Consultar IPVA 2021 PE: informações, dicas, passo a passo e muito mais!

Tire todas as suas dúvidas de como consultar o IPVA 2021 PE, além de acessar outras informações como calendário de pagamento.

Rodrigo Salgado
Rodrigo Salgado

Consultar IPVA 2021 PE: informações, dicas, passo a passo e muito mais!

 

Está chegando a hora de pagar os impostos de início do ano – entre eles, o IPVA. Está em dúvida de como consultar IPVA 2021 PE? Quer saber sobre o calendário de pagamento? Quer ficar por dentro das opções de pagamento?

É muito importante que o contribuinte esteja bem informado sobre o imposto. Afinal, só assim é possível evitar erros e, por conseguinte, possíveis penalidades por atrasos ou falta de pagamento.

Continua após a publicidade

Por isso, neste artigo você encontrará informações atualizadas de como consultar IPVA 2021 PE, calendário e formas de pagamento, possíveis penalidades, sobre o Detran-PE e muito mais!

Qual o calendário de pagamento do IPVA no PE?

Em primeiro lugar, o contribuinte precisa estar ciente sobre todas as condições e prazos de pagamento do imposto. Por isso, é preciso saber bem as datas previstas pelo calendário de pagamento do IPVA em Pernambuco.

Continua após a publicidade

O IPVA poderá ser pago em até três parcelas, sendo que a primeira (ou a única, se acaso optar por pagamento à vista) vence em fevereiro, a segunda em março e, a terceira, em abril. As datas especificamente variam de acordo com o número final da placa de cada veículo. Confira:

  • Final da placa 1 ou 2

Cota única ou 1ª parcela

9 de fevereiro

2ª Parcela

9 de março

3ª Parcela

6 de abril

  • Final da placa 3 ou 4

Cota única ou 1ª parcela

12 de fevereiro

2ª Parcela

12 de março

3ª Parcela

9 de abril

  • Final da placa 5 ou 6

Cota única ou 1ª parcela

19 de fevereiro

2ª Parcela

17 de março

3ª Parcela

14 de abril

  • Final da placa 7 ou 8

Cota única ou 1ª parcela

23 de fevereiro

2ª Parcela

24 de março

3ª Parcela

20 de abril

  • Final da placa 9 ou 0

Cota única ou 1ª parcela

26 de fevereiro

2ª Parcela

31 de março

3ª Parcela

28 de abril

Fonte: Secretaria de Fazenda do Governo de Pernambuco

Quem optar pagar em uma parcela única terá um desconto de 7%, de acordo com o Detran-PE.

Já anote os dias de pagamentos para não esquecê-los e evitar possíveis multas ou outras penalidades previstas por lei.

Como consultar IPVA 2021 PE?

Para consultar IPVA 2021 PE é preciso acessar o site do Detran de Pernambuco. Siga o passo a passo abaixo.

Continua após a publicidade

  • Acesse o site do Detran-PE clicando aqui;
  • Em seguida, na seção “Veículo”, na página inicial, digite a placa do seu automóvel e aperte em “Consultar”;
  • Logo depois, informe a placa novamente, o Renavam e Chassi;
  • Selecione o Captcha (Não sou um robô) e clique em extrato detalhado;
  • Em seguida, clique em “Consulta/Impressão de Débitos”.

Depois disso, caso já deseje realizar o pagamento, prossiga da seguinte maneira:

  • Informe o CPF ou o CNPJ do proprietário no espaço indicado e clique em “Desdobramento de débitos”;
  • Clique na caixinha correspondente ao débito do IPVA que você deseja quitar;
  • Por fim, selecione “Imprimir débitos” e obtenha o boleto para quitar o imposto.

Outras dúvidas relacionadas ao IPVA de Pernambuco podem ser sanadas no próprio site do Detran-PE.

Existem outros impostos para os veículos no PE?

Os contribuintes também devem pagar no início do ano, além do IPVA, o DPVAT (sigla para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

O DPVAT é um seguro obrigatório, pago anualmente junto da primeira parcela ou cota única do IPVA. Se acaso o veículo seja isento do imposto, o DPVAT é pago ao mesmo tempo que o licenciamento anual ou com o serviço de emplacamento.

Apesar disso, não se preocupe: os motoristas estarão isentos de pagar o DPVAT no ano de 2021. Essa decisão se deu por questões judiciais envolvendo a seguradora responsável pela gestão da verba.

Continua após a publicidade

A ideia do DPVAT é indenizar vítimas de acidentes de trânsito, oferecendo cobertura para despesas médicas, para casos de invalidez, morte, entre outros.

Quais as opções de pagamento do IPVA PE?

Conforme citamos, o IPVA PE pode ser parcelado em até três vezes. Se por um acaso o contribuinte optar pelo pagamento à vista, ganha 7% de desconto.

Para realizar o pagamento do IPVA, o contribuinte deve pagar o boleto (veja acima como emitir) em qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú ou casa Lotérica. Se optar por realizar o pagamento na Internet, basta informar o CPF do proprietário do veículo.

Boleto em casa

Além de emitir o boleto pelo site do Detran-PE conforme instruído no passo a passo acima, o governo também o enviará para a casa de todos os pernambucanos ainda no mês de janeiro.

Continua após a publicidade

Quais as penalidades para quem não pagar o IPVA?

A inadimplência do IPVA pode causar sérias dores de cabeça para os motoristas pernambucanos.

Sem o pagamento do imposto, por exemplo, o motorista não consegue realizar o licenciamento do veículo – que também acontece anualmente, a partir da placa do automóvel. Sem ele, por sua vez, há a possibilidade de retenção do veículo e também aplicação de multas.

Além disso, há juros consideravelmente altos sobre o imposto atrasado, fazendo com que ele fique ainda mais salgado para o bolso do motorista.

Para casos de pagamento atrasado espontâneo (ou seja, sem cobranças), a multa é de 0,25% do valor do imposto por dia de atraso e juros Selic.

Em casos de notificação de débito, por outro lado, a multa é de 100% do valor do IPVA, com correção e atualização.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que tem isenção de IPVA as pessoas que tiveram o veículo roubado ou furtado entre a data da ocorrência e a data de devolução ao imposto. Dessa forma, há a restituição proporcional do imposto durante o período.

Além disso, pessoas com deficiência também ficam isentas do imposto. Entenda melhor como requerer a gratuidade para ambos os casos clicando aqui e indo na seção “Isenção de IPVA”.

Outras informações e como contatar o DETRAN PE

Para outras dúvidas a respeito do IPVA ou de pendências com veículos, acesse o site do Detran PE (Departamento de Trânsito de Pernambuco). Por lá, é possível tirar dúvidas sobre serviços, atendimentos, pagamentos, notícias sobre o trânsito, entre outros.

Também é possível se cadastrar na seção Detran PEssoal (clique aqui) e garantir diversos serviços do órgão sem precisar sair de casa. Há atendimentos relativos ao veículo (como IPVA), à carteira de habilitação e muitos outros.

Continua após a publicidade

Quem preferir também pode entrar em contato com o órgão por telefone: (81) 3453-1514, das 7h30 às 17h30. Também é possível contatar por e-mail, por meio do [email protected]

A sede do Detran PE está localizada na Estrada do Barbalho, 889, no bairro de Iputinga, no Recife. O atendimento presencial está limitado das 8h às 13h em virtude da pandemia.

Há postos de atendimento do órgão espalhadas por praticamente todas as regiões de Pernambuco, mas com limitação de serviços. Clique aqui para saber quais os serviços disponíveis em cada um dos pontos.

A importância de consultar IPVA 2021 PE e pagar o imposto

É essencial que o contribuinte se planeje financeiramente para pagar o IPVA em dia. Por isso, a importância de consultar com antecedência os valores e as condições de pagamento.

Continua após a publicidade

Para 2021, na comparação com 2020, o IPVA dos pernambucanos ficará em média 3,5% mais barato. O valor é calculado a partir de variações de preços de automóveis no mercado no varejo.

Além disso, as possibilidades de multas, juros e até retenção do veículo também podem ser um grande transtorno para os motoristas. Isso pode, por conseguinte, acabar saindo bem mais caro do que o pagamento do imposto propriamente dito em dia.

Nesse sentido, a melhor saída é se planejar para estar em dia com todos os impostos de início de ano e não se prejudicar por pendências causadas por eles. Qualquer dúvida procure o Detran ou os órgãos de Receita de Pernambuco ou do seu estado.

Este conteúdo foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro das nossas atualizações em tempo real no seu e-mail!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.