Tudo de mais importante que você precisa saber sobre compras internacionais

Saiba quais são os melhores sites de compras internacionais confiáveis e que entregam no Brasil, entenda as taxas de cartões de crédito e a questão do IOF.

Escrito por Victor Leitão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Tudo de mais importante que você precisa saber sobre compras internacionais

Não é incomum encontrar alguém que já fez compras internacionais.

Afinal, quem nunca se encantou com aquele site gringo que possui diversos produtos que não são vendidos no Brasil? Ou que são inevitavelmente mais baratos lá fora do que aqui?

Eu, por exemplo, compro com frequência nesses sites e posso assegurar que você precisa tomar alguns cuidados.

Há itens fundamentais para esse tipo de compra nos quais você precisa ficar de olhos bem abertos.

Além disso, também é importante que você aprenda quais sites são confiáveis e se realmente vale à pena finalizar a compra.

Por isso, preparei um artigo explicando sobre preço do frete e valor do IOF, além de todas as taxas de cartões de crédito e a cotação do dólar.

Fiz, ainda, uma lista com alguns sites que eu já comprei e considero confiáveis, além de responder uma possível dúvida sua.

Os principais pontos sobre compras internacionais

várias notas de dólares
A cotação do dólar está sempre oscilando, então fique atento!

Fique atento à cotação do dólar

Por mais que alguns produtos, mesmo com o dólar em alta, saiam mais em conta do que comprar no Brasil, é preciso ficar atento à cotação do dólar.

Principalmente, porque a maioria das compras internacionais são feitas com cartões de crédito e você não vai pagar o preço da cotação do dia da compra, e sim o preço da cotação do dia do fechamento da fatura.

É bem provável que você não consiga adivinhar qual o valor do dólar no dia do fechamento da sua fatura, mas você precisa estar consciente que o preço que pagará poderá ser mais barato ou mais caro do que estava na data da compra.

Às vezes, o valor do frete não vale à pena

pessoa com várias caixas de encomenda
Você até encontra aquele produto que sempre quis num preço baratinho, mas quando vai ver o frete…

Você encontrou o que queria, num preço maravilhoso, mas quando foi fechar a compra percebeu que o frete é praticamente do preço do produto, deixando o preço final muito acima do seu orçamento.

O que fazer? Não compre!

Por mais que você queira muito o produto, não vale à pena ficar endividado por causa dele.

Um dos maiores problemas em fazer compras internacionais que serão entregues no Brasil é o preço do frete que na maioria das vezes é caríssimo.

Também vale lembrar, que mesmo que o frete seja gratuito, os produtos que vêm de fora do país tendem a demorar bastante para chegar.

Então, avalie a questão de ter que esperar mais para ter o produto em mãos.

Taxas dos cartões de crédito

mulher com um notebook no colo, segurando um cartão de crédito e com várias sacolas de compras ao lado
Os cartões de crédito internacionais possuem algumas taxas que você precisa ficar por dentro.

Primeiramente, é importante lembrar que para realizar uma compra internacional é preciso ter um cartão de crédito internacional.

“E como eu descubro se meu cartão de crédito é internacional?”

Geralmente, as grandes bandeiras como Mastercard e Visa fornecem cartões desse estilo, mas entre em contato com a operadora do seu cartão para tirar a dúvida.

O cartão que eu sempre utilizo é o Nubank e eles utilizam a taxa PTAX Venda exibida no site do Banco Central e adicionam um spread (diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária) no valor de 4%.

Por exemplo: taxa PTAX Venda do dólar 3,2354 + 4% de spread.

O valor da taxa PTAX Venda muda de acordo com a moeda em que a compra é feita. A moeda mais usada é o dólar, mas qualquer dúvida entre no site do Banco Central.

Se você ainda não entendeu, o Nubank fez um vídeo super legal explicando direitinho.

O Digio utiliza a mesma forma empregada pelo Nubank: taxa PTAX Venda + 4% de spread.

Em relação aos outros cartões de crédito, eu pesquisei e não achei se eles utilizam alguma taxa, mas descobri o valor do spread de cada um:

Cartão de créditoValor do spread
Credicard4,40%
Itaú4,80%
American Express5,10%
Bradesco4,60%
Citibank3,40%
Caixa0,30%
Banco do Brasil2,60%
Diners Club4,69%
Santander 4,72%
Acesso5,00%
Porto Seguro7,30%
Banco Votorantim5,40%

Lembrando que esses valores são atuais e podem sofrer alterações a qualquer momento.

Também é cobrado o valor do IOF

pessoa escrevendo tabelas e porcentagens em um caderno
Infezlimente o IOF também é cobrado e você precisa ficar atenta a ele!

IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) é um imposto federal brasileiro.

Além das taxas e valor do spread, também é cobrado na sua fatura o valor do IOF para compras internacionais, que é de 6,38%.

Ou seja, no caso do Nubank e Digio o valor final da compra fica: valor final do produto + taxa PTAX Venda 3,2354 + 4% de spread + 6,38% de IOF.

Lembrando que a taxa PTAX Venda pode variar de acordo com o dia da compra.

