Como Consultar e resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista

Saiba como consultar e resgatar a Nota Fiscal Paulista, NFP. Suas compras valem créditos, descontos e prêmios na troca de seu CPF nas notas fiscais do estado de São Paulo. Saiba também a diferença entre Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Paulistana e como aproveitar melhor os créditos das notas.

flaviomariano
Flávio Mariano

Quem não mora na cidade até estranha, mas em qualquer compra em São Paulo, os vendedores perguntam se o cliente quer colocar o CPF na nota. Seja em lojas, restaurantes, lanchonetes ou supermercados, há essa possibilidade.

Trata-se de um programa do governo que foi criado para combater a sonegação de impostos por parte dos estabelecimentos e prestadores de serviços. Quem sai ganhando com isso é o próprio consumidor que, ao incentivar a fiscalização, ganha créditos que podem ser trocados por prêmios em dinheiro. Tudo que você precisa saber é como consultar e resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista.

Continua após a publicidade

E se você quer aprender sobre o processo, basta continuar lendo. Saiba agora como funciona o CPF na nota?

Ao solicitar que o seu CPF seja registrado na Nota Fiscal, o consumidor está garantindo que parte do dinheiro gasto naquela compra, que é inserido como imposto, volte para o seu bolso. Cada segmento tem sua forma de distribuir esses créditos e nem sempre os gastos se transformam em dinheiro de volta. É possível participar de sorteios com prêmios em dinheiro ou resgatar parte desses valores.

Como cadastrar e consultar os créditos

Se um consumidor solicita que seu CPF seja impresso na nota, automaticamente ele se cadastra no programa do governo. Entretanto, ainda é necessário fazer uma inscrição específica no site da Secretaria da Fazenda para consultar seu saldo e resgatar esse dinheiro, quando for possível.

Basta acessar a página e solicitar o cadastro de pessoa física. Em seguida, a o cidadão deve informar os dados pessoais que o programa pede e confirmar a inscrição. Feito isso, serão disponibilizados os espaços para checar os créditos acumulados e, se for o caso, fazer a solicitação desse resgate.

Consulta Extrato Nota Fiscal Paulista
Página de acesso ao cadastro da Nota Fiscal Paulista

Para consultar seu saldo, basta acessar a mesma página, fornecer o CPF e senha cadastrada e selecionar a opção “consultar”. Ao entrar no sistema, você verá seu nome de usuário, CPF e saldo disponível em um menu. Também é possível verificar quais compras estão registradas e quanto cada uma delas gerou de crédito em seu nome. Caso exista a opção ” calcular”, clique nela para verificar qual o valor disponível a ser recebido de volta.

Dúvidas frequentes

É comum que as pessoas façam várias compras, mas não exista nenhum real de crédito cadastrado em sua conta. É importante saber que nem todas os segmentos de comércio estão participando da mesma forma, portanto a quantidade de crédito varia para cada compra, pois os impostos que incidem sobre cada mercadoria são diferentes.

Outro ponto a ser destacado é que o programa não libera o resgate de valores que estão abaixo de 25 reais. Caso isso aconteça com você, é só acumular mais créditos em seu CPF para que o valor seja liberado. Além disso, os créditos não são acumulados automaticamente. Após fazer uma compra, o valor pode ainda não estar registrado em sua conta no site da Secretaria da Fazenda. É só esperar alguns dias.

Diferença entre Nota Fiscal Paulista e Paulistana

É preciso entender que há dois tipos de notas fiscais sendo emitidas: a paulistana e a paulista. A nota fiscal paulistana diz respeito aos serviços realizados na cidade de São Paulo, e é referente ao programa da prefeitura que oferece 100% da utilização dos créditos acumulados através do programa de abatimento do IPTU da cidade. Além disso, também é possível que o cidadão receba como crédito um valor de até 30% do ISS (Imposto Sobre Serviços) do que for contratado.

Enquanto isso, a Nota Fiscal Paulista é válida para todo o estado de São Paulo e diz respeito ao reembolso dos valores pagos de ICMS, que se referem a compra de produtos. O crédito também pode ser utilizado para abater o valor do IPVA, além do depósito em conta.

Em resumo, a Nota Fiscal Paulista oferece crédito em compras em comércios enquanto a Paulistana considera apenas as prestações de serviço, como estacionamento, escola particular, limpeza e etc. Ambos podem beneficiar os consumidores por meio do resgate de dinheiro ou sorteios aos participantes, portanto fique de olho em ambos!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

9 comentários

  1. Rosalinda

    Não consegui entrar no Site Nota Fiscal… diz que não confere minha senha… porém não me enviam uma nova senha.
    Preciso de senha.

  2. Dinamar Alves

    fiz uma transferência de um pequeno valor acima de 25,00 que é o minimo q pedem no site. ( Crédito transferido com sucesso.) a minha conta teve a numeração modificada e não a mesma q constava no programa. resumindo mais de trinta dias e eu não sei onde tá o dinheiro. ao tentar entrar no programa da NFP só da erro,senha não existe. desanima qualquer pessoa.

  3. Continua após a publicidade

  4. acemira

    só quero consultar as notas que entraram ma minha conta e ver se vale a pena pedir resgate.

  5. acemira

    porque é que vcs dificultam a consulta a NFP,aquelas imagens que nunca batem,isto é para dificultar as consultas,\para que as pessoas desistam de pedir nota fiscal é o que vou fazer porque não marionete nem robô.

  6. Continua após a publicidade

  7. Roseli aparecida

    Mas o valor a ser pago e de quantos em quantos meses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.