Notícias

Conheça as ferramentas que funcionam de maneira semelhante ao PIX

Karina Carneiro
Karina Carneiro
carteira com cartões, representando ferramentas semelhantes ao pix

Algumas empresas já disponibilizaram ferramentas semelhantes ao PIX para os usuários realizarem movimentações financeiras

Diante da popularidade do Open Banking no Brasil e do investimento do Banco Central em uma plataforma própria de transação de dinheiro, algumas empresas se anteciparam e já lançaram ferramentas semelhantes ao PIX.

Opções com transferências de pagamentos ilimitadas entre os usuários, pagamentos através de QR Code e movimentações financeiras a qualquer hora do dia já eram oferecidas por alguns bancos e fintechs há algum tempo.

Continua após a publicidade

Com o PIX, será possível iniciar as operações com o celular apenas com uma chave de acesso, que será emitida de acordo com o seu domicílio bancário. Essa solução já começando a ser implementada por algumas instituições financeiras como Stone, C6 Bank e Bradesco.

Ferramentas semelhantes ao PIX

Alguns dos principais nomes do mercado financeiro atual já estão trabalhando com algumas soluções que serão implantadas no mercado por meio do PIX.

Continua após a publicidade

Confira quem já traz soluções semelhantes ao sistema que será lançado pelo Banco Central em outubro.

Stone

A Stone já está implementando em suas maquininhas de cartão processos de pagamentos por meio de QR Code.

Esse processo acabou sendo acelerado para auxiliar os consumidores que estão recebendo o benefício do auxílio emergencial a realizarem compras presencialmente de maneira simplificada. 

Bradesco

O Bradesco lançou recentemente sua nova carteira digital, a Bitz. Com ela, os usuários poderão fazer movimentações financeiras na hora que desejarem.

Continua após a publicidade

Além da possibilidade de transferir dinheiro entre contatos, será possível realizar o pagamento de contas e utilizar a ferramenta para compras em lojas virtuais e negócios físicos. 

C6 Bank

O C6 Bank foi uma das primeiras instituições financeiras a implementar a transferência de dinheiro por TED utilizando plataformas como mensagens de SMS.

Além de ser uma das ferramentas semelhantes ao PIX, o C6 Kicks permite que o correntista envie a quantia em dinheiro que achar necessária por meio do link que será enviado ao destinatário.

Para ter acesso ao valor, basta clicar no endereço recebido. Então, o dinheiro já estará disponível, independentemente do domicílio bancário. 

Continua após a publicidade

Mercado Pago

A fintech também trouxe para o portfólio ferramentas semelhantes ao PIX, como parte de seu investimento em novas soluções.

Os usuários já podem realizar pagamentos em estabelecimentos físicos e online utilizando códigos QR. Além disso, pessoas físicas e jurídicas podem realizar cobranças utilizando a mesma solução. 

PicPay

O PicPay é uma fintech interligada ao Banco Original e atua no mercado de carteiras digitais e pagamentos instantâneos desde 2012.

Os usuários da fintech já conseguem realizar transferências de dinheiro utilizando o saldo da conta ou cartão de crédito por meio da plataforma. Outra solução é o pagamento de boletos utilizando QR Code ou o leitor de código de barras. 

Continua após a publicidade

Guiabolso

A fintech Guiabolso foi mais uma empresa que se antecipou no mercado e lançou uma ferramenta semelhante ao PIX.

Conforme divulgamos em meados de agosto, os usuários da empresa já podem realizar transferências entre pessoas físicas e jurídicas de maneira instantânea, de forma gratuita e a qualquer dia. 

Até o momento, as contas homologadas para receberem as transferências de maneira instantânea através do Guiabolso são:

  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Caixa Econômica;
  • Stone.

Itaú

Assim como o Bradesco, o Itaú é mais um banco tradicional que atua com algumas ferramentas semelhantes ao PIX.

Continua após a publicidade

O Iti, carteira digital do banco, permite que os usuários façam transferências de forma gratuita para outros usuários do Iti de maneira instantânea, além de TED’s ilimitados sem nenhum tipo de custo.

Além disso, é possível realizar pagamentos e cobranças a pessoas físicas e jurídicas utilizando o QR Code ou através da agenda de contatos do celular.

O que esperar das ferramentas semelhantes ao PIX?

Apesar de algumas empresas já disponibilizarem soluções do tipo, após o lançamento oficial da plataforma, esses serviços devem ser aperfeiçoados.

Com a plataforma de open banking, alguns desses negócios já começaram a se preparar para reestruturar a empresa contando com a opção de terem o PIX como um dos produtos disponibilizados aos consumidores cadastrados. 

Gostou do conteúdo e quer continuar informado sobre as últimas tendências relacionadas ao PIX? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *