Localiza é boa para alugar e comprar um carro? Descubra!

Procurando alugar um carro, comprar um seminovo ou alugar por assinatura? Saiba se a Localiza é boa e confiável para esses serviços!

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Está pensando em alugar um carro, mas não sabe se a Localiza é boa para isso? Vale a pena conhecer mais sobre o serviço, e nós podemos te ajudar!

A empresa é líder no mercado de aluguel de transportes, com centenas de pontos de atendimento e um catálogo variado com os modelos mais populares. Além disso, também apresenta uma série de diferenciais interessantes para quem deseja utilizar um veículo da sua frota com um bom custo-benefício.

Continua após a publicidade

No entanto, apesar da popularidade da empresa, muitas pessoas ainda têm dúvidas se a Localiza é boa e confiável. Por isso, nós preparamos um guia especial sobre a prestadora de serviço, com tudo que você precisa saber antes de alugar o seu carro com a empresa.

Confira como a Localiza funciona, quais as modalidades estão disponíveis para o motorista e as vantagens de contratar a locadora de veículos mais conhecida do Brasil.

Continua após a publicidade

O que é a Localiza?

Localiza Rent a Car, conhecida apenas como Localiza, é uma rede brasileira de locadoras de veículos, que atua nas principais cidades do Brasil e em outros países da América Latina.

Foi fundada em 1973, em Minas Gerais, com uma frota que possuía apenas seis fuscas. Desde então, a empresa se dedicou para alcançar novos patamares no ramo de aluguel de carros, investindo nos principais modelos a se popularizarem no país.

Em 1985, passaram a utilizar a estratégia de franchising para lidar com a crise de dívida externa e fortalecer a presença da empresa no mercado. Isso permitiu que se consolidasse no segmento, permitindo a abertura de novos serviços ao longo dos anos.

Em 1991, inaugurou a Localiza Seminovos, modalidade de venda direta ao consumidor final, como forma de reduzir os custos de depreciação e geração de receita extra para a renovação da frota de alugueis.

Continua após a publicidade

Finalmente, em 2005, abriu seu capital na Bolsa de Valores brasileira, arrecadando mais de 284 milhões de reais. 

números relevantes da Localiza
Números da empresa. Fonte: Localiza.

Atualmente possui cerca de 11 mil funcionários, 620 agências em todo o Brasil e uma frota com mais de 274 mil carros disponíveis. Ao todo, já atendeu mais de 12 milhões de clientes, entre locação e vendas.

Os números da marca impressionam, e surpreendem muitas pessoas que buscam conhecer melhor a empresa, para definir se a Localiza é boa.

Localiza é boa e confiável para alugar e comprar carros?

Mesmo após conhecer mais sobre a locadora, muitas pessoas ainda têm dúvidas se a Localiza é boa e confiável para alugar um carro. Afinal, este tipo de serviço costuma ter um preço considerável, e, caso não ofereça as devidas garantias, pode deixar o consumidor inseguro quanto à sua confiabilidade.

Continua após a publicidade

Nesse caso, existem algumas considerações que podem ajudar a determinar se a Localiza é boa e vale a pena.

A princípio, a marca se consolidou como líder do segmento no Brasil, sendo a empresa mais popular atualmente. Com milhões de clientes atendidos e milhares de aluguéis mensais, também possui uma movimentação considerável, indicando um bom fluxo de locadores.

Toda a sua frota é composta por carros novos e assegurados, além dos termos de condição que fazem parte do contrato do motorista.

Em termos de acessibilidade, a Localiza é boa e se tornou referência no mercado, pioneira ao possibilitar a abertura de novas agências como franquias em outras cidades. Além disso, também disponibiliza serviços de aluguel de carro em pontos de atendimento estratégicos, como aeroportos e rodoviárias.

Continua após a publicidade

Documentos

Outro ponto importante que pode ajudar a determinar se a Localiza é boa são os documentos que acompanham a locação.

Todos os carros da frota da empresa apresentam o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que atestam o pagamento de todos os tributos e impostos. Além disso, os veículos são devidamente registrados no Detran, oferecendo mais proteção para o motorista que contrata o serviço.

Ainda, a locação acompanha um contrato previamente elaborado pela empresa, enviado para o endereço de e-mail do contratante, com todas as informações legais do procedimento. Os comprovantes com detalhes da negociação também seguem para o locador, de forma impressa e física. 

Isso oferece uma segurança maior para motoristas que analisar se a Localiza é boa, e consideram contratar a empresa.

Continua após a publicidade

Reclame Aqui

Enquanto isso, muitas pessoas também procuram conhecer a reputação da marca antes de contratar seu serviço.

Nesse caso, vale a pena conferir as notas de avaliação da Localiza no Reclame Aqui, plataforma de reclamações e depoimentos mais popular do Brasil, atualmente. No site, usuários e clientes podem registrar sua insatisfação com os serviços da empresa, bem como incluir reclamações sobre problemas que tiveram e não foram resolvidos.

Junto com os depoimentos, motoristas que procuram saber se a Localiza é boa também podem verificar as notas atribuídas ao seu atendimento e à qualidade da solução apresentada. Dessa forma, é possível estabelecer uma análise mais completa sobre o serviço.

Atualmente, a média da locadora é 8.9, considerada ótima. Além disso, também apresenta o selo RA1000, certificado que premia a excelência de atendimento da empresa.

Continua após a publicidade

Em 2021, a Localiza voltou a ser indicada na premiação Reclame Aqui, que destaca as melhores marcas votadas pelo público. Seus índices positivos certificam essa indicação, incluindo as seguintes médias:

  • 100% de reclamações respondidas;
  • 91,4% de soluções encontradas;
  • 84,6% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Com isso, é possível concluir que a Localize é boa e confiável na opinião dos consumidores que avaliaram o serviço no Reclame Aqui.

Como funciona o aluguel na Localiza? 

Para definir se a Localiza é boa e vale a pena, é importante conhecer como a empresa funciona e quais os procedimentos para alugar um carro.

Inicialmente, existe a possibilidade do usuário comparecer presencialmente em uma agência, solicitando alugar um veículo de sua preferência, de acordo com a disponibilidade da filial. Se a agência possuir veículos disponíveis, basta seguir com o pagamento normalmente, e assinar o contrato sem precisar de nenhuma etapa extra.

Continua após a publicidade

No entanto, para garantir que existirá um carro livre na categoria desejada, é recomendável que o motorista realize a reserva no site da Localiza.

Aluguel com reserva

A plataforma é de acesso gratuito, e oferece uma série de opções para que o usuário possa escolher durante o procedimento.

Inicialmente, é possível determinar a cidade de retirada e devolução do veículo. Vale a pena ressaltar que não é necessário ser da mesma agência, de modo que o motorista pode solicitar o carro e devolvê-lo em outra localidade, por exemplo.

Em seguida, o motorista deverá incluir o período de locação, com a data de retirada e devolução, juntamente do horário de ambos. É importante se atentar para a hora da reserva, pois ela influencia no valor final calculado pelo sistema.

Continua após a publicidade

As diárias da Localiza contabilizam 24 horas a partir da data de retirada, com uma hora de tolerância, para não registrar cobranças extras.  A partir da 25° hora de locação, o motorista deverá arcar com 1/5 da diária como multa. Desse modo, depois de 5 horas de atraso, registra-se uma nova diária.

Depois de determinar os horários, o motorista é direcionado para uma página de escolha do veículo, além de detalhes da categoria em que ele se encontra.

Também existe a possibilidade de complementar a reserva com serviços opcionais, como:

  • coberturas adicionais;
  • seguro;
  • navegador GPS;
  • serviço de limpeza.

Por fim, basta preencher o formulário com os dados pessoais e confirmar a reserva. Ela irá gerar um código único, que deverá ser informado no momento da retirada na Localiza. Presencialmente, o atendente também fornecerá o contrato para assinatura e os documentos do carro impressos.

Requisitos para alugar na Localiza

Um fator que pode colaborar para determinar se a Localiza é boa são os requisitos para realização do aluguel, que garantem um procedimento mais seguro e autêntico.

Continua após a publicidade

Na empresa, é necessário:

  • que o motorista tenha mais de 21 anos, e carteira de habilitação, podendo ser provisória ou definitiva;
  • apresentar um cartão de crédito com limite no nome do titular que irá assinar a locação. 

Sem o cartão de crédito, a empresa poderá realizar uma análise de perfil para determinar se o contratante receberá aprovação de locação. Já com o recurso de crédito, a aprovação é imediata.

Formas de pagamento

Atualmente, as formas de pagamento disponibilizadas pela Localiza são:

No entanto, existem algumas ressalvas. Somente locações abaixo de 30 dias permite pagamento parcelado no cartão de crédito, e apenas com bandeiras emitidas no Brasil. Enquanto isso, locações superiores a 30 dias exigem pagamento à vista, no cartão de crédito ou boleto, com vencimento de 2 dias.

Para contratos de pessoas jurídicas, existe a possibilidade de parcelamento, mas somente com fatura descontada em nome do contratante.

Não são aceitos cartões corporativos e nem da modalidade pré-pago.

Pré-autorização

Outra característica importante sobre as locações da Localiza é a pré-autorização. Essa operação é obrigatória em todos os aluguéis, e trata-se de uma retenção de crédito para garantir a disponibilidade do valor total da locação ao final do período.

Continua após a publicidade

A pré-autorização é devolvida automaticamente para o titular após o pagamento, mesmo que opte por outra forma que não seja cartão de crédito.

Com essa medida, a empresa aumenta as garantias de pagamento, além de uma margem para o caso de multas, valores excedentes ou contratações adicionais que o motorista solicite.

Como funciona a compra de carros seminovos na Localiza?

Enquanto isso, para quem está analisando se a Localiza é boa e vale a pena, é interessante conhecer também seus outros serviços, como a Localiza Seminovos. Trata-se do serviço que possibilita a compra de veículos por valores mais em conta, com a confiabilidade da locadora.

Essa modalidade surgiu para movimentar o catálogo de frotas disponíveis sem ter prejuízos, além de arrecadar mais renda para a reposição de carros novos.

Continua após a publicidade

Nesse caso, motoristas interessados em comprar um veículo seminovo com a Localiza podem visitar o site do serviço ou ir presencialmente em uma agência. Na plataforma virtual, existe a possibilidade de filtrar os carros à venda por localidade, condições e outros detalhes que interesse o comprador.

Ainda, os carros disponíveis no pátio da agência podem ser retirados no mesmo dia, caso feche acordo.

Todos os carros à disposição recebem manutenção da Localiza, além de assegurar boas condições de transporte e quilometragem. Após a compra, a locadora também se responsabiliza pelos documentos e certificações que acompanham o veículo.

Se o motorista se interessar por um modelo visto no site, pode realizar a reserva ou enviar uma proposta de negociação, em contato direto com a empresa.

Continua após a publicidade

Os carros da Localiza Seminovos também acompanham garantia e todo o suporte da empresa para assegurar seu funcionamento.

Como funciona o carro por assinatura da Localiza? 

Outro serviço adicional que pode ajudar a determinar se a Localiza é boa é o serviço de carro por assinatura, conhecido como Localiza Meoo.

A iniciativa é pioneira no Brasil, e traz ainda mais praticidade para os motoristas. Com essa modalidade, é possível elaborar um plano de contratação personalizado, enviar a proposta e assinar a categoria que desejar. Os modelos disponíveis são:

  • básico;
  • intermediário;
  • SUV;
  • executivo;
  • utilitário;
  • personalizado.

Um diferencial interessante é que o serviço de carro por assinatura também atende comércios e empreendimentos, permitindo personalizações como logos e adesivos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além disso, as categorias possuem uma frota diversificada à disposição do assinante, que pode escolher qualquer modelo.

Todo o procedimento é feito pela plataforma da Localiza Meoo, e o contrato possui validade mínima de 24 meses, e máxima de 48 meses. Ao elaborar um plano personalizado, o motorista também determina a franquia de quilômetros mensais assinados.

Existe a possibilidade de alterar o contrato para modificar o período e a franquia, desde que estejam dentro da faixa acordada.

Serviços de manutenção e suporte também são de responsabilidade da locadora, comprovando que a Localiza é boa no quesito diversidade de serviços e modalidades de contratação.

Continua após a publicidade

Quais as taxas da Localiza?

Atualmente, além das diárias dos veículos, a Localiza também pratica uma taxa de serviço adicional. No momento, a porcentagem é de 5% sobre o valor total do contrato para carros retirados e devolvidos nas chamadas Agência Centro.

Enquanto isso, a taxa aumenta para 12% para retiradas em agências Aeroporto ou terminais rodoviários.

As tarifas de seguro são opcionais, e acrescentam um valor adicional ao total da locação, calculados por diária.

Como conseguir um cupom de desconto da Localiza?

Depois de verificar se a Localiza é boa e vale a pena, muitos interessados no aluguel de carros procuram saber sobre a possibilidade de descontos.

Continua após a publicidade

O site da locadora possui uma página de ofertas, que oferece promoções de parceiros e afiliados, como hotéis e restaurantes. Nesse caso, podem existir cupons de oferta para aluguel ou compra de carros.

No entanto, o usuário deve ficar atento e encontrar a promoção entre as demais. Além disso, os descontos possuem data de validade, e sofrem atualizações periódicas. Por esse motivo, é importante se atentar para os cupons encontrados.

Ainda, existe a chance de encontrar cupons de desconto para a Localiza em plataformas especializadas para isso, como a Cuponomia. Contudo, trata-se de ofertas externas, que podem, ou não, estar disponíveis para todos os usuários.

Quais as vantagens e desvantagens da Localiza? 

Por fim, antes de determinar se a Localiza é boa, é importante conhecer também as vantagens e desvantagens do serviço. Dessa forma, o usuário interessado poderá determinar se vale a pena alugar um veículo com a empresa, e se os seus diferenciais são atrativos.

Continua após a publicidade

Por isso, confira mais detalhes sobre os pontos positivos e negativos que acompanham os serviços da locadora:

Vantagens da Localiza

Em um primeiro, a Localiza é boa em diversos segmentos, e apresenta uma série de benefícios a se considerar. Veja os principais:

Catálogo de veículos

Para começar, a Localiza possui um amplo catálogo de veículos à disposição do cliente, que possui a autonomia de escolher o melhor carro para a sua necessidade. Ao todo, são 25 grupos disponíveis, que incluem não apenas carros de passeio, como também vans e SUVs.

Além disso, recursos como bagageiro e outros dispositivos também diferenciam a frota.

Presente em todas as capitais brasileiras e nas principais cidades, são mais de 600 unidades de locação, oferecendo uma grande diversidade de opções para os clientes.

Continua após a publicidade

Higiene

Ainda, outro ponto positivo que garante que a Localiza é boa é a sua preocupação com a higienização dos veículos. Especialmente após o período de pandemia de coronavírus, em 2020, essa preocupação ficou ainda mais rigorosa. Assim, a locadora assume a responsabilidade de higienizar por completo os veículos, inclusive pontos de contato, como volante e portas.

Isso oferece um diferencial extra para os clientes, que poderão alugar os veículos com mais segurança e garantia de um carro higienizado corretamente.

Assistência e seguro

Uma vantagem interessante da Localiza é a quantidade de seguros e assistências que acompanham o veículo.

Embora sejam opcionais na contratação, existe a possibilidade de adquirir diversos tipos de proteção para o carro, inclusive seguros adicionais contra acidentes e para terceiros, que permite a cobertura em casos envolvendo outros veículos.

Continua após a publicidade

Além disso, multas e roubos também possuem seus próprios seguros, com assistência 24 horas para qualquer emergência. Com contratação no momento da reserva, a variedade de garantias é um ponto positivo para a empresa.

Desvantagens da Localiza

Por outro lado, podem existir alguns pontos menos positivos que influenciam na análise de quem busca saber se a Localiza é boa. Nesse caso, é importante conhecer essas desvantagens, e considerá-las em sua avaliação. Veja as principais:

Valores

Embora seja líder de mercado e muitos afirmem que a Localiza é boa e confiável, seus preços praticados nas diárias, muitas vezes, são consideravelmente altos. Os valores estão acima da média em comparação a outras locadoras online, o que pode tornar o serviço menos vantajoso.

Claro, os seguros e assistências encarecem os contratos, mas todos são opcionais, e, mesmo somente com as diárias das categorias mais em conta, o valor pode ser mais alto do esperado.

Continua após a publicidade

Assim, antes de optar pelo serviço, é fundamental que o motorista tenha consciência desse fator, e esteja preparado para pagar as diárias.

Não possibilita pagamento pelo site

Outro ponto negativo de destaque é, até o momento, a Localiza ainda não disponibiliza o pagamento das reservas pelo site, mesmo por cartão de crédito. Mesmo acertando todos os detalhes pela plataforma, o pagamento deve ser feito presencialmente.

Isso é considerado uma desvantagem para alguns usuários que buscam mais praticidade na locação de um veículo.

A verificação do perfil do cliente também ocorre somente nas agências físicas, podendo atrasar o processo de aluguel e prejudicar o motorista.

Continua após a publicidade

Como entrar em contato com a Localiza?

Ao decidir que a Localiza é boa, o próximo passo é verificar as formas de contato da locadora, para o caso de dúvidas, sugestões ou orientações.

No entanto, não existe um canal de atendimento único. Isso ocorre porque a Localiza é uma empresa nacional e internacional, com centenas de agências em todo o território. Por esse motivo, ela possui centrais de atendimento específicas para cada cidade, para que possa atender a cada solicitação da melhor forma possível.

Para encontrar o telefone correspondente à sua área de locação, basta acessar o site da empresa e rolar a página até a parte inferior, acessando a sua cidade ou estado correspondente:

como-entrar-em-contato-com-a-Localiza

Em seguida, será redirecionado para uma página que informa os endereços e telefones de cada Localiza, indicando se é uma agência centro ou aeroporto.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o usuário poderá entrar em contato diretamente com o ponto de atendimento da sua cidade, para tirar dúvidas ou conferir mais detalhes sobre sua reserva.

A confirmação é feita por meio de CPF, mas cada telefone direciona para um número específico local. Inclusive, esse formato é mais prático na hora de acionar o suporte ou assistência, que já entrará em contato com a seguradora referente à cidade do cliente.

Conclusão: a Localiza é boa para aluguel e compra de carros?

É claro, definir se a Localiza é boa é uma opinião que depende das impressões dos clientes e motoristas interessados.

Caso a locadora apresente funcionalidades interessantes para o perfil do consumidor, ele poderá determinar que a Localiza é boa e vale a pena. Da mesma forma, motoristas que não se identificarem com a empresa podem ter uma conclusão mais negativa, pois ela não atende às suas necessidades.

Continua após a publicidade

Assim, o primeiro passo é identificar a sua demanda e o que você procura em uma locadora de veículos. Desse modo, poderá analisar se a empresa é, de fato, confiável e vantajosa para a sua situação.

No entanto, em termos práticos, podemos concluir que sim, a Localiza é boa. A empresa possui mais de 60 anos de atuação no mercado, e, atualmente, é líder nesse segmento. Sua reputação em plataformas de avaliação é considerada ótima, além de apresentar uma grande variedade de serviços.

Inclusive, seu catálogo de carros impressiona, não apenas pelas frotas novas e bem preservadas, mas também pela acessibilidade de retirada, em mais de 600 agências espalhadas pelo Brasil.

Com isso, somado às vantagens que o motorista pode ter utilizando o serviço, é possível concluir que a Localiza é boa, em um primeiro momento, e vale a pena considerar seus serviços antes de alugar um carro.

Além disso, a empresa está presente nas principais cidades do Brasil, sendo uma das opções mais fáceis de encontrar. Por esse motivo, interessados nesse tipo de serviço podem encontrar vantagens ao contratar a Localiza, e aproveitar melhor a experiência da locação.

É claro, sempre vale a pena comparar as concorrentes, para identificar o melhor custo-benefício em cada situação. Mas, de forma geral, a Localiza é boa escolha para os motoristas.

Perguntas frequentes sobre a Localiza

  1. Quem pode alugar um carro na Localiza?

    Maiores de 21 anos com CNH válida, podendo ser provisório ou não. Também é necessário possuir um cartão de crédito em seu nome, com limite disponível para a pré-autorização.

  2. Precisa ter nome limpo para alugar na Localiza?

    Em tese, a Localiza realiza uma análise de crédito para determinar se o perfil está aprovado. No entanto, ao apresentar um cartão de crédito, essa análise é automática e positiva. Assim, é possível alugar um carro na empresa sem ter o nome limpo.

  3. Os carros da Localiza têm proteção?

    Sim. O motorista tem a liberdade de incluir, ou não, a proteção dos carros. As coberturas são cobradas por dia, e podem ser válidas para roubos e colisões, ou seguro de terceiros, para danos materiais, corporais ou morais.

  4. Em quais países da América Latina é possível encontrar a Localiza?

    Atualmente, os países da América Latina que possuem agências da Localiza são Argentina, Paraguai, Colômbia e Equador.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.