seu CPF ou CNPJ.

Então, depois disso você vai receber em seu e-mail, um link que permitirá recuperar sua conta.

5. Por que algumas compras computam melhores créditos que as outras?

Alguns estabelecimentos têm pagamentos de ICMS diferentes, ou seja, proporcionalmente, você também recebe mais.

Além disso, o valor do crédito também possui influência da quantidade de pessoas que pediram para colocar o CPF na nota.

Continua após a publicidade

Por conta disso, você pode comprar o mesmo produto, no mesmo estabelecimento, pelo menos valor, mas receber crédito do Nota Paraná em períodos diferentes.

6. Quando acontecem os sorteios?

Por meio do site você confere as datas e todo o cronograma dos sorteios do Nota Paraná.

7. O estabelecimento que negar Nota Paraná pode ser multado?

Sim. Existe um espaço exclusivo para denúncias dentro da plataforma do site e no aplicativo. Além disso, a multa pode chegar a R$ 1.000 reais.

Conclusão: vale a pena participar do Nota Paraná?

Após a leitura deste artigo, você deve ter percebido que o programa Nota Paraná é bastante interessante, visto que é uma forma de reduzir gastos sem muito esforço.

Além deste ponto, podemos dizer que esta nota é benéfica, pois contribui para a diminuição de impostos sonegados e o comércio ilegal, situações graves que atrapalham a economia do nosso país, não é mesmo?

Então, caso você tenha interesse em conhecer outros programas de CPF na nota, não deixe de acompanhar as publicações do blog do iDinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.