Melhores sites para compras internacionais

pessoa mexendo no notebook
Baseada na minha experiência, listei alguns sites que já fiz compras internacionais.

Em hipótese alguma, compre em qualquer site só pelo preço estar muito barato. É muito importante ter noção de quais sites são confiáveis e como é o feedback dos clientes.

Primeiramente, quando você entra em um site (geralmente) antes de “https” vai ter um cadeado verde relatando “Seguro”. Caso o site que você entrou não tenha isto, então desconfie.

Sempre pergunte aos amigos e familiares se eles já compraram nesse site. Eu só compro em sites que me indicam, pois me sinto mais segura em relação a eles.

A maioria dos sites trabalham com vários vendedores ao redor do mundo.

Sendo assim, sempre observe o grau de confiança que aquele vendedor tem (dependendo da maneira que o site trabalha, quantas estrelas ele tem ou a porcentagem de confiança).

Verifique, ainda, os comentários das pessoas que já compraram. O que elas dizem? A encomenda chegou do jeito certo? Se elas tiveram algum problema, o vendedor resolveu?

Em alguns comentários também é possível ver uma foto real do produto que a pessoa recebeu, assim, você pode comparar a foto real com a do anúncio.

Agora, indicarei alguns sites que já comprei e que são confiáveis:

Amazon

Apesar de na maioria das vezes eu ter comprado na Amazon Brasil, ou seja, não precisei pagar as taxas e o valor do IOF, quando comprei na Amazon Estados Unidos tive uma experiência maravilhosa e a encomenda chegou em duas semanas.

Na verdade, uma das vantagens em geral da Amazon é que a empresa possui sua própria transportadora e tudo chega em seu devido tempo.

No remoto caso de ocorrer um atraso, eles lhe avisam imediatamente.

eBay

Faz algum tempo que não compro nada no eBay, mas todas as vezes em que eu comprei, a encomenda demorou no máximo dois meses.

Eu já tinha ouvido muito falar do site, porém, sempre fui muito desconfiada, então perguntei para amigos sobre suas experiências e foi assim que a coragem de comprar chegou.

Ele funciona basicamente como o site nacional Mercado Livre, onde as pessoas criam suas próprias lojas na plataforma e vendem seus produtos.

AliExpress

A única reclamação que eu tenho do AliExpress é que as encomendas demoram muito para chegar. Uma encomenda que fiz em 2016 demorou três meses! Já vi pessoas falando que um produto levou 7 meses para chegar!

Se você é paciente, então não vai ter problemas com o site.

Toda vez que você entrar no aplicativo (não vale pela web), você tem direito a ganhar uma moeda de graça. Também existem jogos que você paga em dinheiro ou com as próprias moedas para ganhar mais delas.

Quando você junta uma boa quantidade, pode comprar produtos. Caso você entre todo dia, então a quantidade de moedas aumentarão, conforme tabela abaixo:

DiasQuantidade de moedas
Dia 11 moeda
Dia 25 moedas
Dia 38 moedas
Dia 410 moedas
Dia 512 moedas
Dia 614 moedas
Dia 715 moedas
Dia 816 moedas

Após o oitavo dia, você ganha 16 moedas todos os dias até completar um mês, então a contagem começa de novo.

Se você esquecer de acessar algum dia a contagem começa de novo também.

Cute

O Cute pertence ao site Wish (eu sinceramente não vi diferença entre os dois sites) e é famoso por suas super promoções relâmpagos.

Um de seus maiores problemas, assim como o AliExpress, é que as encomendas demoram a chegar.

Eu já tinha ouvido falar do Wish, mas não sabia que ele possuía outros sites (Cute, Mama, Geek e Home).

Uma amiga minha me indicou o Cute e só por isso comprei nele.

E se algo der errado com a minha encomenda?

homem com a mão na cabeça sentado em um sofá
Calma! Se algo der errado com sua encomenda, temos a solução para você!

Caso sua encomenda não chegue, venha com defeito (quebrada, não funciona etc.) ou tenha algum outro problema, você deve contatar o vendedor para pedir reembolso ou reenvio do produto.

Já aconteceu comigo pelo site Cute e eles me deram o reembolso em menos de cinco dias. Eu tinha a opção de pedir o reenvio do produto, mas preferi o reembolso.

Vale ressaltar que o reembolso pode demorar e o estorno entrar em até duas faturas do seu cartão de crédito, então não se assuste se você não receber imediatamente.

A equipe do site (diferente de outros, eles que cuidam dessa parte e não o próprio vendedor) foi super atenciosa e respondeu todas as minhas perguntas.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre compras internacionais, já está pronto para se aventurar nesses sites gringos que te enchem os olhos.

Mas lembre-se: nada de comprar o que não precisa e não exagere só porque está muito barato. Vários produtos baratos se acumulam e o preço final pode não ser agradável para o seu bolso.

Lembre-se também de conferir com o seu cartão de crédito se ele utiliza alguma taxa, como a PTAX Venda usada pelo Nubank e Digio.

Eu espero que você tenha gostado do artigo e que as suas principais dúvidas sobre compras internacionais tenham sido esclarecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp