Quanto custa mobiliar um apartamento ou casa? 7 dicas para economizar!

Não há um valor fixo para mobiliar um apartamento ou casa no Brasil, pois os preços variam de […]

Escrito por Ana Livia Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Não há um valor fixo para mobiliar um apartamento ou casa no Brasil, pois os preços variam de acordo com a região, qualidade dos produtos, marcas e o estilo de decoração desejado.

No entanto, é possível seguir alguns passos para economizar. Confira dicas abaixo!

1. Defina o que comprar e faça orçamentos

Para mobiliar a sua casa ou apartamento, é importante começar comprando os itens essenciais. Para isso:

  1. Crie uma lista com tudo o que você precisa comprar com mais urgência;
  2. Coloque os itens em uma ordem de prioridade;
  3. Defina se prefere itens novos ou usados
  4. Faça orçamentos em diferentes lojas físicas e online — incluindo o valor do produto e do frete. 

Geralmente, os mais importantes são geladeira, fogão, cama, máquina de lavar, utensílios para cozinha, guarda-roupa, sofá, mesa e cadeiras. 

2. Use sites que comparam preços

Alguns sites oferecem o serviço de comparação de preços. Você digita o produto que te interessa e eles indicam as lojas virtuais com o menor preço.

Você pode usar os filtros de marca e características para economizar ainda mais. Confira algumas dicas de sites para comparar mobilía

  • Zoom
  • Google Shopping
  • Buscapé
  • Comparaí
  • JáCotei

3. Crie alertas de preço

Muitas lojas virtuais e mesmo marketplaces permitem que você crie um alerta de queda de preços. 

Assim, sabendo quais são os produtos que te interessam, esses sites entram em contato por meio de notificações sempre que mercadorias atrativas para você estiverem em oferta.

4. Fique atento às datas promocionais

É o caso da Black Friday e Cyber Monday. Durante estas datas você pode comprar os produtos novos com desconto e economizar bastante na mobília da sua casa ou apartamento. 

Também vale conferir e aproveitar as promoções de aniversário das lojas.

5. Procure grupos de troca, venda e compra pela internet

As redes sociais como o Facebook estão cheias de grupos de compra, venda e troca de diversos itens usados, semi-novos e até novos.

É possível comprar uma mesa de computador, por exemplo, gastando menos de R$ 100.

Mas cuidado com o golpe do PIX ou com boletos falsos: pague apenas na entrega e peça fotos do produto, além de checar pessoalmente a qualidade.

6. Dê uma chance para os usados

Comprar móveis em brechós e bazares é muito econômico. Você pode encontrar produtos vintage de qualidade e bem mais baratos. 

Se você tem talento para pintura ou DIY, pode até dar uma cara nova a um item quase ultrapassado, aplicando técnicas de pátina ou color block, por exemplo. 

7. Valorize o minimalismo

O minimalismo é uma tendência que veio para ficar na decoração. Valorize o conforto e aparelhos ou móveis que sejam realmente úteis para você.

Invista também na cozinha, aproveitando os móveis modulares em lojas de departamento. Dessa maneira, os ambientes ficam práticos e funcionais.

O mesmo vale para os banheiros. Com criatividade e bom gosto, tudo se resolve, mesmo sem grandes investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp