O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já está liberado para os profissionais com contas ativas e inativas. A liberação do valor depende da data de nascimento e a quantia máxima equivale a 1 salário mínimo, ou seja, R$ 1.045.

Os pagamentos começaram a ser realizados na segunda (29/06) para quem nasceu em janeiro. O valor estará disponível para saque ou transferência em 25 de julho. As outras datas são:

Continua após a publicidade:

  • nascidos em fevereiro: crédito em 06/07 e saque ou transferência em 25/07;
  • nascidos em março: crédito em 13/07 e saque ou transferência em 08/08;
  • nascidos em abril: crédito em 20/07 e saque ou transferência em 05/09;
  • nascidos em maio: crédito em 27/07 e saque ou transferência em 19/09;
  • nascidos em junho: crédito em 03/08 e saque ou transferência em 03/10;
  • nascidos em julho: crédito em 10/08 e saque ou transferência em 17/10;
  • nascidos em agosto: crédito em 24/08 e saque ou transferência em 17/10;
  • nascidos em setembro: crédito em 31/08 e saque ou transferência em 31/10;
  • nascidos em outubro: crédito em 08/09 e saque ou transferência em 31/10;
  • nascidos em novembro: crédito em 14/09 e saque ou transferência em 14/11;
  • nascidos em dezembro: crédito em 21/09 e saque ou transferência em 14/11.

Todos os valores serão depositados na Poupança Social Digital e podem ser movimentados pelo app Caixa Tem. No entanto, ainda fica a pergunta: é possível solicitar o saque do FGTS emergencial pelo celular? Sim, e é o que vamos explicar agora. Entenda!

Como solicitar o saque do FGTS pelo celular

Primeiro, é preciso consultar o saldo e a data de pagamento. O calendário pode ser consultado acima. O valor da sua conta do FGTS pode ser verificada pelo internet banking da Caixa, pelo site do FGTS ou pelo telefone 111, na opção 2.

O prazo para sacar o valor é 31 de dezembro. Quem não fizer o resgate, terá o valor devolvido para a conta do FGTS. De toda forma, é possível fazer a verificação pelo celular.

Para isso, basta baixar e abrir o app FGTS e clicar no botão “Entrar no aplicativo”. Em seguida, coloque seu CPF e senha. Caso ainda não tenha, basta clicar em “Cadastre-se” e gerar a sua.

Depois, estará disponível o menu “Saque emergencial FGTS”. A tela seguinte já mostrará qual será o valor do benefício disponível. Lembre-se de que o valor máximo é R$ 1.045 e é considerada a conta do FGTS de maior valor — geralmente, o trabalhador tem várias em seu nome.

Com a consulta, basta rolar a tela para baixo e verificar quando a quantia será depositada na conta Poupança Social Digital. Será apresentada uma data prevista, que estará de acordo com o calendário divulgado.

O aplicativo ainda avisa que é preciso acompanhar a confirmação de abertura no aplicativo e que você pode solicitar o cancelamento do saque. Outro detalhe apresentado são as contas do FGTS utilizadas para a concessão do benefício.

Caso todas as informações estiverem corretas, você nem precisa fazer nada, porque o processo está correto. Se tiver alguma divergência, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para saber qual foi o problema.

Como usar o valor do FGTS emergencial

Assim que a quantia for creditada na Poupança Social Digital, você pode usar o app Caixa Tem para pagar boletos e fazer compras com o cartão de débito virtual. Caso queira transferir, precisa aguardar a data de liberação do calendário, conforme seu aniversário.

Assim, você pode sacar o valor da maneira que preferir, usando o celular para realizar as operações. Essas são as regras para todos os trabalhadores. Então, é só aguardar o dinheiro na sua conta.

Quer continuar se atualizando sobre as últimas notícias? Assine a Newsletter do iDinheiro e recebe todas as informações em primeira mão!

Publicidade